“Agitação de vivandeiras”, diz Sarney de reação da oposição a artigo sobre IBGE

ibgeO senador José Sarney (PMDB-AP) ironizou hoje (4), em artigo publicado na sua coluna em O Estado, a reação da oposição maranhense aos seus escritos da semana passada, quando ele criticou a manipulação de dados de pesquisas do IBGE sobre a realidade sócio-econômica do Maranhão.

“Agitação de vivandeiras”, desse sobre as críticas dos adversários.

Segundo o ex-presidente o que há é o “manuseio” dos dados. Ele alerta para o fato de que, desde a passagem do ex-governador José Reinaldo (PSB) pelo Palácio dos Leões, escolheram-se “uns três” dados levantados pelo IBGE para “denegrir o Maranhão”.

“Minha preocupação não é com a instituição, uma das mais importantes do Brasil, mas com o manuseio de dados; e não sou o único com esta preocupação. De uns anos para cá – depois de um governador cujo nome me recluso a declinar, porque é palavra feia -, quando foi feita uma campanha nacional sobre o Maranhão, como o estado mais pobre do Brasil, escolheram, entre dois mil índices do IBGE, uns três, que são ruins, para denegrir o Maranhão”, escreveu.

Leia abaixo a íntegra do artigo.

Os números da oposição

Da Coluna do Sarney

Publiquei, há alguns dias, um artigo sobre a questão do mau uso das estatísticas. Algumas pessoas quiseram ver nele um ataque ao IBGE: agitação de vivandeiras. Minha preocupação não é com a instituição, uma das mais importantes do Brasil, mas com o manuseio de dados; e não sou o único com esta preocupação.

De uns anos para cá – depois de um governador cujo nome me recluso a declinar, porque é palavra feia -, quando foi feita uma campanha nacional sobre o Maranhão, como o estado mais pobre do Brasil, escolheram, entre dois mil índices do IBGE, uns três, que são ruins, para denegrir o Maranhão. A técnica dos marqueteiros era uma só: já que nada temos para atacar o Sarney, vamos atacar o Maranhão e debitar esses índices como responsabilidade dele.

Fizeram um desserviço muito grande a nossa terra, colocando nacionalmente o Maranhão na berlinda como exemplo das coisas que não prestam. Este sentimento não é compartilhado pelo povo maranhense, que tem orgulho de sua terra e de sua gente. Chegaram ao máximo de esquecer os cinco ônibus que queimam por dia em São Paulo, para criar um escândalo mundial com o incêndio de dois no Maranhão, numa vingança de bandidos e quadrilhas organizadas que nossa Polícia tem combatido com êxito.

O IBGE, responsável por esses números, tem sido criticado por suas inúmeras falhas. Lula criticou porque o IBGE disse que no Brasil havia mais obesos do que magros: três milhões de magros e 10 milhões de barrigudos e portanto o programa da fome era desnecessário. O ex-presidente do Branco Central, Chico Lopes, contestou seus números na área financeira, consumo das famílias e sobre setor de serviços.

A Anfavea, associação que congrega os fabricantes de automóveis, desmentiu que a venda de automóveis tinha caído e insistiu que seus números tinham aumentado. O senador Aécio Neves acusou a instituição de agir politicamente. A própria presidente, dra. Wasmália, reconheceu algumas deficiências, inclusive o desnível de salários de seus melhores técnicos, que eram disputados no mercado.

Assim é que eles dizem que nosso IDH, modelo que é feito para países ricos e não diz nada, é responsável pelo atraso maranhense. O Brasil é o 85º país do mundo em IDH. Contudo, ninguém diz que é o mais pobre e que Lula é responsável por isso. O Brasil é a 5ª economia mundial e está no topo do progresso. O Maranhão é o 16º estado do Brasil, na frente de Mato Grosso do Sul e uma pesquisa de opinião pública registra que 70% da sua população está feliz com sua vida.

Os pessimistas, que querem fazer política à custa do Maranhão, denegrindo-o, devem ter amanhecido roendo as unhas de raiva: a Petrobras DESCOBRIU PETRÓLEO E GÁS em Senador Alexandre Costa e outros quatro municípios. É o Maranhão avançando, ficando cada vez mais rico. Feliz está o povo com a notícia e infelizes os pregoeiros da desgraça e da terra arrasada, exercitando a mais arrasada de todas as políticas.

10 pensou em ““Agitação de vivandeiras”, diz Sarney de reação da oposição a artigo sobre IBGE

  1. Um Senhor desta idade mostra que não tem um mínimo, ou finge não ter, de conhecimento em geografia política. Dizer que o Brasil é quinta economia do mundo adianta de que quando somos os últimos em educação? Um dos que estão no topo da violência mundial?
    De que adianta dizer que o Maranhão é 16a economia do país quando é o penúltimo em desenvolvimento humano? Quando somos os últimos em educação? Quando somos o estado de menor índice de policiais e médicos por habitantes? Quando somos o estado com menor índice de saneamento básico do país? Quando 20% da população é analfabeta?

