Firjan: São Luís foi a 3ª capital que mais se desenvolveu no NE em 2016

São Luís é a terceira capital do Nordeste que mais se desenvolveu em 2016, segundo dado divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A posição de destaque no ranking do estudo tem como reflexo as políticas colocadas em práticas na gestão do prefeito Edivaldo desde 2013. O levantamento toma como referência padrões de desenvolvimento encontrados em países com elevados indicadores socioeconômicos, tendo como base dados de educação, saúde e emprego e renda referentes ao ano de 2016. Com o resultado a  capital maranhense atinge um patamar inédito em sua trajetória.

“Desde o início da nossa gestão estamos investindo nas prioridades e administrando os recursos públicos com responsabilidade, e é assim que conseguimos avançar na implementação de políticas públicas em áreas como educação, saúde e infraestrutura. Esse índice é reflexo de todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela nossa gestão, e a meta é expandir essas ações em curso e seguir ampliando os investimentos. Em meio à crise do país não é fácil, requer planejamento para o equilíbrio fiscal, por isso temos adotado medidas arrojadas para não estagnar o município. Estamos conseguindo consolidar esses avanços em todas a áreas, para que até o fim do mandado a gente possa dizer com toda a verdade e convicção: ‘hoje temos uma nova São Luís'”.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na quinta-feira (26), monitora os indicadores sociais em 5.471 municípios, onde vivem 99,5% da população brasileira. Para composição do índice e formação do ranking, são apurados indicadores sobre saúde e educação, além de taxas de emprego e renda média dos trabalhadores.

A curva de desenvolvimento no município foi retomada em 2015. No enfrentamento da crise severa, que desde 2013 vem provocando a redução drástica nos investimentos demandados, a atual administração municipal tem se orientado pelo binômio que define a gestão do prefeito Edivaldo: planejamento e trabalho.

A evolução do município de São Luís acompanha as três principais áreas de desenvolvimento: Emprego e Renda, Educação e Saúde, com importantes ações que a Prefeitura de São Luís tem levado a efeito, suplantando o quadro adverso da economia instalada no cenário nacional. Como algumas das medidas elementares, a Prefeitura tem aplicado investimentos em um grande volume de obras espalhadas pela cidade e efetuado regularmente o pagamento dos salários dos servidores e inativos, muitas vezes antecipando a data da tabela estabelecida. São Luís tem sido um dos poucos municípios brasileiros a manter o calendário de salários em dia.

Educação

Os avanços na Educação, depois de destravar o freio registrado no período 2009-2013, têm se processado de maneira planejada. A partir da realização de concurso para professores, o prefeito Edivaldo deu início ao preenchimento de lacunas históricas em disciplinas importantes. Concomitante à ampliação do quadro, a Prefeitura deu continuidade à política de valorização do professor, pagando acima do piso salarial nacional.

Desde o ano passado, este processo passou a ser impulsionado pelo programa ‘Educar Mais’, assentado em diretrizes de qualificação, gestão, melhoria da proficiência e da infraestrutura da rede escolar. Mais de 120 escolas requalificadas e climatizadas com recursos próprios vão assegurar uma elevação maior neste setor nos futuros estudos. Medidas como esta e iniciativas como a organização do calendário escolar têm refletido na elevação do número de matrícula e contenção da evasão.

O resultado dos investimentos na Educação feitos pela gestão do prefeito Edivaldo pode ser visto também por meio da queda de 4.6% para 2.6% na taxa de analfabetismo, atestada pela Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua. Com a implantação do sistema de avaliação, o Simae, a tendência é que o número caia cada vez mais, já que por meio desses dados a Prefeitura obteve conhecimento científico sobre cada uma das salas de aulas e, individualmente, de cada aluno, fundamental para o acompanhamento e crescimento do estudante, apontando o que ainda precisa ser melhorado.

A melhoria da gestão dos serviços e da infraestrutura da rede de atendimento tem possibilitado avanços na saúde. O reforço na Atenção Básica de Saúde tem sido constante e sustentável. A melhoria das unidades de saúde, algumas em parcerias com outras instituições, tem assegurando melhores instalações, equipamentos, capacitação de pessoal e gestão das unidades. Até o final deste ano, 12 destas unidades estarão totalmente requalificadas.

A gestão do prefeito Edivaldo segue fazendo importantes investimentos em pontos antes críticos da Saúde, como a Central de Marcação e Consultas (Cemarc), que está passando por uma completa modernização. Ainda em 2014, a Prefeitura ampliou para 23 o número de pontos para autorização de consultas e exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desafogando o fluxo de pessoas e evitando a perda de tempo em filas. Hoje, o cenário já está completamente modificado, com reestruturação do espaço físico, investimento em novos equipamentos, capacitação e acréscimo de funcionários e ampliação do atendimento.

9 pensou em “Firjan: São Luís foi a 3ª capital que mais se desenvolveu no NE em 2016

  1. Edivaldo Holanda só não conseguiu asfaltar as ruas do Loteamento Novo Turu, ruas próximas ao Motel Afrodite e Boate Zero Um, no bairro do Turu.
    As nossas ruas têm desde de esgoto a céu aberto, terrenos sem muros e calçadas, muito lixo, poeira, etc.
    E aí prefeito???
    Será que, nós, os moradores do Loteamento Novo Turu devemos ter orgulho desta colocação do indice FIRJAN?
    Há mais de 20 anos temos lutado para que as nossas ruas sejam asfaltadas.

  2. Essa FIRJAN é formada por analfas ou desletrados. Colocaram Teresina, a Capital do Piauí, como a 4.ª cidade mais “desenvolvida” do Brasil e a primeira do Nordeste.
    Da próxima vez – não se espantem! -, Marajá do Sena (MA) e Morro Cabeça no Tempo (PI) estarão entre as “mais desenvolvidas”.

  3. Eu só imagino as capitais que não desenvolveram
    Deveriam respeitar os votos que obteve
    Cidade tá jogada,Alto do turu as moscas..

  4. É muita merda puxada a balde kkkkk Não sei onde que São Luís se desenvolveu. Não me diga que aquelas intervenções meia-boca no trânsito representa desenvolvimento. Elas só atenuam e não resolvem quase nada do problema. A cidade está cheia de buracos, lixos a céu aberto, falta de medicamentos nas unidades de saúde, crianças a mais de 7 meses sem estudar porque a escola fechou pra reforma e nunca voltou. Se tem uma coisa que São Luís não sente a muito tempo é desenvolvimento. Vamos parar com essa mentira. Esse prefeito é um mentiroso. #ProntoFalei

  5. Desenvolveu mto msm…aqui no Angelim tinha pequenos buracos. ..agora desenvolveram bem…viraram CRATERAS. ..eh mto cara de pau dessa FORJAN ( entendeu né ) e desse projeto de prefeito, esse pilantra! !!

  6. O Vinhais, bairro onde moro há 35 anos a principal avenida por onde passa os ônibus está intrafegaveis, como nunca antes, se a principal via está desse jeito imaginem o resto. Jamais vou concordar com esse terceiro lugar. Também conheço várias senhoras que são professoras do município de São Luís e o que elas comentam é que nas escolas do município e do estado falta de tudo, o que sobra são goteiras e banheiros feticos . Quanta mentira desse setor de comunicação dessa prefeitura. Muda Maranhão, nossa bandeira não é vermelha.

  7. Avanços na educação? que critérios foram utilizados para mascarar a realidade? se eu não trabalhasse numa escola municipal seria até capaz de acreditar nessa informação, se for uma piada é de muito mal gosto, mais desastrado do que Edivaldo na educação só ele mesmo.

Os comentários estão fechados.