Saída do delegado pode ter relação com inquérito aberto para apurar crime ambiental na Caema
O delegado Sebastião Uchôa, ex-titular da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, fez duras críticas ao comando da Segurança Pública do Maranhão, ontem (9), após a confirmação da sua remoção.
Classificando a sua saída da Dema como “medíocre comportamento” da gestão da SSP ele reclamou da falta de inamovibilidade dos delegados de Polícia Civil e disse sentir-se até ameaçado de morte – ele citou textualmente o delegado assassinado Stênio Mendonça (para os mais novos, vale dar um Google).
“O Executivo brinca de lotação e exercícios deles ao seu bel prazer e conveniências políticas ou até mesmo em caráter de cunho pessoal, às vezes por meio de seus intermediários assessores […]. O perigo de os Delegados de Polícia não terem inamovibilidade é o que estamos assistindo: recentemente acionamos a nossa entidade de classe (ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO -ADEPOL/MA) denunciando um grave caso ocorrido e lhe pedindo providências, onde até o presente como nada fizera, fomos surpreendidos com a estranha e direcionada remoção em menos de dez meses de lotação, sem qualquer motivação administrativa, inclusive nos colocando em sério risco à integridade física, dando ensejo a uma série de interpretações, particularmente para se ver “livre” ao estilo que fizeram com o falecido Stenio Mendonça (pelas investigações da época, muitos sabiam que o referido delegado estava cotado a morte assassinada) ou uma imaturidade pela falta de preparo administrativo a altura? Precisam explicar isso além do poder discricionário da gestão”, escreveu Uchôa.
O texto texto foi publicado na página do delegado no Facebook (leia aqui a íntegra).
Na publicação, Sebastião Uchôa lembra dos tempos em que o colega Jefferson Portela, hoje titular da SSP, era presidente da Adepol-MA, e criticava, também, a falta de autonomia do delegado-geral da Polícia Civil.
“Lembramos que a falta de autonomia para o cargo de Delegado Geral […] gera o que o atual Secretário de Segurança Pública do Maranhão dizia nas reuniões da nossa entidade de classe e nos corredores da própria da SSP, que a figura do Delegado Geral da época do ex-secretário Cutrim […] funcionava como ‘um jarro em cima da mesa'”, ressaltou.
Uchôa citou apenas “intermediários assessores” ao falar da sua remoção, mas não revelou explicitamente os motivos a sua saída da Dema.
O Blog do Gilberto Léda apurou, contudo, que o motivo pode ter sido um inquérito aberto para investigar crime ambiental na Caema, após o vazamento de esgoto que culminou com uma grande mancha escura na orla da praia de São Marcos (reveja).
Há quem diga que Uchôa foi fundo demais nas investigações – apurando até irregularidades em gestões anteriores -, e acabou incomodando um “intermediário assessor” muito próximo do governador Flávio Dino (PCdoB).
1° Ração = Artigo de luxo.
Agora, a saída do Uchoa.
Tenho certeza que as pessoas que trabalham com a causa não foram ouvidos.
Governador todo mundo sabe que esse governo tem esquema …os que brigavam p votar em VC, hj dizem que nunca +….que pena que mentir em campanha não é crime…..pode investigar que esse governo tem esquema que nem sonhamos…agora, quem vai investigar?….quem?….se eles perseguem todos que ameaçam dizer algo….
É a ditadura da mudança…
O Del Uchoa é aquele que no governo Roseira era secretário da SEJAP? Transformou aquilo numa bagunça..
“transformou numa bagunça” pq tentou quebrar um sistema que consistia até no pagamento de “comissões” a agentes penitenciários.
Gilberto, contra fatos não há argumentos. O que ele mudou na SEJAP? Não sei se ele não conseguiu comandar, pq todos sabemos que em órgãos públicos existe panelinhas. Mas, pq ele não abriu o jogo? Na época dele… era fuga atrás de fuga…rebelião. ..era uma bagunça. ..e então. ..Não estou defendendo …
ACHAVA QUE ESSE DELEGADO FOSSE DIFERENTE,ME DECEPCIONEI.
CESAR BOMBEIRO + UMA SENHORA ( que não me recordo o nome) O DENUNCIARAM
UCHÔA DIZIA TER UMA GRAVAÇÃO ONDE ESSA SENHORA TERIA AJUDADO OS PRESOS EM PEDRINHAS .
A MESMA O DESAFIOU MOSTRAR ESSA GRAVAÇÃO.FOI EM TODAS AS RÁDIOS E FOI ATÉ NA CPI , UCHÔA NUNCA SE DEFENDEU
Não exagere meu caro Uchôa.
O caso Stênio Mendonça não tem nenhuma comparação com a sua atual situação na Segurança Pública.
Pingback: Delegado pede providências contra “remoções ilegais” no Maranhão – Blog do Bezerra