No MA, residência da primeira prefeita do Brasil vira casa de shows

Um empresário de São João dos Patos destruiu parte da história do país ao transformar a residência onde viveu Joanna da Rocha Santos, a Dona Noca, numa casa de shows.

Localizada numa esquina da cidade, a casa da primeira prefeita eleita do Brasil é, atualmente, uma espécie de boate, chamada “Skina”.

Dona Noca foi a segunda mulher a administrar uma cidade brasileira, mas a primeira eleita após o Código Eleitoral de 1932. Ela comandou a própria São João dos Patos de 1934 a 1936.

Mas, agora, ficou mesmo apenas nos registros…

Relembre aqui uma homenagem da ex-deputada estadual Helena Heluy a Dona Noca, na Assembléia Legislativa.

40 pensou em “No MA, residência da primeira prefeita do Brasil vira casa de shows

  1. A QUI EM FRENTE MINHA EMPRESA QUARKMED A PREFEITURA INICIOU UMA OBRA DE CANALIZAR O ESGOTO QUE PASSA PELO PLANALTO ANIL III , COMO O CASTELO PERDEU A ELEIÇÃO RETIROU SEU ACAMPAMENTO , SUAS MÁQUINAS E SEU PESSOAL ABANDONANDO A OBRA E AGORA ESTÁ VIRANDO UM ENORME LIXÃO

    ACHO QUE DEVERIA SER FEITA UMA REPORTAGEM DE COMO A SITUAÇÃO FICOU COM O ABANDONO DESTA OBRA

  2. Meu Caro blogueiro Gilberto Leda, não se deixe levar pela inocência de publicar uma matéria como essa, pois, você não sabe do que se trata. Essa casa não podia existir para o resto da vida sendo que a própria dona já se foi a muito tempo. São João dos Patos é uma cidade que vem mudando a cada dia, cada semana, cada mês, cada ano, por isso nós Patoenses não podemos permitir que uma tapera permaneça para sempre no centro da nossa cidade, nos temos que renovar e por isso que foi construída uma bela casa de shows para que assim possamos ter mais pontos de lazer já que a cidade necessita disso.

    O caso de alguém colocar isso em facebook chama-se, perseguição política e quem não quiser ver a nossa cidade crescer dou um conselho, vai morar no interior.

      • Povo sem ancestrais, viajando no tempo sem rumo, sem destino, destruindo valores. Povo sem passado, povo sem futuro. Triste e com dormência da mente. Talvez nem tenha mente.. O QUE É A PRAÇA DO PANTEON?
        TUDO MORTO.! VÂNDALOS! Triste, Maranhão triste e infeliz, ventre que produz esse tipo de substrato de gente!

    • Tanta Ignorância ! então pra você uma casa com esse valor pra história é tapera faça mil favor ! amigo se fosse com esse pensamento pobre não existiria monomento histórico exemplos: centro de São Luís teria que ser todo derrubado não só la mais como de Olinda, e outras cidades histórica o que esta se acabando pode ser restaurado e manter as caracteristica da mesma sem dano a arquitetura da epoca!

    • Com certeza o sr Antonio Luiz não é de São Joao dos Patos, porque aprovar uma atitude destas, atitude covarde, criminosa, contra a historia de nossa cidade, este cidadão não tem passado, pena que em nossa cidade não tem autoridades, pena que eu não tive tempo nem condições para embargar esta obra, seria mais decente que tivesse colocado no local a biblioteca do municipio, ai sim seria mais bonito, e mais util a sociedade, não uma casa de shows que de nada tem de util apenas incomodar as pessoas que moram nas proximidades, e alem do mais é uma das ruas de acesso a um hospital.

  3. Aguardem a próxima intromissão do renomado e destemperado jornalista e radialista Patoense ”Antonio Luis”, formado na UFBB (Universidade Federal Do Barro Branco) Sempre em defesa dos mais fortes!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. UM POVO SEM HISTORIA É UM POVO SEM DESTINO.

    JOANA ROCHA SANTOS FOI UMA LÍDER POLITICA A FRENTE DE SEU TEMPO.

  5. Sinceramente, foi infeliz o comentário acima. Enterrar uma casa histórica dessas e não valorizar o que ela representava é de uma idiotice sem tamanha. Isto sim, demonstra um retrocesso. Nasci em SJP, não fui criada lá, mas tinha o maior orgulho de dizer que lá teve a primeira prefeita do Brasil. Eles deveriam ter usado a casa a seu favor para atrair turistas, faziam um memorial, um museu ou coisa parecida…

  6. Nunca imaginei que alguém tocar nesse assunto,PARABÉNS GILBERTO os responsáveis deveria sim pagar o preço,e de preferência bem alto,UM POVO SEM HISTÓRIA É UM POVO SEM DESTINO MESMO,eu lamento a existência do capitalismo! Seria bom que essa postagem explodisse no mundo

  7. Esse Antonio Luis só serve pra puxar saco do governo ´participativo,o q um salário n fizer nada faz,mas tb n achei errado fazer uma casa de show lá,pois a prórpria familia da própria n si interessou.

  8. Há um ponto que não foi tocado no artigo acima e que ainda não vi nas discussões. Por que os antigos proprietários, descendentes da Dona Noca, decidiram vender esse patrimônio sabendo do risco que o imóvel corria de deixar de existir? Segundo o que me consta, trata-se de uma das famílias mais ricas da região e que, mesmo em estado de necessidade (o que certamente não foi o caso), poderiam se desfazer de qualquer outro bem imóvel dentre tantos que possuem. Portanto, ambos os atos de “vender” e de “demolir” a casa da Dona Noca para construir o que quer que seja foram atos infelizes, quem os praticou deverá viver com esse peso na consciência de ter apagado parte da história do Brasil pelo resto da vida.

  9. Meu Caro Danilson, aproveita para esbanjar sua ironia para pessoas do seu nivel, estudar sim estudei pouco, mas foi o suficiente para ser o que sou hoje, um dos maiores Jornalistas de São João dos Patos e conhecido nacionalmente.

    E não estou defendendo os mais fortes, mas sim a realidade. Quanto a casa de dona Noca, pergunto quem foi que destruiu essa história?. Não foram os próprios donos os rocha santos?.

    O senhor Ribamar que comprou o local não tem nada haver se isso foi destruído, pois se ele comprou foi porque achou quem vendesse.

    Aliás não vejo nada destruído, vejo uma bela construção que realmente precisava aqui……

  10. Engraçado, antes de tudo gostaria de parabenizar o proprietário do blog que só assim ficou conhecido por quem ainda não o conhecia. E agradecer pela liberação dos comentários.

    Gostaria também de informar para esse Fabio santos que puxa saco é a sua mãe e o seu pai, pois, que fique claro seu otário que eu nunca tive salário na prefeitura, porque tu fala que eu tenho salário lá?. Tu me prova isso?.

    Eu dou permissão para que você vá lá na prefeitura e pergunta se lá tem uma se quer folha de pagamento com o meu nome, eu nunca recebi salário de lá, pois, quando uso esse espaço aqui é apenas para falara a realidade e não para puxar saco.

    Se você quiser vou lá com você e juntos perguntamos se algum dia recebi salário de lá. Seu otário…..

    E para o Adriano, lá sim estava sendo uma tapera só pra juntar morcego porque os donos, os Rocha Santos abandonaram e pela ganância do dinheiro terminaram vendendo. Então fiquem sabendo que se alguém destruiu parte da historia de São João dos Patos foram os Rocha Santos…..

  11. Esse Antonio Luis é muito baixo mesmo,que senso mais ordinário,já que não consegue entender o assunto postado,fica pelo menos calado criatura respeite o espaço do Gilberto Léda,que tipo de exemplo ou jornalista você pensa que é Antonio Luis? Volta pra UFBB e ver se aprende o resto da matéria, porquê de jornalismo e radialismo você ainda não aprendeu nada seu babão!. Culpados sim, a história tem que ser preservada e essa Skina 10 é uma porcaria… Rum capitalistas idiotas!!!!!!!

  12. Senhor ou senhora Lenne Gonçalves seja quem diabo for, não é pelo fato de ser Jornalista que vou deixar uma pessoa do nivel baixo como voce falar o que quer de mim e eu ficar calado, exijo respeito, pois, isso eu tenho com todo mundo, mas se faltar com respeito comigo já sabe, leva o troco.

    Eu apenas deixei a minha opinião assim como todo mundo tem o direito, agora vem voce com essa baixaria de falta de respeito comigo e quer q eu fique calado´´ a dar licença…..

  13. Essa é a ultima participação minha aqui porque não dá pra ficar discutindo com pessoas desclassificadas que não entendem o resumo da historia e também em respeito ao blog do companheiro Gilberto Leda. Claro que não faltei em momento algum com respeito, apenas tem gente faltando comigo….

