A prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venancio, e o seu filho, o vereador Thiago Aroso, serão monitorados 24 horas por meio de tornozeleiras eletrônicas. Foi o que decidiu a Justiça Federal ao acolher pedido da Polícia Federal, no bojo da Operação Allien, deflagrada na manhã desta quinta-feira (20).
Além do monitoramento, os dois deverão ficar recolhidos a suas casas no período noturno, nos fins de semana e nas folgas. Eles não podem manter contato com nenhum dos demais 17 investigados, que também serão monitorados eletronicamente. O acesso deles à sede da prefeitura também está proibido.
Bia, Thiago e os outros 17 investigados – dentre eles três secretários municipais – são acusados pelos federais de fraudes em licitações que podem ter resultado no desvio de R$ 15 milhões do Fundeb e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
A Operação Allien foi deflagrada pela PF na manhã desta quinta-feira (20), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e cumpriu, além dos 19 medidas cautelares diversas de prisão, 20 mandados de busca e apreensão.
Os envolvidos responderão pelos crimes de desvio de recurso públicos, uso de documento falso e formação de quadrilha, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 35 anos de reclusão para cada um.
Segundo a polícia federal, o nome da operação foi escolhido em alusão ao filme “Allien”, “baseado em um parasita, que se utiliza dos recursos do hospedeiro consumindo e parasitando inteiramente o organismo”.
Antes tarde do que nunca, até que enfim, finalmente surgiu uma medida, que pelos menos da uma parada nos descalabro dessa quadrilha, que é protegida por gente graúda que se beneficia dessas falcatruas, desmandos e desvio do dinheiro público. Ainda é pouca, lascava-lhes uma cadeia nesses miseráveis, a pão e água, pelo um bom tempo, até mofar.
Agora é federal.
SerÁ se eles roubaram o salário dos profissionais da área da saúde? O dinheiro nunca saiu! Bandidos !
Tem jornalista do sistema envolvido na folha santa , a federal nao vai preder tb ? receber dinheiro publico é crime não vai falar disso não? ou vai defender
Prender quem presta serviço? Pq?
É Bia agora lascou……….
Gilberto,
Pior que ela tem um secretário (ou ex-secretário) que é candidato a prefeito em Anajatuba, terra natal dela. Pior ainda: parece que ele é favorito conforme eu li em alguns blogs (não sei se blogs “comprados” ou não).
[…]
dos outros, vc fala no blog deles…
E quanto a Ribamar ? to achando a coisa boca de Siri por la.
Mas o que tem Ribamar com esse caso?
Caro Gilberto!Talvez pela facilidade de praticarem tantas MARACUTAIAS e
a sensação de IMPUNIDADE, é que tanta gente quer ser VEREADOR(A) e
PREFEITO(A),é que a MAMATA e boa,entra POBRE e sai RICO,basta ver
as campanhas MILIONÁRIAS nas RUAS,quem será que paga?
Gilberto, na folha de pagamento fantasma ( Mensalão Municipal) tem pagamentos realizados pra oficial de justiça e até desembargadora. Você acha que está investigação vai dar alguma coisa?
Desconheço a tal folha… e sim, acho que a investigação dá em alguma coisa…
Qual o nome dos outros envolvidos que tambem serao monitorados eletronicamente?