João Castelo no controle da situação

Por mais que seja o mais rejeitado – como apontam as pesquisas – e o alvo preferido das piadas de oito entre cada dez membros ativos das redes sociais, não se pode negar: o prefeito João Castelo (PSDB) tem absoluto controle sobre o processo sucessório de São Luís.

Também líder nas pesquisas, ele pode se dar o luxo de participar, ou não, de entrevistas, debates e coisas que o valham.

E é dele, também, o controle sobre que temas serão discutidos durante toda a campanha.

Baste ver o que tem acontecido no cenário político local depois do já célebre “O cacete vai comer!”, disparado pelo tucano na última sexta-feira, dia 20 (reveja).

Não se fala em outra coisa na capital. Os principais candidatos – e até seus aliados – já retrucaram a verborragia do prefeito, que, assim, vai levando os adversários exatamente para onde quer.

Fora isso, há que se levar em conta o fato de que, com a máquina municipal nas mãos, Castelo tem mais poder de fogo para trabalhar nas comunidades.

E o tem feito com maestria.

Quem já andou pela periferia nos últimos dias – como o titular deste blog – sabe que, por lá, parece que o atual prefeito é candidato único.

E, com a massa sob seu jugo, Castelo só tem uma missão: manter a classe média sob controle – e isso ele faz direcionando os debates da campanha – para marchar tranquilo ruma à reeleição.

A menos que algum dos sete adversários dele consiga algo diferente, no máximo, até agosto.

14 pensou em “João Castelo no controle da situação

  1. Vai vencer no primeiro turno, pois é o mais articulado, é o mais competente entre os candidatos.

    • Essas supostas articulação e competência só se verificam mesmo em campanha política, porque em termos práticos de administração o que ele demonstra é justamente o contrário. Reconheço, porém, que essa é uma característica comum a todos os candidatos: muita conversa em campanha, e pouca ação no poder. Conclusão: São Luís está ferrada de qualquer jeito!

  2. Acredito que tenha sido o melhor post que já acerca das eleições deste ano. A tribo virtual está fechada na rede e não vê o crescimento de Castelo na periferia. Acham que Castelo já está derrotado por conta de centenas de twites, curtições, compartilhamento das redes sociais. Enquanto isso, centenas ou milhares de pessoas comuns, que não têm acesso à internet aprovam a gestão, pois estão recebendo asfalto e outras melhorias (só o asfalto já bastaria, o que é triste), que nenhum outro já fez. A tua observação “manter a classe média sob controle(…)para marchar tranquilo para a reeleição” foi ótima. “Parabéns pela análise Gilberto.

  3. A CAEMA E A NOSSA CIDADE !!

    Estamos assistindo e ouvindo um simulado debate entre o Prefeito Castelo e o sempre desacreditado Sr. Ricardo Murad, Secretário de Saúde do Estado, em torno da sobrevivência da nossa Companhia de Saneamento, a combalida CAEMA.

    É, seguramente, um falso e enganador debate. Sem nenhuma consistência em favor da Empresa, da comunidade e do seu corpo de funcionário.

    A começar pelos ‘protagonistas do debate’, que ao longo de suas vidas sempre serviram ao sistema de domínio político do Estado, o sarneysismo devastador do patrimônio estadual.

    A CAEMA vem sendo destruída no decorrer de décadas, e os seus predadores são esses que apresentam esse simulacro de debate, com objetivo eleitoreiros, e nuca visando a revitalização da Companhia.

    A privatização da CAEMA, como eles estão implicitamente sugerindo, serve apenas para turbinar as contas correntes do sistema a que servem, a exemplo do que ocorreu com a CEMAR.

    Querem a demissão de funcionários, o fechamento de pontos de atendimento e o aniquilamento do patrimônio estadual de que a CAEMA é detentora, como a grande faixa de terra que envolve a Reserva do Batatã.

    A sobrevivência da CAEMA passa por um amplo debate, envolvendo a população da Capital, os seu funcionários e as autoridades do setor de saneamento do país, propondo-se a revitalização a partir da valorização efetiva da Companhia, sua importância para a vida da Cidade e do seu povo.

    A enganação e o jogo eleitoreiro não serão capazes de envolver a população num assunto que merece discussão séria e comprometida!

  4. Esse dai ja venceu e dficil castelo perder essa quando começar a propaganda eleitoral e colocar as obras que ele ja fez por slz, e a comparação dos demais q nada fizeram por sao luis ele vai crescer nas pesquisas quem viver verá. abs amigo

  5. imagine quando começar a propaganda e mostrar as obras que ele fez em sao luis que foram muitas e nenhum dos candidatos chega no pe dele e o q ele fez de obras, vai crescer muito ainda podem apostar.

  6. Gilberto,
    o grupo do Flavio Bandido Dino Nao desiste mesmo de empurrar uma pesquisa manipulada. A bola da vez agora e a M.M Machado com data de divulgação para amanha. Analisando o questionário trata-se da DATA M. Investiga marco, vcs foram fundamentais quando eles quiseram enganar a população com aquela PERFIL. Esta pesquisa esta registrada no TRE.
    Abracos

  7. Vai ganhar eleição dos analfabetos funcionais de São Luís, como você descreve no post, nas periferias que não tem acesso a informação e vendem seus votos! Reflexo da política educacional de ROSENGANA com CAOStelo que não investem em uma educação de qualidade.

  8. O cara é fera… com esse negócio de tirar a CAEMA das mãos do governo do Estado, ele pauta o debate nas eleições

Os comentários estão fechados.