Gastão: ‘Precisamos garantir educação igual a crianças’

A afirmação foi feita pelo deputado do PROS/MA logo após o encerramento do Seminário “Financiamento da Educação Básica: qualidade, eficiência e equidade”. O deputado disse ainda, “a ideia de promover o seminário foi descobrir onde estão as brechas que comprometem a aplicação dos recursos para a educação básica. Tivemos uma verdadeira aula com os nossos palestrantes. Como a Talita Mereb, pesquisadora do IDados, que mostrou detalhadamente como o efeito dominó dessa problemática atinge a educação num todo”, disse.

Para a pesquisadora, “os recursos afetam a qualidade da educação, o financiamento da educação afeta a qualidade da escola, que afeta diretamente a gestão escolar. E o nível socioeconômico é afetado pelo meio que o aluno vive. Os recursos precisam de destinação justa e regulamentada”, disse Talita Mereb.

O coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Naercio Aquino mostrou, em sua palestra, que é preciso reavaliar a distribuição de recursos entre os municípios do mesmo estado, já que cada um tem suas próprias necessidades.

O professor, Ph.D em Educação João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, apresentou um histórico sobre o financiamento da educação no Brasil e mostrou que os recursos também são afetados pela carga tributária, pelo PIB e pelo aumento das despesas.
“Para se ter uma ideia, nos últimos 15 anos, as despesas com a educação dobraram, mas o número de matrículas diminuiu. E o próprio Ideb não promoveu um avanço significativo na municipalização da educação”.

O Doutor em Economia, Ricardo Batista Politi falou sobre as três prioridades na redistribuição de recursos. “Seria preciso primeiramente avaliar o desempenho dos municípios onde os alunos tenham maior rendimento escolar e a partir daí definir esse repasse; outro ponto é a equidade, ou seja, o repasse deve ser proporcional à necessidade de cada município, mas estabelecendo um valor mínimo. E, por último, trabalhar com gastos compensatórios, priorizando os grupos que estão mais defasados, isso pode ajudar a equilibrar os investimentos na educação, ” sugeriu o professor.

“Saímos do seminário com dados, estudos e ideias embasadas em pesquisas que podem nos dar um rumo nesse desafio de garantir que todas as crianças no Brasil tenham as mesmas oportunidades de educação. Ideias que, com a ajuda do Instituto Alfa e Beto, serão publicadas em junho e estarão à disposição dos gestores e educadores”, concluiu Gastão Viera.

2 pensou em “Gastão: ‘Precisamos garantir educação igual a crianças’

  1. E a PRECARIZAÇÃO da educação no nosso Maranhão, hein?
    E a educação como a deixou o PT, as ESCOLAS MÉDIAS e básicas de todas as classes do Brasil.
    Disso não se fala nunca.

    Eis cá a Lavagem-Cerebral do petismo. Veja:

    PT vive de clichês publicitários elaborados por marqueteiros. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou o: “Fiat Touro®: Brutalmente Lindo”).
    Não tem nada a ver com um Projeto de Nação. Eis:

    0.
    “Coração Valente©” [breguice].
    1.
    Pátria Educadora© [Huá, huá, huá].
    2
    “A Copa das Copas®”
    3.
“Fica Querida®”
4.
“Impeachment Sem Crime é Golpe ©”
    5.
“Foi Golpe®”
    6.
    “Fora Temer®”
7.
    “Ocupa Tudo©”
    8.
    “Lula Livre®”
9.
    “eleição sem Lula é fraude®” [kuá!, kuá!, kuá!].
10.
“O Brasil Feliz de Novo ©”
    11.
“Lula é Haddad Haddad é Lula®”
    12.
“Ele não®”.
    13.
    “Haddad agora é verde-amarelo©” [rsrsrs].
    14.
    “Luz para todos®” (kkkkk).
    15.
    “controle dos médios”
    (Desejo profundo do petismo)
    ——
    Mais um recente clichezaço publicitário do PETISMO (Religião) e, também, do PT, — estilo “SKOL© a Cerveja que desce RedondO”.
    Ei-lo:
    16.
    “Ninguém Larga a Mão de Ninguém®”.
    17.
    “Skol®: A Cerveja que desce RedondO”.

    ______
    É o tal de “me engana que eu compro”.

    O Petismo vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
    PT© é vigarista.
    É exatamente igualzinho a “SKOL®: A Cerveja que desce RedondO”.
    Me engana que eu compro: produtos disfarçados, embalagens mascaradas e rótulos mentirosos.
    PT!

  2. A educação dos nossos filhos começa em casa. País omissos, país ausentes e o mal exemplo dentro de casa são os grandes professores dessa juventude arrogante e mal educada.

Os comentários estão fechados.