COLUNA DO SARNEY: O lixo, onde começar

São Luís não tem primado pela limpeza, tornou-se uma cidade suja. Os que nos visitam, quando nos encontram falam das belezas da capital, seus monumentais sobrados, seus mirantes e azulejos, suas ladeiras, seu casario, seus telhados, a beleza dessas cores de ocre, que lembram as cores de Lisboa, mais precisamente da Alfama. Mas lamentam a sujeira da cidade. Já nos acomodamos tanto com ela que já não choca e até ficamos complacentes. Mas enquanto formos uma cidade suja, somos vulneráveis ao turismo e à saúde. Até inventaram uma difamação para a água, como imprópria para o banho, e espantamos o povo das praias, quando na verdade a sujeira estava na terra.

Há muitos anos, eu conversava na ONU (1961) com o grande escritor Gilberto Amado, de quem me tornei amigo, sobre os grandes estadistas do mundo. Chegamos à conclusão de que era Júlio César, pelo Império que tinha construído, a visão de estado, guerreiro, herói e intelectual, estrategista e tribuno. Para coroar, seu fim trágico no Senado romano. Mas acrescentei que ele tinha começado sua carreira e sua fama com a limpeza da cidade de Roma, que era uma cidade imunda, com odor de podridão no ar. Júlio César declarou guerra ao lixo e dedicou sua atenção a torná-la uma cidade diferente, sem podridão. Foi o primeiro passo para tornar-se o político popular e construir sua grande e extraordinária carreira.

É um exemplo que estou dando e nos ensina que as pequenas coisas também são importantes, embora não seja questão de estado, é questão de administração.

São Luís nunca teve a noção exata e precisa do que é um prefeito. Suas funções se confundem com a de realizar-se em adversário do governo estadual e gastar todo o mandato em confrontar o governador. A população, então, cobra do governador as obras que são da responsabilidade do prefeito e este se sente confortável para esquecer que a função de cuidar da cidade é do Município e não do Estado. O resultado é que as grandes obras de São Luís foram feitas pelo Estado. Eu, pelo menos, quando fui governador, expandi a cidade. Com a ponte de São Francisco criei uma nova cidade do outro lado, hoje, com cerca de 300.000 habitantes, onde se localizam os arranha-céus, abertura para as praias. Melhorou a qualidade de vida da população.

A Barragem do Bacanga criou uma outra cidade, abrindo o acesso ao Porto do Itaqui, e ali foram implantadas as grandes indústrias, a universidade e novos bairros, como o Anjo da Guarda, Fumacê, Vila Nova. Depois a construção das grandes avenidas, os anéis rodoviários, a Avenida Kennedy e dos Franceses, as primeiras que deram respiração à pressão de expansão da cidade. O efeito correlato e mais importante foi o de salvar a cidade velha da destruição, que já tinha começado com a derrubada de quarteirões de velhos sobrados, para abrir a Magalhães de Almeida e a Rua do Egito. Mais recentemente, os viadutos construídos por Roseana muito ajudaram a circulação de veículos e pessoas.

Assim, um novo prefeito, também que pretende mudar, deve começar com o lixo da cidade, que está imunda. Limpar, não somente o Centro visível, mas os bairros. Ao prefeito compete cuidar da educação básica, das escolas, crianças, que merecem nossa melhor atenção e respeito; tratar do trânsito, da saúde emergencial, dos primeiros socorros; do tráfego, do ordenamento das regras de tráfego e dos centros de saúde dos bairros. Há uma reclamação violenta, dizendo que nada disso funciona, que é uma calamidade total.

Mas, em nossa cidade, a política se tornou tão primária que basta ver a discussão que se faz se prefeito e governador devem trabalhar em conjunto. A democracia é feita da escolha em eleições dos governantes. A luta é natural, as divergências e os lados também. Mas, passada a eleição, os eleitos devem trabalhar em conjunto pelo bem da população, sem que isto signifique abdicação de pontos de vista ou de independência. Isso é que é ser moderno, é renovar métodos e comportamentos. Eu, quando vejo essa discussão, fico estarrecido. E eu é que sou o velho!

