25 pensou em “VLT: duas visões

  1. Toma vergonha nessa cara, Gilberto Léda.
    Oxalá O Estado do Maranhão QUEBRE, queria ver você e a sua “ética”, mendigando emprego em outras pradarias…

  2. Leda,
    Dr Yglesio ja tinha meu voto. Agora, eu vou fazer campanha pra ele!!!
    Eh Holanda 36 e Dr Yglesio 13111

  3. Quem faz uma pesquisa rápida sobre os VLTs já implantados descobre que “nunca na história antes na história deste” planeta houve uma implantação em tão pouco tempo. E o trajeto mostrado pela na propaganda passa em área de proteção permanente (mangue), e nada, nem ninguém deu entrada no IBAMA sobre esse projeto. Tá mais que na cara que é obra eleitoreira. Caostelo querendo se reeleito a qualquer custo.

  4. estudo de impacto ambiental para fazer uma ponte em cima de um canal de esgoto k k k k k k k, ta preocupado com a preservação de ratos e baratas ?
    me compre um bode.

  5. Ê São Luis, a arapulca está armada abram os olhos galera, chega de Dinosauros da política maranhense, a sarneyzada está aí de olho nos MILHÕES que está vindo pra Ilha………chega temos de mudar essa situação que a nossa cidade se encontra. Só há um caminho pra mudança que é 36. VAMOOS LÁ ILHA REBELDEEEEEE.

  6. Ê São Luis, a arapulca está armada abram os olhos galera, chega de Dinosauros da política maranhense, a sarneyzada está aí de olho nos MILHÕES que está vindo pra Ilha………chega temos de mudar essa situação que a nossa cidade se encontra. Só há um caminho pra mudança que é 36. VASMOOS LÁ ILHA REBELDEEEEEE.

  7. Não tenho preferências partidárias e nem políticas. Sou apenas um Técnico e Especialista em Logistica de Transportes. e quero aqui fazer levantar duas perguntas para esse candidato a vereador:
    1) Se ele teve acesso ao projeto do VLT? Se não teve, como ele pode afirmar que o VLT vai necessitar de uma ponte? Com relação ao projeto de impacto ambiental citada pelo vereador, vejo que o questionamento é válido porém deve ser mais abrangente, ou seja, deveria ser feito projeto de impacto geral (urbano, social, econômico, ambiental, etc…)
    2) Ele fez uma estudo ou pesquisa sobre Veículo Leve sobre Trilhos? Se não fez, saiba que o sistema de light rail são geralmente mais baratos e rápidos de construir que, por exemplo, o sistema monotrail (monotrilho).
    A única coisa que gostaria de saber é se o VLT vai ser elétrico ou a biocombustão? Pois dependendo da resposta daria para se estipular o tempo de execução da obra. Por exemplo se considerarmos que o veículo é movido a biodiesel e que os trilhos percorressem ao logo das avenidas Vitorino Freire e Africanos, concluindo o primeiro trecho de 5km (altura do Bairro de Fátima), traquilamente teriamos o VLT concluído até o final do ano. Porém se for elétrico o prazo é bem maior.

    Quero que ele me responda isso, porque achei ele muito oportunista em fazer um vídeo desse, provando mais uma vez que vale de tudo para conseguir voto…
    Ao invés de fazer esse vídeo, ele deveria elaborar e apresentar um Planejamento contendo o quê, como, prazo, quanto custa… Por isso é que a nossa Câmara Municipal é uma vergonha.

    Se o VLT não se concretizar, ponto a menos para Castelo. Pode ter certeza que ele vai enfraquecer bastante a imagem política. Vamos deixar o Castelo de lado e vamos falar das suas propostas? Creio que assim, você vai mostra que realmente merece um lugar na Câmara.

    O que tá faltando para esses políticos é ter mais transparência e mais objetividade nas propostas apresentadas, ou seja, não basta apenas dizer O QUÊ vai fazer, é preciso dizer COMO e em QUANTO TEMPO e DE ONDE pretendem tirar o recurso para fazer (PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A GESTÃO)…

    • Ele não é vereador, ele quer ser vereador e aí assim poderá fazer um planejamento como você sugeriu.

      • Planejamento não deve ser feito durante e sim antes. É por causa desse tipo de entendimento que o país tá desse jeito.

