“Missão Ásia” liderada por Brandão abre caminhos para o MA na Coreia do Sul

A chamada “Missão Ásia”, liderada pelo vice-governador Carlos Brandão, segue apresentando o Maranhão e estreitando relacionamentos internacionais com o objetivo de abrir novos mercados para o empresariado maranhense. Depois de visitar a China, a comitiva chega à Coreia do Sul, país que há apenas 50 anos era considerado pobre e que hoje abriga algumas das marcas mais famosas do planeta.

Considerada uma das nações mais igualitárias do mundo, sua renda per capita supera os US$ 25 mil. A transformação da Coreia do Sul em uma potência econômica se deu por fatores como uma forte política de industrialização e o alto investimento em educação.

Para se ter uma ideia, o percentual de gastos com educação em relação ao orçamento total na Coreia passou de 2,5% em 1951 para 17% em 1966 e 23% em 1995. A taxa média de matrículas no ensino médio cresceu de 48,8% em 1980 para 91,9% em 2011. No caso do ensino superior, saltou de 11,4% em 1980 para 65% em 2011. E muito desse investimento se transformou em inovação e tecnologia.

Através da Embaixada Brasileira, o grupo conheceu a Universidade KAIST (Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia), uma universidade de pesquisa pública líder em tecnologia. É a mais renomada quando se fala em tecnologia no país, considerada a mais inovadora de toda a Ásia e a sexta no mundo. Segundo o secretário de Projetos Especiais, Pierre Januário, “o apoio da KAIST é fundamental para que as empresas coreanas nos ofereçam oportunidades de investimentos”.

Na embaixada, falando ao embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luís Fernando Serra, Brandão destacou a importância da visita dos empresários maranhenses ao país. “Buscamos ampliar os horizontes de desenvolvimento no Maranhão. Nada acontecerá da noite para o dia, mas os primeiros passos estão sendo dados”, ressaltou.

A comitiva esteve ainda na sede do Centro para Economia Criativa e Inovação – Gyeonggi (GCCEI), órgão ligado ao governo coreano para fomentar a aceleração de startups inovadoras. O termo “startup” está diretamente conectado ao empreendedorismo e inovação. O GCCEI ajuda as empresas de startups a fazerem os seus negócios de maneira mais eficaz. Com a visita, o Maranhão iniciou a possibilidade da construção de uma parceria com os coreanos para o desenvolvimento de startups com ideias inovadoras, que podem ser lucrativas, e que se transformem em negócios.

Ainda em Seul, o vice-governador participou de uma importante reunião com representantes da Hyundai, considerada a sexta maior fabricante de automóveis do mundo. A marca “Hyundai” está entre as 40 m mais valiosas do mundo (ranking Interbrand), e segue apostando no comércio com o Brasil. No encontro, Carlos Brandão apresentou as potencialidades do Maranhão e defendeu a instalação de uma fábrica da empresa coreana no estado. Os diretores gostaram do que viram e devem agendar uma visita ao Maranhão para que possam avançar na proposta inicial.

A comitiva maranhense permanece na Coreia do Sul até esta quarta-feira (25) e depois segue para o Vietnã.

Um comentário em ““Missão Ásia” liderada por Brandão abre caminhos para o MA na Coreia do Sul

  1. Por se tratar do governo do Maranhão, essa missão não teria mesmo aberto caminhos é para a Coreia do Norte?

Os comentários estão fechados.