O prefeito que entra não tem nada a ver com o passado, mas tem tudo com o futuro. Todos amamos a cidade. Vamos trabalhar juntos sem politicalha, sem rixas pessoais. E é justo que tenhamos sugestões legítimas a dar. São Luís precisa de um Plano Diretor para valer, para identificar os problemas do presente e prevenir erros no futuro. Ordenar o crescimento. O que tem aí ainda é do tempo de Fialho e de Haroldo.

Mas, como grande tarefa, de início, limpar a cidade. É tarefa não só da Prefeitura, mas de criar também na população, que está mal acostumada, educação ambiental para não sujar, implantar a cultura da limpeza e que esta tarefa é de todos e de cada um.

É pouco? É. Mas retornemos ao exemplo de Júlio César em Roma. São Luís merece.

20 pensou em “COLUNA DO SARNEY: O lixo, onde começar

  1. Algumas coisas queria comentar:
    1- A ação de sujar a cidade é feita em 90% dos casos pelo próprio cidadão que por indisciplina, ignorância ou pura preguição joga ou deposita o lixo no local mais fácil, mais cômodo para se livrar daquilo. Ou seja sujar São Luis é um efeito formiguinha feito por cada um de nós.
    2- Se a prefeitura colocasse grandes contâiners metálicos em determinadas áreas a disposição da população, reduziria bastante o efeito da pulverização de milhares de depósitos de lixos.
    3- Se as empresas de limpeza pública fizesse uma campanha de disciplinamento e informação das pessoas, certamente iria reduzir o depósito em locais errados, como no meio do canteiro central da avenida.
    4- Sujeira cria mais sujeira, quanto mais vemos tudo sujo e mal cuidado, menos vontade as pessoas tem de manter limpo.

  2. Todo domingo é o mesmo discurso: quando Governador na década de 60 eu fiz esta obra, aquela ponte, aquele aterro… e agora no Governo Rosenana, ela fez aquele viaduto, aquela via… O nobre Senador parece parado no tempo. Ou entao o que pode ser mais visível: nada aconteceu de novo no Maranhao depois que ele foi Governador. Mas tudo bem, a Coluna é dele, as idéias de cada um devem ser respeitadas. MAs me parece um tanto exagerada a mania que o nobre Senador tem de querer ensinar aos outros como deve ser a Maneira certa de Governar, quais sao as atribuicoes do gestor municipal, etc e essa ladainha toda. E ao propor uma agenda positiva entre prefeitura e Estado ele primeiro deveria frear o sistema Mirante, que já veio contudo pra cima do novo alcáide. Senador, primeiro peça pra sua filha pegar mais leve com os veículos de comunicaçao. Depois a gente volta a converssar sobre a década de 60.

  3. Caro Gilberto! A questão do LIXO,parece que virou tradição em fim de
    mandato,não foi assim com o TADEU PALÁCIO,não houve até decretação
    de Estado de EMERGÊNCIA,por CASTELO,alguém se lembra?Quando a
    sujeira e imundície,nada PIOR que o patrocinado pelo ESTADO/ CAEMA,
    com o ESGOTO a CÉU ABERTO jorrando por toda a Cidade,isso é uma questão de SAÚDE PÚBLICA e muito FEDORENTO,né? Será se esse
    MAR de ESGOTO a CÉU ABERTO não está contribuindo com tantas
    doenças na POPULAÇÃO ?Isso sua excelência não fala,né?Não vou nem
    falar em ÁGUA,que está na base do CARRO PIPA,parecendo o SERTÃO
    NORDESTINO,que não chove a mais de ANO,(uma calamidade),né?Será
    preciso mais exemplo para o ilustre e bem informado,SENADOR?

