“Estamos sendo tratados como feras selvagens”, diz preso de Pedrinhas

Do Uol  “A gente sabe que está aqui porque estamos pagando pelos nossos erros, mas também somos seres humanos e estamos sendo tratados como feras selvagens”, afirma um dos detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA). Em vídeos divulgados nesta terça-feira (1º) pela entidade de direitos humanos Conectas, presos afirmam que são vítimas de torturas praticadas por agentes penitenciários e policiais militares e reclamam da falta de assistência jurídica e das precárias condições de higiene da penitenciária.Os depoimentos dos presos integram o relatório “Violação Continuada: Dois Anos da Crise em Pedrinhas”, resultado de seis inspeções realizadas nos últimos dois anos por membros da Conectas, da OAB-MA, e das ONGs Justiça Global e SMDH (Sociedade Maranhense de Direitos Humanos). “A comida já chega aqui azeda. Não consigo suportar nem o cheiro dessa comida. Está todo mundo aqui morrendo de fome e desnutrido”, afirma outro preso. Todos os detentos tiveram sua identidade preservada.

Eles reclamam também da falta de material de higiene, mostram bloqueios que fazem para evitar os ratos e baratas nas celas e a falta de tratamento médico básico.

Outro detento reclama de “seguidas torturas” cometidas por carcereiros e policiais militares: “eles jogam bomba aqui dentro da cela. Não tem oxigênio para sair para lugar nenhum. Aí a gente fica aqui, pedindo socorro. “Quanto mais a gente grita, mais eles jogam”. Para a advogada e diretora da Justiça Global, Sandra Carvalho, os presos sofrem tortura física e também psicológica. “As violações de direitos humanos são recorrentes não apenas em Pedrinhas, mas em todo o sistema penitenciário do país”, diz.

Continue lendo aqui.

6 pensou em ““Estamos sendo tratados como feras selvagens”, diz preso de Pedrinhas

  1. É muito fácil ir numa cadeia ou penitenciária reclamar a favor de um condenado da justiça? E porque os direitos humanos não vão nas residências das vítimas que esses presos fizeram? Ceifaram país de famílias, filhos e netos,. Imagine um filho sendo criado sem seus pais, porque foi assassinado pelos meliantes, como será a vida deste ser humano? De uma hora para outra se ver criados por parentes ou vizinhos ou até mesmo em um orfanato? Mais direitos humanos não é pra isso é sim pra condenado. Se os meliantes estão lá é porque tem que pagar o que eles devem a sociedade e a justiça. E cada preso sabe como funciona as cadeias nesse País, quando eles entraram lá já sabem o que vão encontrar,para tanto se vão para lá é por que querem.

  2. Sim, tão querendo o que? cadeia é lugar de gente que não presta, vida boa a gente tem em casa!!; seria bom que os demais delinquentes que estão ainda estão soltos soltos pudessem ler a matéria , pois só assim saberiam o quanto é ruim esta lá!!

  3. o mais engraçado disso tudo e que mesmo os presos sabendo como e o sistema carcerário quando sai vão matar, vão assaltar e fazer tudo do mesmo jeito e sabendo que pode voltar para o mesmo lugar. então será se eles acha mesmo tão ruim assim? duvido.

  4. Vá dar ouvidos pra esses vermes sanguinários, que eles tem sempre o que reclamar de maus tratos. E quando a justiça vacila e põe eles pra fora, tocam o terror pra cima das pessoas.

  5. Quanta injustiça no Brasil, aqui as vítimas que pagam a estadia desses vermes na cadeia. Ou seja, nós com nossos impostos. Esses vagabundos deveriam trabalhar para pagar sua estadia nesse hotéis aí. Cadeia no Brasil é hotel.

  6. Acredito que a sociedade deveria cobrar e caro dos direitos humanos, pois eles são grandes incentivadores para a bandidagem que a cada dia mais mata e rouba gente inocente.

Os comentários estão fechados.