Em audiência no MP, moradores da Cohab, Calhau e Renascença II reclamam do Trânsito Livre

Moradores da Cohab, do Renascença II e do Calhau recamaram muito, numa audiência promovida pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís, das intervenção da Prefeitura de São Luís nesses bairros por meio do trânsito.

A reunião ocorreu na terça-feira, 19, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do MPMA, e foi convocada pelo promotor Fernando Barreto, para debater a mobilidade urbana na capital e a transparência da construção, revisão e aplicação do atual Plano de Mobilidade Urbana (lei n° 6.292/2017).

A primeira a se manifestar foi Margareth Ribeiro, que mora na área diretamente afetada pelo Programa Trânsito Livre no Calhau. Segundo ela, a população da região não foi ouvida sobre as mudanças que deixaram os habitantes da região com menos possibilidades de deslocamento.

Na avaliação de Gleyson Mota, morador da mesma região, a Prefeitura de São Luís deslocou o problema do trânsito na rotatória do Quartel da Polícia Militar e Avenida dos Holandeses para uma região residencial, que se tornou impraticável para pedestres. De acordo com ele, outro problema enfrentado é que na região foi proibido não só o estacionamento, mas a parada de veículos, o que impede o embarque e desembarque, inclusive de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Carolina Caetano também questionou as recentes intervenções realizadas na área do Renascença II. De acordo com a moradora, as mudanças aconteceram de um dia para o outro e tornaram vias inseguras para pedestres, como a Rua Mitras. “Não me sinto segura para transitar de bicicleta ou a pé”.

A região da Cohab também foi tema da audiência. Em sua fala, o morador do Itapiracó Josemar Pinheiro falou sobre a dificuldade de chegar ou sair do bairro. Ele criticou a construção de um elevado próximo ao aeroporto enquanto a situação na Forquilha continua caótica e citou a situação grave da comunidade Porto Grande, na Zona Rural, onde até veículos de grande porte não conseguem transitar devido à falta de qualidade das vias.

Jercenilde Cunha também trouxe os problemas enfrentados pelos habitantes da Zona Rural da capital, como os acidentes diários no acesso ao bairro do Maracanã, a falta de paradas de ônibus e as péssimas condições dos coletivos.

Já Guilherme Elisiário, estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã, falou sobre as dificuldades enfrentadas. Além de vias mal conservadas, os estudantes precisam se deslocar por dois quilômetros até a BR-135, pois não há ônibus que cheguem até a escola. Além disso, não existe faixa de pedestres na rodovia para que os alunos possam atravessar e tomar os coletivos que seguem em direção ao Centro da cidade.

Ele também criticou a falta de acessibilidade nos coletivos, inclusive a falta de capacitação dos profissionais, especialmente no que diz respeito a pessoas com deficiências ocultas, que muitas vezes são constrangidas nos transportes públicos.

Transparência

A falta de transparência foi tema da reclamação apresentada por Denes da Silva, que solicitou, via Lei de Acesso à Informação (LAI), a planilha com os custos do transporte coletivo de São Luís, mas nunca recebeu resposta. Situação semelhante à vivida por Priscila da Costa, que solicitou os projetos do Programa Trânsito Livre e também não teve retorno.

Integrante do grupo Pedal das Minas, Priscila da Costa questionou a falta de ciclovias e ciclofaixas na cidade. “As ciclofaixas que temos ligam o nada a lugar nenhum”, observou. Para Valquíria Santana, do mesmo coletivo, não faltam leis sobre o tema, mas responsabilidade e compromisso por parte do Poder Público.

O advogado Guilherme Zagallo levantou um questionamento a respeito das mudanças realizadas pela Prefeitura, que transformaram vias residenciais em coletoras, o que só seria possível por meio da mudança de leis, demandando aprovação da Câmara Municipal. Um dos exemplos citados por ele foi a Rua dos Sambaquis, na região do Ipem.

José Ivo Gonçalves questionou a respeito dos números sobre acidentes com motocicletas em São Luís. Já Ângela Maria Gomes trouxe a preocupação com a segurança no transporte coletivo. Vítima de dois assaltos desde o ano passado, ela contou ter presenciado, inclusive, a tentativa de linchamento de um assaltante.