  8. Que tal esse rapaz fazer um vídeo mostrando o local onde Roseana prometeu construir a Ponte Quarto Centenário e a Avenida Metropolitana.

    • Mas Roseana não disputa eleição este ano… o debate é municipal, por isso o foco no prefeito. É assim mesmo

  9. Esse trem é a maior mentira que já vi, suponhamos que esse rapaz seja eleito(Deus nos livre) imagina o próximo IPTU, provavelmente o aumento será equivalente a extensão dos trilhos de um VLT de verdade. ACORDA POVO ESSE PRODUTO É MADE IN PARAGUAY.

  10. Castelistas,

    É só fazer uma pergunta simples ao Google: Quanto tempo demora pra construir um VLT?
    Lá serão exibidas inúmeras noticias que são mais de 2 anos.
    Portanto, Castelo o povo de São Luís não acredita mais nas suas “istorinhas”.
    Vocês castelistas esquecem dos outros pontos da Cidade!!!!
    Nessa eleição vai ser a maior virada de todos os tempos.. anotem.
    Gilberto, Parabéns pelo seu trabalho. Quanto mais você puder abrir o olho do povo, melhor será!!!!!

  11. Para os que estão querendo saber as propostas do Dr. Yglesio deveriam dá uma olhada no http://dryglesio13111.com/minhas-propostas/ , pois só analisando as propostas poderemos tirar um conclusão precisa sobre o candidato. E Dr. Yglesio .. parabéns pela iniciativa em mostrar mais uma obra eleitoreira do nosso VERGONHOSO prefeito. Estou acompanhando a sua campanha .. e espero que vc faça a diferença. Já estarmos fartos de tantos politicos corruptos. Estou contando com você! 😉

  12. Esse candidato é um verdadeiro “animal” se você fosse Engenheiro estaria passando fome!
    Animal a Serveng é a mesma empresa que vai fazer a duplicação Estiva-Bacabeira, você não pode discutir custo de obras sem ter ao menos uma formação tecnica da area. Você não passa de mais um oportunista, aproveitador.

  13. Como eu falei no vídeo, não houve audiência pública, a licitação não foi clara, só pra terem idéia um km de VLT no projeto em Cuiabá foi orçado em 62milhões de reais, em Brasília foi até rejeitado para a Copa do Mundo, pois sairia a 42,6 milhões por km. Não sabemos quanto custou nem quanto vai custar o nosso suposto VLT. Outra coisa, ali não é lixeiro, é feito próximo a um aterro, tem um ecossistema ali, que já foi bem massacrado na época que construíram o Papódromo. Na minha opinião, ninguém mais eleitoreiro que João Castelo anunciando uma obra que não vai fazer. Se você pegar a norma técnica que determina como construir um VLT , disponível neste site aqui, http://www.cbtu.gov.br/estudos/pesquisa/vltpadrao.pdf , vocês verão que eu não sou tão aproveitador assim e procurei ler bastante antes de ter certeza que a obra é irresponsável e eleitoreira. Se a minha denúncia vem num momento de campanha, melhor que seja um candidato que expõe seu ponto de vista sobre a cidade, ao contrário de muitos iletrados eleitos. Sou bem formado, pós-graduado pela USP, melhor faculdade da América Latina. A coisa que menos sou é irresponsável. Infelizmente, desmascarar a obra de Castelo pode prejudicar a sua reeleição e sua “rede de proteção social”. Abraços a todos os leitores do blog e em especial ao Gilberto Léda pela lucidez da matéria, ao confrontar ficção com realidade.

    • Caríssimo candidato, estou me manifestando com técnico, não tenho preferência por nenhum candidato que está ai apresentando essas propostas sem fundamentação. Como coloquei no comentário anterior um político sério apresenta Planejamento (o quê, como, quanto tempo, quanto custa e onde tem o recurso…) de todas as propostas que coloca para a população. Andei olhando as suas propostas, aliás ideias e não ví nada disso, ou seja, faltou o planejamento para o que você está propondo. Com relação ao documento que você disponibilizou o link , trata-se de diretrizes para CONSTRUÇÃO DO VEÍCULO, ou seja, quem deve obedecer o padrão ali descrito são as fábricas de VLTs. Uma coisa é a obra, outra coisa é o veículo. Não estou desmerecendo sua atitude em mostrar os fatos, mas acho que você tá perdendo tempo se preocupando com VLT. Isso ao mesmo tempo que pode ajudar na sua campanha, pode prejudicar também. Preocupe-se em fortificar suas propostas dando mais fundamentação/ embasamento (Planejamento e estragégias para executar suas propostas). Fica a sugestão…

