Belém recebe congresso internacional de tecnologia

Até 2020, o mundo terá mais de 20 bilhões de celulares, tablets e outros dispositivos portáteis conectados à internet. O Brasil é o segundo país no mundo em número de pessoas conectadas à web através de aparatos móveis, com 77% dos usuários acessando a rede por esses equipamentos. No Norte, 21% dos que têm celular navegam na web pelo aparelho, maior índice entre as regiões brasileiras. Atento a essa forte tendência, o governo federal promoverá, em Belém, um evento internacional para discutir a mobilidade digital: é o V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que acontece de 3 a 7 de dezembro (veja mais).

O V Consegi, realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), é gratuito e aberto a agentes públicos, estudantes, hackativistas, profissionais de tecnologia, pesquisadores e a todos os interessados em saber mais sobre aplicativos, equipamentos, serviços e soluções mobile criadas pelo governo e também pela sociedade. O Congresso promoverá uma série de debates sobre essas inovações tecnológicas que têm o potencial de ampliar o acesso à informação, agilizar a prestação de serviços e facilitar o dia a dia das pessoas, em qualquer hora e lugar.

Pela primeira vez fora de Brasília, o Consegi teve quatro edições nos últimos anos e contou com mais de 15 mil inscritos. Na capital do Pará, o evento oferecerá mais de duas mil vagas gratuitas em cerca de 50 oficinas, tutoriais e laboratórios, além de espaços de diálogo em palestras, painéis, mesas-redondas, desconferências e showrooms. A programação completa e a lista de especialistas convidados estão no sitewww.consegi.gov.br.

Entre os destaques já confirmados para o evento estão o Ph.D brasileiro especialista em computação móvel Djamel Sadok; o “pai” do software livre, Richard Stallman; o vice-presidente de Cloud da Canonical, Kyle MacDonald; o representante da VMware Kris Baritt; o ícone da computação em nuvem Reuven Cohen; o expert em proteção de ambientes virtuais Davi Ottenheimer; e o primeiro chefe de informação ou CIO do governo americano, Vivek Kundra (participação via web).

Esses e outros nomes nacionais e internacionais estão na programação do V Consegi que, fora a trilha de mobilidade digital, possui ainda mais cinco eixos temáticos: aplicações de governo eletrônico; comunicação pós-PC e redes do futuro; defesa cibernética; informática e sociedade; e novas tecnologias de TIC.

O Consegi 2012 conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal (CEF), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), da Itaipu Binacional, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae), além do apoio do Governo do Estado do Pará.

(As informações são do SERPRO)