Para Horácio Antunes, o projeto de desenvolvimento atual de São Luís prioriza a expansão portuária e industrial, não pensando na população local e sim atendendo a interesses de pessoas que não vivem e, muitas vezes, nunca estiveram na cidade. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ele alertou para a situação em frente à UPA do Bacanga, onde não há faixa de pedestre próxima para permitir a passagem de pessoas doentes e, portanto, com dificuldades de locomoção.

Também professora da área de urbanismo na UEMA, Fabíola de Oliveira lembrou que o conceito de mobilidade urbana está diretamente ligado à facilidade de deslocamento e ao oferecimento de várias opções de transporte à população. O contrário do que vem sendo feito na capital, com a priorização do transporte individual. Ela citou como exemplo a Marginal Pinheiros, em São Paulo, com oito faixas em cada sentido e que não resolveu a questão da mobilidade na região.

Para a especialista, as intervenções feitas em São Luís nos últimos anos são equivocadas e têm curto prazo de validade até se tornarem novos problemas, como os elevados construídos nas últimas décadas. Ela criticou, ainda, soluções como largas avenidas que se afunilam logo à frente.

23 pensou em “Em audiência no MP, moradores da Cohab, Calhau e Renascença II reclamam do Trânsito Livre

  1. Aqui perto da minha casa ficou muito ruim. E o asfalto Sonrisal não tem jeito, tem que asfaltar três vezes por ano. Absurdo isso. Nada muda na nossa linda ilha, porém mal administrada.

    • Povo reclama de tanta besteira. Antes no Calhau no retorno da PM ali era um inferno no horário de pico. A rua dos sambaquis famoso IPEM do Calhau, ali sempre foi complicado. Qual do é época de arraial ninguém conseguia andar. Agora há mobilidade. Na cohab os carros andam uns 200metros a mais pra fazer retorno, mas melhorou muito. O resto e verdade. Avenidas largas que se afinam de repente, asfalto ruim. Mas que deu uma melhorada, deu! As pessoas que estão reclamando visão em lucros, vendo seus imóveis desvalorizando sem pensar em mobilidade.

  2. Povo de São Luís tem que entrar e viver na taca sempre. Não sabem reconhecer as melhorias.
    Quando era o caos ninguém reclamava. Mas, como é ano politico, estão fazendo essa reclamação.

    • Primeiro que ninguém é obrigado a concordar e outra o prefeito não tá tirando do bolso pra fazer essas obras é dinheiro público do contribuinte logo tem que dar explicações sim a população. Que paga o salário dele somos nós. E como é ano político resolveu fazer várias obras pra dar a falsa impressão que está trabalhando, a educação da um caos e a saúde também.

  3. Calhau melhorou muito, pra falar a verdade, toda av dos holandeses ficou top, transito flui tranquilamente, mesmo com grande numero de carro. Em relação ao renascença não posso opnar por nao passar por la com frequência. em relação a Cohab não esta melhor, av jeronimo de alburquerque continua horrivel, so solucionou o transito da av rei de frança e são sebastião …. Cohab tem muito semafaro e av estilo sanfona, o que prejudica ….. ta passando da hora de São Luis evoluir e passa a ter passarelas… não pq antigamente na rodoviaria tinha uma passarela e o povo não usava que em outros lugares não darão certo

    • Não posso opinar ainda sobre o Calhau e Renascença, mas na região da Cohab esse tal “trânsito livre” é uma piada de mal gosto. O que já era ruim ficou 10 vezes pior. O prefeito tirou os engarrafamentos de cima do elevado que, aliás, de péssima construção, e colocou em baixo do elevado e de toda a avenida. Entre 17 e 19h, os engarrafamentos chegam ao Hospital São Domingos. Um absurdo!

    • Para minha avaliação melhorou muito o trânsito de São Luís em todas as intervenções. Parabéns aos responsáveis pelas mudanças. Continuem fazendo para o bem da cidade de São Luís

  4. Engraçado pelo que li parace meio entendido todos e com discursos prontos e orientados. Apenas minha observacao. O povo reclama de tudo so nao reclama que iria omer picanha e ta comendo abóbora. O grande lance e que eles tem que entender que as vias sao publicas eles tao achando que a rua na frente aonde eles moram sao deles. Parabens ja andei por essas novas intervenções e ficaram boas.

