PF encontra em cofre de Lula crucifixo que sumiu do Planalto

De Época

crucifixoA Polícia Federal encontrou um cofre da família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novas diligências secretas realizadas ao longo desta semana. Dessa vez, os alvos foram presentes e joias raras recebidos por Lula durante encontros oficiais com chefes de estado. Os bens estão guardados, sem custo algum, em 23 caixas lacradas numa agência do Banco do Brasil, localizada no centro de São Paulo, desde 21 de janeiro de 2011, mês em que Lula deixou o governo.

O pedido da nova busca e apreensão ocorreu após os policiais encontrarem na residência do ex-presidente em São Bernardo do Campo, grande São Paulo, um documento intitulado “Termo de Transferência de Responsabilidade (Custódia de 23 caixas lacradas)”, datado de 19 de março de 2012. No material, consta a informação de que os bens estão sob a guarda da mulher de Lula, Marisa Letícia Lula da Silva, e de seu filho Fábio Luis Lula da Silva, conhecido como Lulinha. Entre os responsáveis pela entrega dos presentes na agência está Rogério Aurélio Pimentel, assessor especial do ex-presidente, apontado como suspeito de ter bancado despesas da reforma do sítio em Atibaia, São Paulo, frequentado ao menos 111 vezes por Lula.

Entre os 132 objetos encontrados, classificados como joias e obras de arte, estão medalhas, moedas, comendas, adagas, entre outras peças que Lula ganhou de chefes de estado durante o missões oficiais que realizou em diversos países, do Chile à Ucrânia. Nos materiais identificados pelos investigadores, está um crucifixo talhado em madeira, uma obra barroca do século XVI que ficou famosa por ter desaparecido, de uma hora para a outra, do Planalto quando Lula deixou o governo. A PF precisou de dois dias para analisar todo o acervo. Desde janeiro de 2011 até hoje, “o material não foi movimentado ou alterado”. De acordo com o relatório da PF, o gerente da agência do BB, Sérgio Ueda, disse que “não há custo de armazenagem para o responsável pelo material”.

36 pensou em “PF encontra em cofre de Lula crucifixo que sumiu do Planalto

  1. O crucifixo não é de Aleijadinho , é sim um presente de José Alberto de Camargo do Instituto da Cidadania para Lula.
    Procure se informar antes de postar mentira…

      • Então dos 132 objetos apropriados indevidamente, um deles é do ex-Presidente, mas os outros 131 foram roubados, está certo a conta ? Sr. Rafael Eder . . . .

      • Essa notícia é falsa ! Porque uma pessoa iria roubar uma obra obra de arte catalogada como patrimônio universal e por isso nunca poderia expô-la em sua casa ou vendê-la ? Patrimônio Universal não pode ser vendido e nem gera lucro e é reconhecida por todos ! * É a mesma coisa que roubar a Torre Eiffel da França e colocá-la como enfeite em seu jardim ou usá-la co suporte para antena de TV ou Hi Fi ! E pelo que eu saiba o Lula não é nenhum colecionador de Obras de Arte e nem tem conhecimento para isso ! Além do mais me parece que ele é ateu , por isso porquê queria uma imagem de Santo ? Para pedir graças ? *E qual a utilidade teria essa Obra de Arte estar em poder de uma pessoa ? ****Estão vendo muitos filmes fictícios policiais na TV !

    • Kkkk!
      Eleitor petista é um tipo diferenciado de ser humano!
      Não aceita enxergar o que é mais óbvio e claro!
      O molusco não ganhou presentes… quem ganhou presentes foi a instituição PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!
      Se o nome do ser foi citado, porque era ele que, INFELIZMENTE, estava presidente da república!
      O crucifixo (desimportando se a obra era de autoria do Aleijadinho, ou de minha avózinha!), é propriedade da PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, e não da pessoa física luladrão!
      Procure se informar, antes de postar mentira, sr. rafael eder!!!
      Parabéns Gilberto… continue sua luta!

      • Quando ele vai devolver os objetos levado pela Granero? Uma empresa tao antiga e com funcionarios tão despreparados? Vão se apossando de tudo e escondendo nos cofres do Banco do Brasil, onde não cobram nada para armazenar as “Tralhas” apropriadas/
        “Surrupiadas” indevidamente?!
        E o faqueiro de ouro?
        Sera q essa é a mesma agência de onde desapareceram as joias de muitas familias paulistanas?
        Huuummm sei não!

      • Esse era o grande mestre Antônio Francisco Lisboa.
        Talvez o que o Rafael Eder queira dizer é que o Lula também é aleijadinho. Kkkkkkkkkk

    • Então me explique o fato da mesma peça aparecer em fotos do gabinete quando o Itamar Franco ocupou a presidencia 10 anos antes (1993-1994). O bispo até pode ter dado um crucifixo de presente ao Lula, mas com certeza não é o mesmo que aparece nas fotos que geraram a reportagem.

    • Como explica, então, que o mesmo Cristo figurava em fotografia ao lado do presidente Itamar, quando este exercia o mandato presidencial. Fotos disponíveis na Internet. É necessário maiores esclarecimentos.

