“Esse hospital é uma potência”, diz Ricardo Murad sobre HCM

(Foto: Nestor Bezerra)

O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, mostrou-se empolgado com o trabalho das equipes da SES que possibilitaram a reativação do Hospital Carlos Macieira – interditado na segunda (13) por causa de um incêndio – já na manhã desta sexta-feira (17).

“Esse hospital é uma potência”, diz Ricardo Murad, exaltando a capacidade de atendimento da unidade de saúde.

O Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira reiniciou seu atendimento com a reativação de leitos de clínica médica, de UTI e de UCI, além do setor de hemodiálise e dos serviços de exames de imagem e laboratoriais.

(Foto: Nestor Bezerra)

Na reabertura da unidade, cadetes da Polícia Militar (PMMA), homens do Corpo de Bombeiros e funcionários dos Correios foram homenageados pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Ricardo Murad, em agradecimento pelos trabalhos voluntários prestados na remoção dos pacientes internados no HCM – que teve uma ala do primeiro andar do prédio atingido por um incêndio na segunda-feira passada.

Durante a entrega de placas de agradecimento a representantes das três instituições, a governadora disse que a homenagem era estendida aos funcionários do hospital e todas as pessoas que demonstraram solidariedade e ajudaram a salvar vidas. “Queremos agradecer a todos que deixaram seus serviços para ajudar na retirada dos pacientes com total maturidade e organização. Vocês são heróis porque participaram de uma ação vitoriosa, evitando o desastre maior que é a perda da vida. Todos deram uma demonstração de união entre todos os maranhenses”, declarou ela.

Foram ativados 13 leitos de UTI adulto, cinco de UTI pediátrica, 12 de UCI, 36 de internação clínica, seis de hemodiálise e todo o serviço de apoio diagnóstico, com exames de imagem e laboratoriais.

Ricardo Murad garantiu que a parte atingida pelo incêndio está completamente isolada e todo o restante do hospital está completamente reestruturado e adequado para voltar a funcionar. “Temos absoluta segurança na reabertura dos serviços porque todo o sistema estratégico foi montado e testado pelos profissionais. Graças a Deus o susto passou, não tivemos vítimas e hoje podemos reabrir o atendimento à população no maior e melhor hospital de alta complexidade do Maranhão”, declarou.

Na próxima semana deverão entrar em atividade mais 13 leitos de UTI, 12 de UCI e 50 leitos de clínica médica. Após essa ativação, a única ala que permanecerá interditada será a do segundo andar onde estão instalados os outros 25 leitos de clínica médica, no bloco esquerdo do hospital.

20 pensou em ““Esse hospital é uma potência”, diz Ricardo Murad sobre HCM

  1. Claro que é uma potência. Foi construído com dinheiros dos salários de nós, servidores públicos, e foi entregue aos ricaços do Ceuma. Nós ficamos num chiqueiro na baixa da égua. O troco vem aí…

  2. Acho que também merecia uma placa os anônimos, que se esbaldaram, nas suas ações voluntária. Uma placa num local visível de fácil localização para se homenagear, não faria mal a ninguém.

    _______________________________________

    Outra coisa, e as causas do incendio, vão inverstigar?. Esse incêndio foi criminoso ou não?, ou vão deixar barato, b a r a t o, é isso mesmo?

  3. PERGUNTA PARA OS CADETES QUANTAS PESSOAS MORRERAM NO INCÊNDIO, FORAM 2 OU 5, NÂO ADIANTA ENCOBRIR QUE A CASA CAIU SE FOSSE J.CASTELO COMO SERIA ESSE BLA,BLA,BLA.

  4. O governo Roseana Sarney resolveu levar ao pé da letra a música de Roberto Carlos ao escolher a Lagoa da Jansen para os shows comemorativos dos 400 anos de São Luís, que tem o “Rei” como principal atração, e está mandando todo mundo pro inferno.

    A princípio pensei que fosse brincadeira de mal gosto, mas não. O governo programou vários shows gratuitos para Lagoa sem levar em conta a falta de infraestrutura e o caos provocado pelo público previsto em 50 mil pessoas, em média.

    No caso de Roberto Carlos, então nem se fala. Já há até caravanas sendo formadas no interior.

    Não vou nem dizer que é uma idéia de girico, mas é de completa irresponsabilidade agendar mega shows para a Lagoa da Jansen.

    Vai ser um amontoado de gente, um imprensado fora do limite de segurança, sem o mínimo espaço de circulação.

    Os gênios dos Leões perdidos em suas elucubrações talonárias não estão nem aí.

    Lei do Silêncio?

    Que Lei do Silêncio?

    Os moradores da área que fechem suas janelas, coloquem tampão de ouvido e fiquem em casa, pois não há sequer como sair!

    Que se danem!

    E não importa se há outros lugares mais adequados como a Litorânea, o Kartódromo ou o próprio Castelão, pois é bom que saibam que os grandes estádios de futebol em todo o mundo também servem de espaço para mega shows.

    Vai ser na Lagoa e pronto!

    E que tudo o mais vá pro inferno…

  5. NÓS SERVIDORES DO ESTADO ESTAMOS SENDO ATENDIDOS NUM HOSPITAL DISTANTE E PESSIMAMENTE LOCALIZADO ENQUANTO RM GANHA DINHEIRO COM O CARLOS MACIEIRA….NÃO SE PREOCUPEM RM E ROSEANA QUE O TROCO VEM NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES….

  6. A cara dele (secretário) a cara dela (governadora) é a pura mídia…trabalho para evitar e reconhecimento por uma quase castátrofe pouco feito, tiveram vários anônimos e sem falar no trabalho da SAMU que por motivos politiqueiros e de políticos amadores não foram homenageados, eles tem que se lembrar que em momentos como esse vale o espírito humano e amor pelo próximo, não as intenções de um ano eleitoreiro. A própria corporação reclama da falta de estrutura (Bombeiros) reclamam da falta de estrutura, no dia do ocorrido os equipamentos básicos de segurança nem todos funcionaram…pânico geral!! Agora aparecer na mídia tampando o sol com a peneira é bem a cara do secretário migueloso!!! o retrato falado da cara do governo….

  7. Caro Gilberto Léda:
    Tenho conversado com pessoas que trabalham no Carlos Macieira e com outras que socorreram as vítimas do incêndio e TODAS afirmam que houve mortes, sim, naquele dia. Por que vocês estão encobrindo?

    • Porque não houve mortes… a única pessoa que morreu no dia do incêndio, já havia sido diagnosticada com morte cerebral, e veio a óbito depois de ter sido removida do HCM

Os comentários estão fechados.