Mandela segue em estado crítico, porém estável

mandela

Presidente Mandela foi um fiel defensor da igualdade entre negros e brancos

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, permanece em estado “crítico mas estável”, afirmou neste sábado o presidente do país, Jacob Zuma, que espera que seu ilustre predecessor possa voltar para casa em breve.

“Permanece (em estado) crítico mas estável, portanto nada mudou. Mas esperamos que melhore. Esperamos que saia muito em breve do hospital”, declarou Zuma em uma entrevista coletiva com o presidente americano Barack Obama em Pretória.

Na mesma entrevista, Obama afirmou que a “coragem moral” de Nelson Mandela tem sido uma fonte de inspiração.

“Sua coragem moral tem sido uma fonte de inspiração pessoal para mim. Tem sido uma fonte de inspiração para o mundo”, declarou o presidente dos Estados Unidos ao lado de Jacob Zuma.

“O triunfo de Nelson Mandela e desta nação fala a algo muito profundo no espírito humano”, completou Obama, que não visitará o ícone da luta contra o apartheid no hospital.

Mandela está internado há três semanas por uma grave infecção pulmonar.

Mas o presidente americano e sua esposa Michelle se reunirão em uma visita privada com a família de Mandela.

“Por respeito pelo conforto e a paz de Nelson Mandela, e por desejo da família, Barack Obama não visitará o Medical Heart Hospital”, onde o primeiro presidente negro da África do Sul está internado, declarou uma fonte do governo americano.