    Na lógica torta deste senhor, que se diz um intelectual (coitado), a soma de riquezas – que se concentra nas mãos de uma meia dúzia – é muito mais importante do que o idh que verifica a qualidade de vida da população.
    Bom saber que riqueza importa muito mais pra esta gente do que o bem estar social das pessoas.

  2. É inconcebível pensar que um imortal da ABL se sujeite a escrever coisas desse tipo. Por exemplo, qual a relação lógica entre descobrir petróleo e avanço social e econômico?

  3. Todos os exemplos de pessoas que contestam as pesquisas do IBGE são pessoas que foram prejudicadas politicamente com tais índices, ora mais. Só isso é pra desconfiar desse tipo de gente como Sarney. 70% da população do Maranhão feliz da vida? Que citação mais nojenta essa! Esse número 70 é cabalístico? Ele tirou esse 70 do nada foi? Brincadeira! E outra coisa, descobriram petróleo e gás aqui no Maranhão foi? Engraçado que só descobrem petróleo e gás em ano de eleição pra governador né. Não é interessante isso? Espero que seja aprovado meu comentário.

  4. Caro amigo blogueiro jornalista, aconselho-te a procurar um novo emprego logo após o término das eleições. A teta do estado vai secar.

    • problema de vcs que estão doidos para mamar é achar que a vida dos outros é procurar uma teta… falo com vc no dia 1º de janeiro de 2015

  5. O QUE O OPOSIÇÃO QUER É O QUE A POPULAÇÃO NÃO ACEITA, É A VOLTA DOS BALAIOS DO TEMPO DO DR. JACKSON LAGO: É WEVERTON ROCHA, AZIZ, OTHELINO NETO, DIONISIO COLISEU, TELMA PINHEIRO, JULIÃO AMIM E OUTROS QUE METERAM A MÃO NO COFRE. ISSO JAMAIS.

  6. NO DIA 01 DE JANEIRO DE 2015 A GOVERNADORA DO MARANHÃO VAI PASSAR A FAIXA DE GOVERNADOR PARA LOBÃO FILHO. JAMAIS DEIXAREMOS ESSES COMUNISTAS TOMAREM CONTA DO NOSSO MARANHÃO.

  7. FLAVIO DINO SERÁ DERROTADO PELA SUA PRÓPRIA ARROGANCIA. O POVO DO MARANHÃO NÃO MERECE ESSA TURMA COM A QUAL ELE ANDA.
    DIONISIO DA COLISEU, WEVERTON ROCHA DO COSTA RODRIGUES, JULIÃO AMIM, OTHELINO NETO AFUNDOU A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, TELMA PINHEIRO E OUTROS.

  8. Gilberto

    Dar ênfase a um corrupto deste naipe, é muita falta de matéria… nem precisa dar ouvido a que um coronel desse fala…Basta dar uma volta pela periferia das medíocres cidades deste estado para testemunhar os fatos… Na realidade, pobres tem poucos o que está cheio é de MISERAVES!
    Então Vamos aos dados: IDH .639, Extrema miserabilidade: 23% , Crianças na miserabilidade: 32%
    Extrema pobreza: 40%, 50% da renda do estado estão nas mãos dos 10% mais ricos, só para começar, se for relatar todos os índices, o estado está estagnado, mesmo com toda a riqueza natural que possui. PARA PROSPERAR SÓ A UMA ALTERNATIVA ESTERMINAR A DINATIA SARNEY E SEUS CONIVENTES.
    ALIÁS ESTA SITUAÇÃO É PECULIARIDADE DA MAIORIA DOS ESTADOS DO NORDESTE, PRA NÃO DIZER TODOS!
    “A MEDIOCRIDADE DOS POLITICOS É TAMANHA QUE A IMBECILIDADE DESTE ZÉ POVINHO CHEGA A SER BRILHANTE”
    SEM SER RADICAL, IMAGINA SE FOSSE!

    NÃO SE METAM NO IBGE… O IBGE CONHECE A REALIDADE DESTE PAÍS, MAIS DO NINGUÉM… TENHO 38 DE CASA DOS QUAIS 25 ANOS FAZENDO PESQUISA DE CAMPO,
    E EU SEI QUE A SOCIEDADE CONFIA MUITO MAIS NOS DADOS DO IBGE DO QUE EM POLITICO LADRÃO…

Os comentários estão fechados.