  4. JONH CUTRIM TALENTOSO E COMPETENTE JORNALISTA, RESPONDEU, TUDO SOBRE A COLUNA DO SARNEY…..

    • Eis o que está no Blog do John Cutrim:
      E a filha, Sarney?
      E o artigo do senador José Sarney, publicado no jornal O Estado do Maranhão, falando do lixo em São Luís e querendo ensinar o prefeito Edivaldo Holanda Júnior como administrar a cidade? Bem que ele poderia dar conselhos à filha, governadora Roseana de como resolver o problema da falta de água na capital e inibir a violência alarmante que ceifa centenas de vida. Poderia ensinar a rebenta, também, a receita para tirar o MA do último lugar em todos os indicadores sociais.

      Parceria
      A parte incontestável do artigo escrito pelo senador Sarney é quanto a parceria entre governo do Estado e Prefeitura de São Luís. “Mas, passada a eleição, os eleitos devem trabalhar em conjunto pelo bem da população, sem que isto signifique abdicação de pontos de vista ou de independência”. Perfeito, desde que seja colocado em prática, a começar na área de saúde. Ou será apenas discurso retórico?! Hum…
      ////
      Vou aproveitar este espaço para responder, já que no John Cutrim sou sistematicamente censurado, tanto que deixei definitivamente de postar qualquer comentário no seu blog.
      Vamos por parte:
      John inicia dizendo que o Sarney QUER ENSINAR o Edivaldo a administrar a cidade.
      Lendo o artigo do Sarney não encontramos nenhum tom professoral. Apenas cita o problema do lixo e exemplifica com fatos históricos a importância de manter a cidade limpa. Em nenhum momento Sarney responsabiliza Edivaldo pela sujeira que domina as ruas de São Luís.
      Logo em seguida John Cutrim “orienta” Sarney a dar conselhos à Governadora já que o Maranhão ocupa a última colocação em vários indicadores sociais.
      Esquece-se John Cutrim do esforço feito nos últimos dois anos para melhorar estes indicadores. E parece desconhecer completamente a crise econômica que se abate sobre o mundo, afetando também o Brasil e por extensão o Maranhão.
      E finge não saber que estes indicadores são de alguns anos atrás. Hoje, o Maranhão certamente não mais está ocupando as últimas colocações nos IDHs.
      Vamos adiante:
      Classifica de discurso retórico o gesto de Sarney ter estendido a mão para uma pareceria Governo/Prefeitura.
      Nota-se claramente o pânico que se apodera dos que sempre apostam no quanto pior melhor caso esta parceira venha a se concretizar e os funcionários recebam os seus salários em uma só parcela.
      É isto que deixa transparecer o comentário do John Cutrim sobre a coluna do Sarney deste domingo.
      Não postei este comentário no blog dele por saber que seria censurado.
      Interessante é o John Cutrim nunca falar nada do Flávio Dino em um ano ter ido menos de 50 vezes ao local de trabalho.
      Interessante é John Cutrim não falar nada do que o Flávio Dino está fazendo para solucionar o problema dos salários dos funcionários municipais. Afinal, segundo John Cutrim, ninguém no Maranhão tem mais prestigio em Brasília do que o Flávio Dino.
      E como John Cutrim nada falou, certamente o Flávio Dino nada esta fazendo.
      Até porque para Flávio Dino os funcionários que se lixem.
      John Cutrim é um blogueiro dedicado e que poderá ter um futuro promissor na área da comunicação.
      Pena que tenha uma visão completamente equivocada da política maranhense.
      Precisa aprender a ser solidário com os que perdem, não buscando sempre estar ao lado dos vencedores.
      Ontem, Castelista, hoje escudeiro fiel de quem chamou Castelo de NÃO transparente.
      Mas John é jovem e o tempo é um grande professor.
      Pena que o tempo tenha o coração duro.
      ////
      REPRODUÇÃO AUTORIZADA

