Castelo e o ensino em tempo integral: trilogia de uma mentira

Ato 1

Há duas semanas, em entrevista ao programa Ponto Final, da Mirante AM, o prefeito João Castelo (PSDB) declarou:

“Esse modelo [de educação em tempo integral] é interessante, mas, no momento, nós temos que pensar um pouco. Primeiro nós temos que aprimorar o que nós temos. Depois, temos que analisar se São Luís tem recursos financeiros para bancar 250, 300 escolas integrais. Eu acho que, com o orçamento que tem, a Prefeitura de São Luís não terá meios para fazer isso”.

O prefeito disse, ainda, que propor a adoção do modelo é “projeto ilusório”. “Não podemos enganar o povo. Eu não venho aqui para fazer um projeto ilusório, para enganar o povo e querer fazer milagre”, completou.

Ato 2

Semana passada, já durante entrevista ao JMTV 2ª Edição, o prefeito disse o que segue no vídeo abaixo (clique e veja):

Ato 3

O titular do blog esteve, sexta-feira (24), na U.E.B. João Guimarães e descobriu, primeiro, que ela é a mesma “escola da Divinéia” citada por Castelo.

E, ainda, que a escola nunca funcionou em tempo integral.

No entanto, mais do que este testemunho, deve valer uma nota oficial da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que segue abaixo:

NOTA – SEMED

As três escolas mencionadas pelo prefeito João Castelo na entrevista concedida à TV Mirante já estão inseridas no Programa Mais Educação, do Governo Federal, em regime de educação integral (com atividades escolares extras – reforço escolar, lazer, esporte, etc).  Com isso, a Prefeitura de São Luís caminha a passos largos para o projeto de Escola de Tempo Integral.

Essas três unidades farão parte de um projeto piloto (experimental) de escola de tempo integral  a partir do próximo semestre.

Duas creches em São Luís já estão funcionando em regime de tempo integral.

Depois dessa, fica difícil acreditar no que o prefeito anda dizendo por aí…

9 pensou em “Castelo e o ensino em tempo integral: trilogia de uma mentira

  1. Desculpa aí, xará, mas só fica difícil pra você. Ele disse que é difícil tornar tudo integral AGORA. Depois disse que há modelos e ficou provado que há mesmo, ainda não em funcionamento, mas em implantação. Onde está o erro disso? Eu não vejo, de verdade… To vendo é gente querendo arrumar chifre na cabeça do cavalo, isso sim.

    • Difícil está para vc defender o indefensável… ele disse que há três em experimentação, não em implantação… já a SEMED é categórica ao afirmar que, só no ano que vem

  2. Gilberto, além dessa mentira na educação, ele também vem dizendo que recuperou os canais, como o do rio gangan… lá se tu fores, vai ver 3 ou 4 operários trabalhando, sem nenhuma máquina, ou seja. Só pra dizer que não está parado. Enquanto isso, na rua ao lado, coronel eurípedes bezerra, já denunciada pela mirante 2 vezes só nesse ano, parte do projeto anunciado de revitalização da área do canal está péssima, nem onibus passa mais, fora a lama na frente de uma creche, que atende mais de 200 familias. UMA MENTIRA ATRÁS DA OUTRA. UM CRIME!!!

  3. Politicos mentiroso é o que mais tem, mentira na politica é de praxe, mente os novos que estão iniciando e os velhos, tipo assim; Castelo e Roseana.
    Mentem com uma desfaçatez assombrosa, sinceramente jamais dou atenção para politicos safados, tipo assim; Roseana e Castelo. Uns miseráveis desses, só é eleito pelo povão, burro e analfabeto, é tão tal, que esses politicos citados, não dão a mínima para os eleitores letrados, eles matam na unha, nós que somos ou já fomos funcionários público, sofremos muitos pelos descasos destes safados. Portanto, nenhum desses politicos tem credibilidade para afirmar alguma coisa, são uns “descarados” com todas as letras!!!.

  4. Gilberto, vc simplesmente fez uma interpretação dos três atos. Eu, particularmente, interpreto de forma diferente. A escola em tempo integral, para Castelo, é um modelo importante, mas requer tempo para maturação, além de grande investimento financeiro. Essa foi a resposta que ele deu quando da entrevista na Mirante, referindo-se claramente a toda a rede de ensino público municipal. Se existem duas ou três escolas em tempo integral (em experiência ou em implantação), não contradiz o que ele disse, já que São Luís conta com quase 300 escolas e, para essas 300 escolas sim, o regime em tempo integral a curto prazo é uma utopia (para Castelo ou para qualquer ser racional).

    • Se requer tempo para maturação, pq ele disse haver 3 funcionando? Isso, na minha interpretação, é mentira…

  5. Deus do céu… esse cara é um […]. Trabalho na SEMED e esse […] não tem conseguido se quer colocar as escolas pra funcionarem no horário que deveriam funcionar. Sugiro que vão filmar o depósito da SEMED no outeiro da Cruz, prédio da antiga dalban, pra ver como as coisas andam por ali. Os ônibus que seriam pra transportar as crianças, estão com o mato crescendo ao redor piorque não tem motorista e nem combustível pra fazer o transporte das crianças. Combustível só tem pra campanha desse […]. De longe dá pra ver a montanha de sucata que são recolhidas de escolas, os 12 milhões em livros que ele comprou, pra […] estão todos no depósito, molhados porque não tem telha no galpão, as carteiras da cequipel que foram compradas estão do lado de fora do galpão e o fornecedor nunca recebeu um centavo se quer, os funcionário vão uma vez ou outra, sabe porque? não recebem os salários há 4 meses, segundo a […] dele, vem uma empresa, sei lá de onde pra contratar os pobres coitados que agurdam pra não perderem a vaga. Sabe quem ganha pra ir empurrando com a barriga, a […] da SEMEB? um […] chamado de Luiz Cládio, porque todo secretário que entra na SEMED sucumbe.

Os comentários estão fechados.