Lideranças ligadas aos movimentos por Direitos Humanos sustentaram ontem (21), em contato com o Blog do Gilberto Léda, que são os índios Ka’apor as vítimas de sequestro por parte de madeireiros em reserva localizada no município de Zé Doca.
No domingo (20), a versão de moradores do povoado Conquista era a de que foram os índios a sequestrar madeireiros (reveja).
De acordo com informações do blog Racismo Ambiental no domingo uma equipe de guardas Ka’apor flagrou invasores que vieram do povoado Conquista, cortando madeira dentro da terra indígena, próximo à aldeia Turizinho. Esses invasores fazem parte de um contingente maior que já foi expulso do território dos Awá-Guajá em ação do Ibama junto com a Polícia Federal.
Imediatamente, a equipe de guardas apreendeu os equipamentos e prendeu os invasores, mas um conseguiu escapar e reuniu outros 30 homens armados, que retornaram ao local e atacaram o grupo de Ka’apor, que se dispersaram.
Dois indígenas feridos foram levados para a aldeia e lá se encontram escondidos. Outros quatro indígenas, ainda de acordo com o blog, estão desaparecidos.