Bloquinho fechado para votação em eleição indireta

De O Estado

marcoscaldas1O líder do Bloco da União Democrática (BUD), deputado Marcos Caldas (PRP), garantiu ontem, em entrevista a O Estado, que a bancada votará unida em um único candidato numa provável eleição indireta para governador e rechaçou qualquer possibilidade de esse voto ser dado a um candidato de oposição.

Segundo Caldas, o bloco já se reuniu quatro vezes para discutir o assunto, mas ainda não se posicionou porque espera uma decisão formal da governadora Roseana Sarney (PMDB) sobre uma possível renúncia para disputar o cargo de senadora em outubro deste ano. “Antes disso, não há o que se discutir”, declarou.

O líder do BUD, popular Bloquinho, acrescenta, contudo, que pelo menos uma decisão está tomada: seus seis membros votarão em apenas um candidato, caso a Assembleia Legislativa seja convocada para escolher um sucessor para a peemedebista.

“Se a governadora Roseana confirmar a renúncia, sentaremos com os dois pré-candidatos para conversar”, disse, referindo-se ao presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo, e ao secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, ambos do PMDB. “Mas uma coisa está certa entre nós, o que a maioria decidir, será o candidato de todo o bloco. Votaremos em grupo em um único candidato”, completou.

O deputado Marcos Caldas também comentou as especulações sobre uma reunião entre membros do Bloquinho e o ex-governador José Reinaldo (PSB), que teria ocorrido no fim da semana passada.

Desde que se aventou a possibilidade de uma eleição indireta, o nome do socialista é apontado como uma alternativa da oposição a uma candidatura de Luis Fernando, mesmo que seja apenas para “demarcar território”. E a suposta reunião foi comentada por oposicionistas no início desta semana.

“Nunca houve reunião com o José Reinaldo, não que eu tenha participado. Soube dessas especulações pela imprensa. Soube até que a oposição havia me procurado para intermediar o encontro. Mas isso não aconteceu e eu não tenho conhecimento também de que qualquer dos membros do nosso bloco tenha se encontrado com ele [José Reinaldo]”, disse.

Resolução – Sobre a resolução que regulamentará a eleição indireta, o líder explicou que concorda com o posicionamento do presidente Arnaldo Melo, de que ela seja editada apenas depois que a governadora Roseana informar se sai do cargo, e quando fará isso.

“A resolução estabelece até data e hora para a eleição indireta. De que adiantaria, então, a Assembleia editar logo o texto se, depois, a governadora decidisse não sair do cargo?”, questionou.

No início do mês, Arnaldo Melo disse achar que não faz sentido editar uma resolução sem antes haver a confirmação da desincompatibilização da governadora. “Seria regulamentar o nada se nós editássemos uma resolução sem saber se a governadora Roseana Sarney deixará o cargo”, reiterou.

O presidente também argumentou que o fato de a resolução estabelecer pontos específicos do pleito a tornaria inútil se Roseana Sarney resolvesse concluir o mandato.

“É a partir de uma decisão dela [governadora Roseana Sarney] informando oficialmente se vai sair ou não que poderemos dar início ao processo de elaboração desta resolução”, completou.

Um comentário em “Bloquinho fechado para votação em eleição indireta

  1. Esse cara ja foi longe demais esta na hora da Governadora comer o figado dele, ta pensando que e alguma coisa. Ele sabe que o candidato na para eleicao indireta e Luis Fernando

Os comentários estão fechados.