  5. Atentem para esta frase do Sarney na sua coluna de hoje:
    ” Mas, passada a eleição, os eleitos devem trabalhar em conjunto pelo bem da população, sem que isto signifique abdicação de pontos de vista ou de independência.”
    Basta um pouco de humildade do Edivaldo Holanda para buscar junto a Sarney e ao governo do Maranhão recursos para o pagamento dos salários dos funcionários.
    Por que não trabalhar em conjunto buscando uma solução para problema tão grave?
    A mão amiga do Sarney está estendida.
    Cabe ao prefeito decidir se aceita trabalhar em conjunto com o governo do Maranhão pelo bem da população de São Luís ou se prefere manter-se num radicalismo estéril que só leva a mais e mais impasses.
    Eu fosse o Edivaldo Holanda Junior ouviria mais o Edivaldo Holanda Pai e menos, muito menos, os que apostam no quanto pior melhor.
    Ouça seu pai, prefeito.
    A população de São Luís e os funcionários públicos municipais ficarão muito agradecidos.
    Que Deus abençoe a todos e que uma solução seja encontrada para este grave problema.

    • Meu caro Inácio! Não achamos que ir de PIRES na MÃO
      ao Governo do Estado seja a melhor saida para Prefeitura
      SLZ, até porque,o Estado não é BANCO e não terá como
      financiar,existem outros caminhos e eles sabem.Se o Gov.
      do MA,estivesse com essa bola toda,resolveria pelo menos
      o grave problema da CAEMA(falta DÁGUA),mas,nem isso,
      o resto é como o próprio Senador falou,é tudo POLITICALHA,
      isso é dos dois lado,tá?

      • Caro Saraiva
        É muito fácil falar que não se deve ir de pires na mão quando se está com a barriga cheia.
        Eu quero ver falar assim quem está ouvindo o choro de crianças famintas.
        A situação do funcionalismo municipal é DRAMÁTICA.
        Eu em momento algum aventei a hipótese do governo estadual DOAR dinheiro para o pagamento do funcionalismo municipal.
        Eu apenas lembrei que com o prestígio que o Sarney desfruta nos altos escalões da república não será difícil conseguir um empréstimo nos bancos oficiais para colocar em dia a folha de pagamento da prefeitura de São Luís.
        Mas isto não será feito.
        Até porque o prefeito está com o seu salário em dia. E os salários dos seus auxiliares diretos, também.
        Por que como medida emergencial o prefeito não suspende por tempo indeterminado o pagamento dos salários do seu secretariado?
        E o dele próprio e o do seu vice?
        Por que o prefeito não suspende os repasses que faz à Câmara Municipal?
        Não faz porque vai mexer com gente graúda.
        E gente fina é outra coisa.
        Assim prefere negociar com sindicatos e pagar em conta-gotas o salário do funcionalismo.
        Mantém-se distante de uma solução por não querer contrariar aliados políticos que passariam a ver neste gesto, buscar a ajuda do Sarney, uma aproximação política, quando uma coisa não tem nada a ver com a outra.
        E por causa disto tudo o funcionalismo continuará passando FOME.

  6. Lí de um filósofo que não importa o nome, a seguinte frase: o bem mais bem distribuído é o bom senso, pois todos acham que têm bastante.
    Tenho observado durante meus incontáveis anos de vida que o bem mais precioso Deus concede a poucos: a inteligência.
    A crônica do SENADOR SARNEY, revela tanta inteligência que deveria ser colocada em destaque para servir de orientação a quem tem real capacidade de fazer algo pela governança.
    O que mais temos visto são críticas vazia, critica de pessoa que sem qualquer condição de entendimento, dá palpite em tudo.
    SER PARTIDÁRIO, SER ADVERSÁRIO É JUSTO. MAIS JUSTO É MESMO LUTAR PELO BEM COMUM
    E não sendo capaz de me fazer entender, transcrevo um pensamento de SÊNECA. O homem deve viver em sociedade e se ajudando mutuamente.
    PELO NOSSO MARANHÃO, VAMOS TODOS BUSCAR SOLUÇÃO.
    Edivaldo tem boa vontade, mas não sabe fazer milagre!

