A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Agricultura, firmou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a adoção de um sistema alternativo de criação de galinhas caipiras, que consiste em uma tecnologia dirigida ao agricultor familiar, capaz de organizar de forma gerenciada a atividade de criação dessa espécie de ave.
Em visita à localidade Mojó, na zona rural de Paço do Lumiar, o secretário de Agricultura, Rodrigo Costa, e técnicos da Embrapa conheceram o método atual de criação e discutiram a operacionalização da parceria.
Esse sistema alternativo de criação, cuja implantação terá apoio da Embrapa Meio Norte, resultará em melhoria da qualidade de vida das famílias, seja pela maior oferta de carne e ovos de qualidade na sua alimentação, seja pela possibilidade de venda do excedente, uma vez que aumentará de forma substancial e eficiente a capacidade produtiva do plantel.
A criação de galinhas caipiras é uma atividade cujo mercado é muito promissor, uma vez que, comumente, a oferta desse produto é menor do que a demanda. Além disso, sua comercialização pode ser efetuada de modo direto (produtor-consumidor), ou com a existência de, no máximo, um intermediário, tornando compensadores e bastante atrativos os preços dos produtos para o produtor.
NÃO vai dar certo, quase todos os criadores de aves da ilha de São Luís estão com problemas com ladrões, acredite se quiser mas no Maranhão AINDA existem ladrões de galinhas muito embora a maioria deles sejam na verdade ladrões de COFRES, cofres públicos é claro.
Hoje na zona rural rouba-se de tudo, desde pequenos plantações de cheiro verde, legumes, até peixes de açudes e animais destinados ao comércio periférico.
Galinha Caipira…hahahah… p esses políticos irem tomar umas(grode) e almoçarem! Já tapar os buracos nas principais avenidas do Maiobão n vjo nenhum se mobilizar