  14. Acertadíssimo o posicionamento do candidato yglésio. A obra está sendo divulgada a quatro cantos como sendo de execução via Serveng, o próprio Gilberto Leda publicou isso anteriormente. O leitor eduardo souza criticou por criticar, mas sequer lembrou que o candidato Yglesio cobrou algo muito específico e que é obrigação do gestor: a colocação da placa com as referências da obra. Isso não é uma exigência do candidato yglésio, mas sim da Lei n.º 8.666/93. Além disso, essa obra está sujeita a prévio licenciamento ambiental, mediante a confecção da Avaliação de Impactos Ambientais devida, seja em que modalidade for exigida, nestes casos o esperado é exigir EIA/RIMA com audiências públicas, tudo isso na forma do art. 225 da Constituição Federal e do art. 10 da Lei n.º 6.938/81 (Lei da Política Nacional de Meio Ambiente). É necessário também a realização de Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, conforme obriga o Estatuto das Cidades (lei n.º 10.257/2001).
    Além disso a Lei n.º 8.666/93 veda a modificação do objeto do contrato nos termos em que evidenciados pela mídia. Ou seja, se a Serveng fora contratada para construir pontes de avenidas pavimentadas, o contrato não poderia ser modificado diante da ruptura do objeto contratual. Além disso, essa modificação viola princípios do próprio certame, a saber: da ampla concorrência (é provável existirem empresas especializadas nesse tipo de construção), da unidade do objeto contratual e da publicidade (onde estão os extratos do edital). Algumas perguntas: qual o setor responsável pelo projeto básico? quem é o ordenador de despesas??? (eu não queria estar no lugar desse sujeito!!!!) Quando os recursos foram empenhados? havia dotação orçamentária? Se foi realizado com financiamento público deve ter sido apresentado o AIA, pois o Bacen exige que financiamentos públicos tenha essa formalidade. Onde está a Licença prévia? e a licença de instalação, com o projeto executivo? Esse contrato é de EPC ou fracionado? Se houve fracionamento, isso foi considerado nos estudos ambientais? quem foi o procurador ou advogado que subscreveu o parecer do edital, da homologação e da adjudicação da licitação?? Muita coisa há responder.
    Votar em castelo qualquer um pode votar (consciente ou alienado), mas se responsabilizar pelo que ele faz – caso haja irregularidades – é uma coisa que os cabos eleitorais não fazem!! Alguém põe a mão no fogo por ele? Eu é que não queria estar na pele do staff dele!!!! Se houver uma irregularidade, muito peixe pequeno vai ter os direitos políticos suspensos (Improbidade administrativa é fogo!!)…prejuízo ao erário não prescreve!!! Pergunte a qualquer advogado experiente se cobraria menos do que R$40.000,00 para defender um caso de irregularidades desse tipo (caso hajam irregularidades), é muito trabalhosos!! Muito servidor mesmo de nível superior, comissionado ou efetivo não tem cacife para suportar 6 ou 12 anos pagando advogado num processo desse tipo ou tem estrutura psicológica para tanto…..coisas desse tipo destroem famílias inteiras….Abram o olho!!!!

  15. Se vai sair ou não é algo que não dá pra dizer… mas a gente pode analisar um pouco os fatos envolvidos: O 1º trecho deverá sair da Praia Grande e chegar até o São Cristóvão, então o trajeto mais curto passaria pelo Mercado do Peixe, pela passarela do samba no Anel Viário, atravessaria o retorno que vai pra Ufma, passaria pela Africanos, só nesse trecho, pequeno por sinal, dá pra perceber uma série de obstáculos, que não vemos nada ser feito para serem superados. E aí? Com a palavra, os engenheiros de Castelo…

  16. Dr. Yglesio mais um que se acha dono da verdade. Nesse momento é só o que aparece. ta querendo se promover mesmo, para de falar dos outros e vai trabalhar enquanto ta gravando videozinho tem gente fazendo politica de verdade

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