    • A questão do Crucifixo está superada.
      Foi presente de José Alberto de Camargo, diretor da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa da família Moreira Salles. Em janeiro de 2003, com Lula recém-empossado, Camargo, por meio da Fundação Djalma Guimarães, braço cultural da CBMM, pagou R$ 60 mil a Dom Mauro pelo crucifixo. “Não sabia o que fazer com a obra e aceitei a sugestão de Frei Betto de dá-la ao Lula”, diz Camargo.
      A questão é: a Lei admite que um presidente da República receba um presente nesse valor?
      O art. 10, do Decreto n° 4.081/2002, diz:
      Art. 10. É vedado ao agente público, na relação com parte interessada não pertencente à Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, ou de organismo internacional de que o Brasil participe:

      I – prestar serviços ou aceitar proposta de trabalho, de natureza eventual ou permanente, ainda que fora de seu horário de expediente;

      II – receber presente, transporte, hospedagem, compensação ou quaisquer favores, assim como aceitar convites para almoços, jantares, festas e outros eventos sociais;

      A Resolução n° 3, da Subchefa de Assuntos Jurídicos, da Casa Civil, ensina:

      2. É permitida a aceitação de presentes:

      I – em razão de laços de parentesco ou amizade, desde que o seu custo seja arcado pelo próprio ofertante, e não por pessoa, empresa ou entidade que se enquadre em qualquer das hipóteses previstas no item anterior;

      II – quando ofertados por autoridades estrangeiras, nos casos protocolares em que houver reciprocidade ou em razão do exercício de funções diplomáticas.

      Como se vê, não foi caso, nem de parente, nem de autoridade estrangeira!

      Continua a Resolução:

      3. Não sendo viável a recusa ou a devolução imediata de presente cuja aceitação é vedada, a autoridade deverá adotar uma das seguintes providências, em razão da natureza do bem:

      3. Não sendo viável a recusa ou a devolução imediata de presente cuja aceitação é vedada, a autoridade deverá adotar uma das seguintes providências:(Redação dada pela Resolução nº 6, de 25.7.2001)

      I – tratando-se de bem de valor histórico, cultural ou artístico, destiná-lo ao acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN para que este lhe dê o destino legal adequado;

      II – nos demais casos, promover a sua doação a entidade de caráter assistencial ou filantrópico reconhecida como de utilidade pública, desde que, tratando-se de bem não perecível, esta se comprometa a aplicar o bem ou o produto da sua alienação em suas atividades fim.

      II – promover a sua doação a entidade de caráter assistencial ou filantrópico reconhecida como de utilidade pública, desde que, tratando-se de bem não perecível, se comprometa a aplicar o bem ou o produto da sua alienação em suas atividades fim; ou(Redação dada pela Resolução nº 6, de 25.7.2001)

      III – determinar a incorporação ao patrimônio da entidade ou do órgão público onde exerce a função.(Incluído pela Resolução nº 6, de 25.7.2001)”

      Portanto, por qualquer ângulo que se verifica a questão, o tal Crucifixo deveria ter sido entregue em doação a entidade de caráter assistencial ou filantrópico reconhecida como de utilidade pública.

      O Instituo Lula não se enquadra nessas definições.

      Completa a Resolução:

      4. Não caracteriza presente, para os fins desta Resolução:

      I – prêmio em dinheiro ou bens concedido à autoridade por entidade acadêmica, científica ou cultural, em reconhecimento por sua contribuição de caráter intelectual;

      II – prêmio concedido em razão de concurso de acesso público a trabalho de natureza acadêmica, científica, tecnológica ou cultural;

      III – bolsa de estudos vinculada ao aperfeiçoamento profissional ou técnico da autoridade, desde que o patrocinador não tenha interesse em decisão que possa ser tomada pela autoridade, em razão do cargo que ocupa.

      Assim, mesmo que o luladrão tenha recebido esse presente, o mesmo não tinha direito de retê-lo como presente pessoal, diante do que diz a Legislação!
      Simples assim”

  2. Vão dizer que essa é mais uma invenção da PF Gilberto…
    De repente, o crucifixo é teu, meu ou do Papa.

  3. Maura Jorge fortalece seu esposo ex Prefeito de Arari, Rui Filho , e ele entra forte na disputa para a eleiçao 2016. Blog carlinhos filho. Um abraço blogueiro e bom fds

  4. Lula, como todo bom comunista, só fala em honestidade, mas vive cercado de ladrões por todos os lados e é capaz de tudo, até de furtar pano de ferida.

  5. Quem se apropria do que não é seu ou responde por APROPRIAÇÃO INDEVIDA ou FURTO. No caso deste senhor, “a alma mais honesta do mundo” , só podemos chamá-lo de LADRÃO … ESTA BRASIL SEM SORTE .

  6. Não acredito. Não por ter nenhum tipo de apego ao Lula, Mas não me parece este roubo em harmonia com o desinteresse que Lula sempre demostrou pela cultura.

  7. gilbérto léda….VOCÊ ENVERGONHA O JORNALISMO! PODE APAGAR…. TEU CÉREBRO JÁ REGISTROU O RECADO…
    Sergio Furtado Cabreira
    Mestre e Doutor. UFRGS.

  8. Rafael… o falar é de prata. O silêncio é de ouro… assim você evita constrangimentos.

    Dimitri, não é de cultura que Lula gosta. É do dinheiro que esses itens pode gerar. Simples assim.

    PT nunca mais mesmo! Aliás, não só o PT… Será que vai ter alguém para apagar a luz?

  9. […] só tem aqui no Brasil, ele roubou até nos pavões que estavam enfeitando o Jardim da Alvorada este é ladrão mesmo, nunca vi uma pessoa roubar tanto, roubou no Planalto, roubou no mensalão, na lava jato, na copa (estádio do Corinthians…..Gente fechem as portas de suas casas o ladrão está solto ainda,

  10. Gente, quanta injustiça! O Lula só pegou emprestado. E também ele não sabia de nada. A culpa é daquele FHC.
    Por outro lado, furto não é crime? Quem furta não é ladrão? Lugar de ladrão não é na cadeia?
    Perguntar não ofende.

Os comentários estão fechados.