“Estou com ação pronta para participar”, diz Haroldo Saboia sobre debate na Mirante

O candidato a prefeito de São Luís pela coligação “São Luís, o caminho é pela esquerda”, Haroldo Saboia (PSOL), negou, há pouco, que tenha fechado acordo para não participar do debate que a TV Mirante ainda pretende fazer no primeiro turno da eleição na capital.

E mais: diz que está pronto para brigar na Justiça pelo direito de participar do programa, se ele ocorrer. “Estou com a ação pronta para garantir nossa participação nesse debate”, disparou.

A verdade é que Saboia nem é o principal obstáculo para a realização do debate. Pelo que ficou acertado entre os candidatos e a direção da emissora após três reuniões, o programa pode ser feito com até seis participantes. São oito os candidatos a prefeito.

Como o PSTU não tem representatividade na Câmara dos Deputados, Marcos Silva não pode exigir participação, já que não está na ponta nas pesquisas – critério definido para a escolha dos integrantes do debate.

Restaria, então, convencer Ednaldo Neves (PRTB) a aceitar um acordo segundo o qual ele concederia uma entrevista ao JMTV 2ª Edição (reveja) em troca da sua participação. Um dos representantes dele chegou a aceitar essa proposta na última reunião, semana passada. Mas uma ligação via celular, minutos após a “batida do martelo”, o fez rever sua posição.

E, por ora, não há condições de se realizar o debate.