  5. Trânsito no renascença ficou ótimo digo pq trânsito por todos os dias já essa intervenção feita na rotatória do quartel essa sim um nojo uma porcaria no cohafuma por exemplo também ficou um nojo COHAB também um nojo

  6. Trânsito livre somente nas avenidas, já entre bairro uma péssima intervenção, há não ser aos proprietários de escolas que estão sendo beneficiados aqui no renascença pois os estacionamento estão sendo destinado a quem vai a essas escolas já o morador nem podem mais convidar um amigo pois não há local de estacionamento todos banidos. Umas intervenções sem o seu principal , o contribuinte.

  7. Povo reclama de tanta besteira. Antes no Calhau no retorno da PM ali era um inferno no horário de pico. A rua dos sambaquis famoso IPEM do Calhau, ali sempre foi complicado. Qual do é época de arraial ninguém conseguia andar. Agora há mobilidade. Na cohab os carros andam uns 200metros a mais pra fazer retorno, mas melhorou muito. O resto e verdade. Avenidas largas que se afinam de repente, asfalto ruim. Mas que deu uma melhorada, deu! As pessoas que estão reclamando visão em lucros, vendo seus imóveis desvalorizando sem pensar em mobilidade.

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    Bruno em 20 de junho de 2024 às 11:03 disse:
    Povo de São Luís tem que entrar e viver na taca sempre. Não sabem reconhecer as melhorias.
    Quando era o caos ninguém reclamava. Mas, como é ano politico, estão fazendo essa reclamação.

  8. O povo pensa que resolver os problemas de anos de administrações podem ser resolvidos em uma gestão, ficam reclamando de alguém que tem coragem de fazer enquanto outros passaram e não fizeram nada, aí fica difícil

  9. Prefeito ; me desculpe , mas você fez o melhor asfalto , sinalizacao , na área do calhau , renascença , cohafuma , ponta d’areia ! na avenida dos africanos o asfalto está um mingau , cheio de pedras , sem sinalização, está um serviço de porco.

  10. Boa tarde, amigo ! O Promotor Fernando Barreto deveria olhar as graves violações da lei de zoneamento, principalmente da instalação de atividades empresárias e poluidoras em área residencial. Já fiz a denúncia várias vezes contra a empresa K 2 Engenharia, e ele sempre pede o arquivamento dos procedimentos criminais. Tenho o levantamento de todos os procedimentos criminais que presidi.

  11. Gente demos tempo pra tudo terminar de organizar, façamos boas vibrações ,e que nossas energias sejam levadas para o Bem de todos,boa vontade ele está tendo, confiemos, evolução é assim,tudo faz parte, mesmo as críticas destrutivas, abala,porém nosso ideal pelo Bem maior nos impulsiona a seguir, força,luz e sabedoria Divina Prefeito Eduardo Braide família e equipe.

  12. AQUI NO RENASCENÇA FICOU EXCELENTE. ESTE POVO NÃO SABE LIDAR COM MUDANÇAS E ACABA NÃO ENCHERGANDO AS MELHORIAS NO TRÂNSITO! O TRÂNSITO DE VEICULIS FICOU MUITO MELHOR, HOUVE MAIOR FLUIDEZ!

  13. Em geral, as modificações do trânsito manifestam visíveis melhoramento. No entanto, nunca se fez audiência pública pra destravar o enorme engarrafamento do retorno da PMMA até o retorno do Olho D’água. Nunca se fez e não data pra resolver o problema da logística de carregamento e descarregamento de caminhões, carretas e outros veículos pesados que, em horário de pico, disputam o espaço com carros pequenos. Cadê a audiência pública do MP !? Deixa o homem trabalhar! O único promotor que teve peito de enfrentar a situação foi Dr Cláudio Guimarães, mas não recebeu o de vido apoio. E a coisa vai piorar, porque não há rodízio nas promotorias para oxigenar com novas idéias.

  14. Que pauta é essa que estava situada na COHAB e foi parar na BR135? Calma que Braide é só prefeito, treinando para o Governo… Ainda falta para ser Presidente, kkkk

  15. NO ANIL JÁ ERA UM INFERNO DE TÃO PÉSSIMO, ESSE BAIRRO NUNCA PASSOU POR UMA OBRA ADEQUADA. ATUALMENTE TA UM CAOS, A CIDADE INTEIRA PASSA POR AQUI E ATÉ AGORA NAO TEM UMA INFRAESTRUTURA ADEQUADA PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA. FALTA ORGANIZAÇÃO, FALTA PROJETO E FALTA UM PLANO EFICAZ

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