Iracema comenta possível judicialização da eleição: ‘Não tenho medo’

A presidente reeleita da Assembleia Legislativa, deputada estadual Iracema Vale (PSB), comentou nesta quinta-feira, 14, a possibilidade de o deputado Othelino Neto (SD) questionar na Justiça o resultado do pleito.

A votação de quarta-feira, 13, terminou empatada em 21 votos para cada um dos candidatos em duas oportunidades. Pelo Regimento Interno da Casa, a socialista acabou sendo considerada eleita após o segundo escrutínio por er a mais velha – ela tem 56 anos, o ex-presidente, 49.

“Não acredito em contestação da eleição por parte de Vossa Excelência, mas, e assim o fizer, estarei pronta para me defender. Já participei de duas eleições. Participarei da terceira, da quarta, da quinta… Não tenho nenhum problema, nenhum problema. Não tenho medo de disputar, não tenho medo de ser perseguida. Não tenho”, disse. a presidente.

Ao blog Atual 7, Othelino disse que o critério adotado pelo Legislativo maranhense diverge do regimento da Câmara dos Deputados, que considera também o número de mandatos em casos de empate.

“Eleição do candidato mais idoso, dentre os de maior número de legislaturas, em caso de empate”, diz o Artigo 7º, IV, do Regimento Interno da Câmara Federal. 

Nessa caso, o parlamentar do Solidariedade seria o eleito, porque tem quatro mandatos, contra apenas um de Iracema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *