Maioria dos juízes do MA a favor de jornada de 8h às 14h nos tribunais

O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Angelo Alencar dos Santos, encaminhou ofício ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, informando do resultado de uma consulta realizada entre membros da categoria sobre o horário de funcionamento do Judiciário.

A pesquisa, online, ocorreu entre os dias 7 e 11 de outubro, e revelou que a maioria dos magistrados maranhenses é a favor de alteração do horário de expediente dos tribunais, para funcionamento das 8h às 14h.

O debate sobre o expediente dos tribunais estende-se há oito anos – desde maio de 2011 -, quando a Associação os Magistrados Brasileiros propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra dispositivos da Resolução 88/2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata do assunto (saiba mais).

A norma determina o expediente dos órgãos jurisdicionais para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no mínimo. Prevê ainda que, no caso de insuficiência de recursos humanos ou de necessidade de respeito a costumes locais, deve ser adotada a jornada de oito horas diárias, em dois turnos, com intervalo para o almoço.

Segundo o ofício da AMMA ao TJMA, no caso do Maranhão, 178 magistrados responderam ao quesito sobre o horário de expediente, sendo que a maioria (159) optou pelo funcionamento das 8h às 14h. Outros 11 magistrados optaram pelo funcionamento das 8h às 15h; quatro magistrados preferem das 13h às 19h; três querem que seja mantido o mesmo horário atual e apenas um optou pelo funcionamento das 12h às 19h.

10 pensou em “Maioria dos juízes do MA a favor de jornada de 8h às 14h nos tribunais

      • Claro que eles vão manter o TQQ! Todos sabem e ninguém faz nada!
        Agora pergunte a eles se eles topam diminuir a carga horária, mas bater sempre o ponto digital e veja quantos aceitariam…

  1. Isso é uma palhaçada de uma classe , os membros do judiciários, que debocha do país, se acham reis, e usam o orçamento público para suas vaidades e privilégios.
    Se querem trabalhar menos é porque estão ociosos ou tem gente demais, que tal demitir 30% dos funcionários ou reduzir seu salário no mesmo percentual.
    Nosso judiciário é um lixo.

  2. O Brasil é um Pais de Gente escrota!
    “Trabalhando” 8h/dia a justiça ja é Lenta e Ineficiente, se passarem para 6hs/dia vai piorar muito mais ainda.

    Pq eles não dizem que não querem Trabalhar?

  3. Pelo visto, a maioria dos juízes quer trabalhar menos.

    Será que essa turma concorda que os salários, em decorrência dessa redução da carga horária, sejam reduzidos?

    Duvido!

  4. Acredito que quem deveria responder essa enquete é a população, e a pergunta que não quer calar: será que estão satisfeitos com os serviços prestados, será que já não além da conta gozar do direito de férias duas vezes ao ano, além do recesso do fim de ano. Pelo amor de Deus, o bom senso se distanciado cada vez mais daqueles que deveriam dar exemplo.

  5. De 09:00 as 18:00 já tem tudo isso de processo acumulado. Imagina reduzindo o expediente?! É uma vergonha uma proposta dessa!!!! Esse juízes deveriam ter vergonha na cara. É muita hipocrisias Desses magistrados.

Os comentários estão fechados.