Maca Zero: pacientes são transferidos do Socorrão I para Santa Casa

edivaldoFim das macas nos corredores do hospital Socorrão I. Na tarde desta sexta-feira (29) o prefeito Edivaldo acompanhou a transferência dos pacientes que se encontravam nos corredores do Hospital Djalma Marques (Socorrão I) para a Santa Casa de Misericórdia. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), teve como objetivo a melhoria no atendimento hospitalar e o reforço da humanização do cuidado com os pacientes da unidade de saúde municipal.

Os pacientes foram transferidos de ambulância. Anteriormente, já haviam sido transferidos mais de 50 pacientes do primeiro piso do hospital. Na tarde de sexta-feira, foram mais 60. A transferência foi possibilitada a partir de convênio com a Santa Casa, o que possibilitará ao Socorrão I atender às entradas de urgência e emergência com mais eficiência e qualidade.

“Este é um dia muito importante. Ampliamos a parceria com a direção da Santa Casa, que nos disponibilizou cerca de 150 leitos, o que nos possibilitou zerar o número de macas nos corredores do Socorrão I. Aqui, os pacientes continuarão o seu tratamento nas enfermarias”, afirmou o prefeito Edivaldo.

macaA titular da Semus, Helena Duailibe, também acompanhou a transferência dos doentes, com os diretores do Socorrão I, Ademar Bandeira; e da Santa Casa, Abdon Murad. De acordo com a secretária, a unidade de emergência e urgência recebe, em sua maioria, enfermos que sofreram ferimentos graves, como traumas agudos. “No Socorrão, boa parte dos pacientes vem do interior. Em mui tos casos, após o atendimento será possível realizar logo a transferência para a Santa Casa. Com isso, seguimos a determinação do prefeito Edivaldo que é qualificar e humanizar a saúde da capital”.

A parceria entre o Socorrão I e a Santa Casa permite ainda uma assistência diferenciada aos pacientes. “A orientação do prefeito Edivaldo é que não tenhamos mais macas nos corredores ocupadas por pacientes em internação. Portanto, a ação maca zero vai melhorar a nossa qualidade de atendimento”, disse Ademar Bandeira. “Vai facilitar e deixar o Socorrão apenas com tratamentos de emergência. A Santa Casa recebe de braços abertos essa iniciativa da Prefeitura”, destacou Abdon Murad.

O Socorrão recebe, em média, 12 mil atendimentos mensais, em urgências clínicas, cirúrgicas, ortopédicas, neurológicas e neurocirúrgicas com pacientes da capital e do interior do estado. À medida que os doentes eram transferidos do Socorrão I, as alas das enfermarias da Santa Casa começam receber os pacientes que já se mostraram satisfeitos com a ação do poder municipal.

“Estou muito contente porque já esperava ficar no corredor no Socorrão, mas qual foi minha surpresa quando me lavaram na maca, de ambulância, para esta cama aqui na Santa Casa”, disse o jardineiro Raimundo Matos Paixão, de 52 anos, que está com úlcera. Ele inclusive fez questão de cumprimentar o prefeito Edivaldo.

“Agradeço a Deus por estar sendo bem atendido”, disse a aposentada Maria Elizabeth Araújo Carneiro, de 62 anos, ao chegar de ambulância. O vigilante Carlos Alberto Ferreira, de 52 anos, que também foi conduzido de ambulância estava aliviado, após deixar o corredor do Socorrão I. “No leito de um hospital nos sentimos melhor e não precisamos observar outros doentes mais graves que a gente”.

14 pensou em “Maca Zero: pacientes são transferidos do Socorrão I para Santa Casa

  1. É mentira
    Colocaram todos em um corredor para tirar a foto desse corredor ai
    A verdade é que o prefeito abandonou a saúde
    Para completar o serviço de limpeza entrou em greve desde ontem , estão há 4 meses sem receber
    Está tudo sujo
    O diretor é uma pessoa honesta e íntegra , mas o prefeito não lhe dá condições para administrar

  2. onde estar o hospital Dr. jackson lago?? ruas todas esburacadas licitaçao dos transporte nao anda, bilhete eletronico feito no ultimo ano de mandato como todo prefeito passa 4 anos sem fazer nada no ano da eleição vem com tapa buraco e umas maquiagens,para enganar os bestas, para completar esse picareta desse prefeito deu um presente para os funcionarios comemorarem o 1 de maio dia do trabalhador, pagar dia 3, assim como na semana santa todo funcionalismo liso.

  3. Parabéns ao sr prefeito, com esta atitude não vou mais reclamar dos buracos das ruas, porque a saúde e prioritária.

  4. É nisso é q dá contratar empresas terceirizadas. Servidor público é servidor público, não essas empresas q admitem func sem a menor qualificaçao desde os serviços gerais até a saúde e por conta pagam salários baixíssimos p seus func q prestam serv sem qualificação nos órgãos munic e estaduais. Toda populaçao sabe q elas só existem p se beneficiar do dinheiro público. Serv público deveria ter tds concursados, entraria por mérito, seria qualificado, treinado com estabilidade a população ganharia com isso. As terceirizadas rec o pg da prefeitura e nao pg seus func. Acontece muito.

  5. Isso se chama ser humano. Edivaldo é um homem integro e de familia. Homem serio. Tenho certeza que quer o melhor para Sao Luis. Ta de parabens a prefeitura e Edivaldo!

  6. Muito boa essa parceria, isso irá dar mais qualidade aos atendimentos no Socorrão, pois o problema sempre foi por ele ter que atender todo Estado.

  7. Acredito que Edivaldo tem enfrentado os problemas de frente. tem demonstrado interesse em resolver as questoes mais deficientes da cidade. Acompanho todos os candidatos a prefeitura. Vejo que Edivaldo tem feito sim muito pela cidade. Ele demonstra empenho e vontade. Nao é do dia pra noite que se resolve tudo. Precisa de tempo e planejamento.

  8. Isso é tudo mentira!
    Mande uma reportagem do EMA lá , está uma sujeira só , a limpeza está 4 meses sem receber. imagina um hospital sem limpeza , o risco de infecção é grande
    Fábio Câmera ajude o Socorrao , só o Sr . Tem coragem de denunciar as mazelas desse irresponsável chamado Edivaldo Holanda

  9. Isso se chama politicagem, tapar o sol com a peneira, maquiagem… Tirar os doentes de um depósito de gente p jogar em outro. A Santa Casa é um lugar imundo, sem as mínimas condições de higiene nem recursos.

  10. Quem frequenta hospitais sabe muito bem a importância de ações assim na área da saúde.

  11. Pra mim a prioridade sempre vai ser a saúde, por isso valorizo muito a atenção que a Semus tem dado à todos nós

Os comentários estão fechados.