De O Estado
O deputado estadual Sousa Neto (PTN) protocolou na tarde da última quarta-feira, na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), pedido de instauração de procedimento administrativo para a apuração da denúncia levada por ele à Assembleia Legislativa, da existência de ‘grampos’ ilegais por parte do Sistema de Segurança Publica do Governo do Estado a políticos adversários e aliados.
Em entrevista concedida ontem no legislativo, o governador Flávio Dino (PCdoB) rechaçou a denúncia. Ele afirmou que o Executivo não comanda qualquer tipo de espionagem à classe política (reveja).
Para Sousa Neto, contudo, o monitoramento existe e é feito por meio do “Guardião” – sistema de gravação de ligações telefônicas que tem a capacidade de captar centenas de linhas simultaneamente.
O parlamentar descreveu, no pedido de investigação encaminhado à procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha, que recebeu informações oficiosas sobre o monitoramento.
Em decorrência disso, ele pediu a imediata apuração do caso. “Solicito a instauração de procedimento administrativo a fim de que seja requerida ao Poder Judiciário a autorização legal para que o Ministério Público promova uma auditoria no citado sistema de segurança, com vistas a que seja apurada eventual prática de improbidade na sua utilização [do ‘Guardião’], caso em que deverão ser tomadas todas as medidas judiciais necessárias a coibi-la, fazer cessar e responsabilizar civil e criminalmente os envolvidos na ilegalidade”, completou.
Gilberto, o Guardião é uma plataforma de registros de voz, de fabricação da Digitro do Brasil.
Ela funciona como?
Há um entroncamento entre DGs das operadoras de telefonia e o órgão de segurança, ( policia federal, sistemas reservados de forças armadas, orgãos de segurança dos estados), entroncamento feito com pares metálicos o fibra óptica.
Como se dá a gravação? É preciso que, NA OPERADORA seja feito um jumper no terminal a ser monitorado até o entroncamento que leva a informação ao guardião.
Os orgãos policiais , através da justiça pedem para que seja disponibilizada a escuta, e a operadora, atendendo ordem judicial cria a facilidade técnica.
Não há outra forma de o guardião fazer registros de voz a não ser assim, isto é, se não for criada a facilidade de escuta, o Guardião não “grampeia” o assinante.
Agora voce pode fazer gravações direto de armários ou caixas aéreas, e, com a privatização e terceirização da mão de obra dos instaladores, TUDO, MAS TUDO MESMO, PODE ACONTECER. .
o deputado edilázio explicou como podem proceder os que querem fraudar autorizaçÕes judiciais para grampos
Fico imaginando os correligionários da imprensa sem credibilidade, todos os dias inventando teorias da conspiração, tentando transformar mentiras ou criar fatos em noticias bombásticas, pensando que isso vai abalar as estruturas do Estado. Puro desespero e desequilíbrio. Pena! Acho que nem Roseana pediu esse favor.
um conselho: não perca seu tempo “imaginando” bobagens
Esse deputado bananeira, aparece mais no MP para protocolar besteiras, do que apresentar algum projeto para a sociedade. Afinal ele foi eleito com o nosso dinheiro para que mesmo !?. Nunca vi uma ação desde nobre cidadão e Dedea Girafa…e nós que pagamos suas atitudes bestiais.
Parece que o feitiço virou contra o feiticeiro….
Esse deputado precisa é trabalhar ao invés de ficar fazendo bravatas. Para o bem da verdade, o parlamento brasileiro, diga-se de passagem, é muito caro para os contribuintes e funciona como verdeira chicana contra os seus eleitores que também têm culpa, porque votam em qualquer candidato, sem conhecer, por dinheiro, amizade ou troca de coisas. Por isso, é que o País está essa uma bagunça institucional, ninguém acredita nas autoridades, pois há tanta imoralidade que desanima as pessoas de boa fé. Portanto, seria bom que esse Sousa Neto e outros que agem como ele parem com essa baboseira nojenta quem ninguém mais aguenta. O Maranhão está precisando de crescer e se desenvolver com trabalho, investimentos, vontade política e determinação das autoridades e da sociedade.
CADÊ OS OUTROS PATETAS?
POR QUE ELE NÃO PEDE UMA ASSESSORIA A ROSENGANA SOBRE GRAMPOS (ROSENGANA X EDMAR CUTRIM)