Álvaro Pires quer Tarifa Zero no transporte coletivo de São Luís

O vereador Álvaro Pires (PSB) – relator da CPI que investigou, levantou e apurou problemas e vícios na licitação do transporte coletivo de São Luís e encaminhou Relatório Final ao Ministério Público do Maranhão (MPMA) – quer compromisso da nova gestão da capitral, de 2025 a 2028, com a Tarifa Zero no transporte coletivo da Capital.

A ideia da Tarifa Zero no Transporte Coletivo prevê o uso do transporte público sem cobrança de tarifa do usuário final, ou seja, o sistema é financiado pelo orçamento do município, com fontes de recursos variadas, a partir do desenho adotado pela gestão municipal.

Álvaro Pires afirma que o primeiro teste da Tarifa Zero em São Luís já ocorreu nas eleições de 2022 e agora, nas eleições de 2024, quer sugerir mais uma vez para facilitar o acesso dos eleitores às urnas.

“Se conseguimos fazer este teste durante a eleição, para o cidadão ir votar, devemos ter a obrigação de garantir um subsídio nacional (SUS do transporte público), para que os trabalhadores, desempregados, idosos e estudantes tenham o acesso gratuito ao transporte público, esta bandeira nós vamos levantar até o fim, e garantir que o próximo gestor da Capital assine este compromisso com a população”, afirmou o vereador Álvaro Pires.

Cerca de 67 cidades brasileiras com populações que variam de 3 mil a 500 mil e ao menos quatro capitais estudam neste momento a possibilidade de adotar a tarifa zero em seus sistemas de transporte: São Paulo, Cuiabá, Fortaleza e Palmas, de acordo com levantamento da área de mobilidade urbana do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Um comentário em “Álvaro Pires quer Tarifa Zero no transporte coletivo de São Luís

  1. Quem vai pagar essa tarifa zero, ele vai tirar da onde o valor, pois as empresas de transporte publico ainda compram diesel, dão manutenção mecânica no veículos e ainda tem os profissionais que operam os veículos.
    O município deverá retirar tal valor de algum lugar ou de alguma parcela da população. DA-LHE MAIS IMPOSTO NO POVO.
    Em vez de dar de graça, façam gerar renda, melhorem a indústria, comércio e serviços e construção civil e a cidade pode gerar mais empregos, gerando mais renda e assim fazer o circulo do dinheiro acontecer, circulo virtuoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *