O município de Buriti Bravo é a primeira cidade do Maranhão a antecipar a vacinação da segunda dose da Astrazeneca.
A orientação do Governo do Estado veio por meio de oficio da Secretaria Estadual da Saúde, autorizando os municípios que tivessem uma grande quantidade em seu estoque.
“Seguindo as orientações da nota técnica N11/2021 DCD!/SECD/SAPAPVS/SES de 19 de abril de 2021, recomendamos que os munícipios devam adotar estratégias para evitar a taxa de abandono e garantir a aplicação da D2 nos grupos prioritários, assegurando o esquema completo e otimizando a perda física das vacinas”, diz a nota assinada pelo secretário adjunto da política de atenção primária e vigilância em saúde, Marcos Henrique Silva Menezes.
A recomendação diz ainda que, segundo as orientações do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ – a segunda dose da Aztrazeneca deve ser administrada entre 04 a 12 semanas após a primeira dose.
Considerado o cronograma de distribuição das vacinas, o Ministério da Saúde adotou inicialmente estratégia de esquema de vacinação com perda operacional de 5% (com revisão continuada em tempo real) para a vacinação Aztrazeneca/Fiocruz (frasco multidoses:10 doses/frasco): observado o intervalo entre doses de 8 a 12 semanas.
Diante disso, a Prefeitura de Buriti Bravo por meio da Secretária Municipal da Saúde, antecipou a vacinação para grupos prioritário devido ao grande estoque de vacinas para a segunda dose.