  7. Inacio augusto!! A maö amiga do senador sarney, tem as garras afiadas qr. penetra a carne e chega no osso ela so afaga os sarneys e os murad.. para os demais ela e pervesa e vingativa, veja a situaçao de nossa gente e de da dò….

    • Meu caro Che
      Isto eu sei de cor e salteado.
      Mas é preciso entender que as pesoas não são estáticas.
      As pessoas com o avançar da idade tendem a ficar menos pragmáticas e um pouco complacentes, chegando até a agir com benevolência.
      Além do mais um gesto de grandeza num momento como este gera simpatia para quem o pratica.
      Mesmo que Sarney tenha permanecido o mesmo, o fato de ajudar na solução deste problema trará para ele e o seu grupo DIVIDENDOS políticos.
      E gere o que gerar, para os funcionários que estão desesperados o que interessa é receber os salários.
      Se Edivaldo recusar a mão amiga que se estende irá ter contra si todo o funcionalismo municipal.
      O importante é que neste jogo de bondades ou de interesses pode estar a solução para o pagamento do funcionalismo público.
      Aceitar a ajuda de Sarney e pagar os funcionários.
      Aconselhar-se com Edivaldo Holanda Pai e não com Flávio Dino, já que Edivaldo Pai quer o bem do filho e Flávio Dino quer o quanto pior melhor.
      Proceder de forma diferente é afastar-se dos preceitos cristãos.
      E Edivaldo é um pregador da palavra de Deus.
      ACEITAR A AJUDA E PAGAR OS FUNCIONÁRIOS.

  8. AGORA VEM TIRAR FOTO DO
    LIXO E DA MERDA Q DEIXARAM AQUELES QUE APOIAM A OLIGARQUIA SARNEY. COMO EM SANTA INES. SO VAGABUNDO

  9. A grande porta está aberta, agora só depende da sabedoria do novo prefeito para adentrar esta importante casa e fazer uma boa administração. É o que deve ser feito.

  10. O POVO SEM A PALAVRA
    A MORTE É UM GRANDIOSO MISTÉRIO
    MORRER É UM VERBO DELÉVEL
    QUE CHEGA SEM DIA,HORA OU LOCAL DETERMINADO POR NÓS
    HOJE ESTAMOS VIVOS, CHEIOS DE PLANOS,VONTADES, SONHOS
    E DO NADA…
    ZÁS! NOS DESPEDIMOS DA VIDA
    COMO UM ESPETÁCULO QUE NO MELHOR DO ATO
    FECHA AS CORTINAS E NOS DEIXA PERPLEXOS
    E SEDENTOS DE TANTA SAUDADES
    A MORTE DO NOSSO SAUDOSO JAIR DA SILVA
    O ETERNO JAIRZINHO FOI ALGO INIMAGINÁVEL
    POIS ELE EXPRESSAVA EM SEU PROGRAMA
    TANTA VITALIDADE,ALEGRIA QUE PARECIA
    QUE AINDA VIVERIA POR MULTIPLICADOS ANOS
    E AGORA?
    QUEM FALARÁ EM NOME DO POVO?QUEM DEFENDERÁ DE FORMA IRREVERENTE
    NOSSO POVO OPRIMIDO, SOFRIDO SEM VOZ E SEM VEZ?
    CALOU-SE NO ÚLTIMO DIA 04/01/2013 A VOZ DOS NECESSITADOS
    A VOZ DO HOMEM CULTO, SÁBIO E DESTEMIDO, QUE COM
    MUITA SIMPLICIDADE ,FAZIA ECOAR NO BRASIL E NO MUNDO A FOME DOS DESABRIGADOS E EXCLUIDOS
    ELE FALAVA A LINGUA DO POVO MAIS HUMILDE, DO POVO INTELECTUALMENTE EMPOBRECIDO, MAIS MUITO RICO DE HUMILDADE,DECÊNCIA E RESPEITO AO PRÓXIMO.
    ADEUS JAIRZINHO
    VOCÊ ESTÁ NA GLÓRIA, SOB A PROTEÇÃO DO MANTO SAGRADO
    DA NOSSA MÃE IMACULADA, DA NOSSA MÃEZINHA
    MÃEZINHA ESSA QUE VOCÊ COTIDIANAMENTE
    ENFATIZAVA AINDA MAIS O SEU AMOR E FERVOROSAMENTE CHAMAVA DE MÃE E MADRINHA
    VOCÊ DEIXOU UMA LACUNA
    NA ALEGRIA
    NA CRIATIVIDADE
    NA VERDADE CONTADA DE FORMA ESCRACHADA
    E NA SOLIDARIEDADE PARA COM OS QUE MAIS NECESSITAM
    DORME E DESCANSA EM PAZ E QUE OS ANJOS DO CÉU
    TE ACOMPANHE E ILUMINE E ROGA POR NÓS
    PELO TEU POVO SIMPLES E SOFREDOR QUE AGORA CAMINHA NAS TRILHAS
    DA SAUDADES E DO SILÊNCIO ETERNO
    TUA IDA AO PARAISO CELESTIAL
    NOS DEU A CERTEZA DE QUE SOMOS APENAS UM CRISTAL
    QUE A QUALQUER HORA QUEBRARÁ E VOLTARÁ AO PÓ
    OBRIGADA POR INCANSAVELMENTE DEFENDER O QUE RESTOU DE NÓS:
    UM POVO SEM PALAVRAS.(MARISE RÊGO)

