Pacto Federativo de Bolsonaro pode tirar S. Pedro dos Crentes do mapa

O Pacto Federativo, que foi entregue nesta terça-feira, 5, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê a redução do número de municípios com a restrição para a criação de novas cidades e a incorporação pelo município vizinho de cidades com menos de 5.000 habitantes e com arrecadação própria menor que 10% de sua receita total.

O governo não informou, até o momento, quantas localidades seriam atingidas pela nova regra.

No Maranhão apenas quatro municípios têm menos de 5 mil habitantes: Junco do Maranhão, Nova Iorque, São Félix de Balsas e São Pedro dos Crentes.

Segundo o secretário de Fazenda do ministério da Economia, Waldery Rodrigues Junior, 1.254 cidades podem ser atingidas. A extinção dos municípios que tivessem dentro desses requisitos aconteceria a partir de 2026, caso a PEC do Pacto Federativo seja aprovada.

Aliado

São Pedro dos Crentes é administrado pelo prefeito Lahésio Rodrigues (PSDB), um entusiasta do presidente Jair Bolsonaro.

O município foi um dos três únicos onde o então candidato do PSL obteve vitória no Maranhão.

6 pensou em “Pacto Federativo de Bolsonaro pode tirar S. Pedro dos Crentes do mapa

  1. Acredito que até 2026 o nosso querido prefeito Lahesio esteja como deputado ou mesmo governador do nosso estado. Apoio esse projeto de Bolsonaro.

  2. Sou a favor da fusão. No caso de são Pedro, o prefeito pode ser eleito para município que envolver sao pedro, considerando ser ele um bom gestor.

Os comentários estão fechados.