O supercargueiro Vale Beijing, da STX Pan Ocean deve chegar de volta ao litoral de São Luís entre os dias 8 e 14 de agosto.
A Vale confirma em seu site a previsão de chegada à Baía de São Marcos para 14 de agosto, mas a agência de notícias Reuters informou. na última segunda-feira (16), chegada para o dia 8.
O Vale Beijing sofreu rachaduras nos tanques de lastro da parte traseira da embarcação, durante a sua primeira operação de carga, no dia 3 de dezembro do ano passado. O navio tinha previsão de carga de 388 mil toneladas de minério de ferro, mas o carregamento foi abortado ao ser atingido o volume de 260 mil toneladas do produto, devido ao acidente.
Na ocasião, a embarcação foi retirada às pressas do porto e levada para a Baía de São Marcos, fundeado a 60 km da costa de São Luís. O risco de naufrágio e o consequente derramamento de óleo combustível foram minimizados pelas autoridades marítimas e ambientais, mas foram retiradas cerca de 6 mil toneladas de óleo dos tanques do cargueiro como medida de precaução.
Em 19 de fevereiro deste ano, o Vale Beijing partiu para o porto de Sohar, em Omã, na Península Arábica, onde descarregou o minério de ferro que estava em seus porões (carga avaliada em US$ 50 milhões). O navio chegou em Sohar em fins de março.
Concluído o descarregamento em Sohar, o Vale Beijing partiu para o estaleiro Jinhae, na Coreia do Sul, base da STX Offshore & Shipbuilding Co., que o construiu e realizou os reparos definitivos. O navio chegou no estaleiro na segunda quinzena de abril. E chega à capital maranhense em, no máximo, um mês.
(Com informações de O EstadoMA)
De volta?Na CHINA não vai,né?
Estamos de olho nele!