  11. O título do artigo cometido por Sarney neste domingo poderia ser também assim:

    O esgoto, onde começar
    A violência, onde começar
    A pobreza, onde começar
    A educação, onde começar
    A saúde é vida, onde começar

    Ah, em vez do prefeito Edivaldo, o coroné poderia começar ensinando a sinhazinha Roseana a governar. Vá tomar banho nas ‘despoluídas’ praias de São Luís, Sarney!

  12. Meu caro Gilberto! Seria bom que sua excelência,o Sen.JOSÉ SARNEY,
    escrevesse ou comentasse,a reportagem do FASTÁSTICO/GLOBO,noite
    de ontém,sobre a situação de ABSURDO DESCASO,no Min.de Minas e
    Energia,iniciado em seu Governo nos anos 80 e continua o desmando na
    na atual gestão do seu dissípulo,o Min.EDISON LOBÃO.Parece pior que
    a Prefeitura de SLZ,pode?Vão já dizer que é perseguição da IMPRENSA
    Nacional e OPOSIÇÃO,né?

  13. Meu caro Gilberto! Seria bom que sua excelência,o Sen.JOSÉ SARNEY,
    escrevesse ou comentasse,a reportagem do FANTÁSTICO/GLOBO,noite
    de ontém,sobre a situação de ABSURDO DESCASO,no Min.de Minas e
    Energia,iniciado em seu Governo nos anos 80 e continua o desmando na
    na atual gestão do seu dissípulo,o Min.EDISON LOBÃO.Parece pior que
    a Prefeitura de SLZ,pode?Vão já dizer que é perseguição da IMPRENSA
    Nacional e OPOSIÇÃO,né?

  14. Infelizmente, acho pouco provável que a sugestão do nosso Presidente Sarney seja aceita pela atual gestão. É de conhecimento público que o governo extremamente corrupto de João Castelo, contratou com as empresa Vital/Limpel, através de PPP, prazo de 20 anos, os servicos de limpeza pública, por 3,5 bilhões, com superfaturamento superior a 1 bilhão, sem que nossa justica, nossa imprensa e nossos vereadores tenham tomado providências. O governo de Edivaldo está apenas com 7 dias e evidências apontam que já existem negociacões… Soube que amanhã está programada um reunião para tratar do assunto. Será que nosso JÚLIO CEZAR sabe disso?

  15. Estou refrescando o assunto sobre o Presidente Sarney, porque adoro vê comentários Leio tudo sobre Sarney, a meu ver o mais notável maranhense.

Os comentários estão fechados.