  14. kkkkk essa é boa antonio luis conhecido nacionalmente …no barro branco ..essa é de mais .. ali não significa uma casa .. tapera como vc chamou … historia de nossa cidade .. vc nunca estudou antonio luis …. e tambem fica para os rocha santos q não pode ver dinheiro e venderão um monumento histórico de nossa cidade … fica a diga babão antonio luis

  15. É, sim, um prejuízo materialmente incalculável. Todavia, discutir o assunto sobre quem é o/a culpado/a, ou não, talvez não faz avançar em nada. Seria interessante perguntar à própria cidade o porquê de tão pouco apego a seus bens culturais, a seu patrimônio histórico-cultural. O que mais impressiona nesse aparente menosprezo é que SJP tem uma história muito significativa em nosso sertão: é o primeiro núcleo microrregional que ensaiou um processo de educação mais avançada e até de industrialização; a primeira a ter telefone; uma rádio (a querida amplificadora Radiomar); cinema; luz elétrica; o Cassino; a primeira a dançar Iê-Iê-Iê… Tem um povo fabuloso, por trabalhador e perseverante; muita gente culta. Têm razão os que reclamam o desprezo ao charme do pasado. Têm razão os querem que o progresso não pare de acontecer (mas, com o devido respeito, parece-nos equivocado querer que ele aconteça com o aniquilamento do passado). Patos acabou de fazer (2012) 120 anos de sua emancipação política (virou município autônomo) de Passagem Franca: esse fato repercutiu na cidade? Não repercutiu? Por quê?

  16. Usar esse espaço sem se identificar e chamar alguem de um nome desagradavel é fácil, dificil mesmo é aparecer e mostrar a cara….agora apareceu ai um tal de tufão, kkkkk já sei tufão ficou famoso por ser corno naquela novela da globo ai esse ai quer ser tambem kkkkkkk

    aqui é chará do antonio luis e ele é sim conhecido nacionalmente como um bom jornalista.

    • Nesse ponto concordo com vc… pessoal aí se esconde muito atrás de codinome pq não tem coragem de dizer o que pensa…

  17. Gilberto Léda, eu não conhecia o seu trabalho como blogueiro. Quero te parabenizar pelo belíssimo trabalho. E sei muito bem como é lhe dá com esse tipo de trabalho que na maioria das vezes deveria ser mais valorizado.

    Vou divulgar mais ainda o seu blog e se precisar do amigo aqui estou sempre a disposição. aproveito para deixar esbanjado aqui o endereço do meu site e facebook.
    http://www.oquartopoder.com/saojoaodospatos
    [email protected]

    Um abraço Gilberto Léda…..
    05/01/2013
    ANTONIO LUIS.

  18. Parabéns, caro Gilberto Léda, pela matéria, sobretudo pela relevância de seu conteúdo. Agradeço, também, as referências feitas ao pronunciamento que fiz, na Assembleia, por ocasião dos 40 anos do falecimento de d. Noca Santos. Lamento que a maledicência tente mudar o rumo de uma abordagem tão séria. Chamar aquela relíquia de “tapera” é, no mínimo, desconhecer a caminhada da mulher, ao longo da história, para sua efetiva participação nos diversos espaços de exercício de poder. É desconhecer a luta feminina pelo reconhecimento de seus direitos em sua plenitude. É sufocar o que há de mais caro na história de um povo, a sua memória. Seria bem melhor que o irreverente escriba procurasse compreender o sentido da matéria veiculada pelo jornalista Gilberto Léda, em seu blog, e procurar saber quem foi Noca Santos, num tempo e lugar em que poucos e poucas tiveram sua extraordinária ousadia político-administrativa.

    • Muito tocado pelas deferências, deputada… fez-me lembrar de que meu primeiro voto foi dado a vc, em 2000, na disputa pela prefeitura de Slz… gd abraço

  19. Eu só gostaria de informar a senhora deputada Helena Barros que eu não quis dizer que a casa de dona Noca sempre foi tapera, mas que antes de ser construida a casa de shows estava sim sendo tapera e servindo de moradia para morcego.

    Eu provo isso deputada porque moro aqui e conheço pedaço por pedaço dessa cidade ao contrario da senhora que aqui pouquissimas pessoas conhece você como deputada. Agora vem voce se apoderar do blog e querer aparecer, ao inves de ficar escrevendo o que não deve em blog traga algum projeto pra cá já que voce é deputada……der licença voce tambem…..

  20. EU SÓ GOSTARIA DE LEMBRAR, E O PESSOAL ESTÁ ESQUECENDO QUE A CASA DE DONA NOCA COMO ESTÃO CHAMANDO, NA GESTÃO DO PREFEITO CELSINHO ALI FUNCIONAVA A PREFEITURA……

  21. Sim ali funcionava a Prefeitura, mais a casa não estava demolida,a questão é essa,a demolição de um patrimônio histórico, você não entende porque a sua frente você só consegue ver o que lhe faz bem Antonio Luis. A importância de um patrimônio como este chegar a ser demolida nada justifica.
    E Você só está aqui querendo aparecer, porque não existe jornalismo da maneira que você faz, louco é quem acredita nas idiotices postada por você seu doente!

  22. Compra quem tem dinheiro e vende quem quer, akele terreno não foi grilado, os vendedores não foram pobres sendo explorados. A família não teve interesse em preservar akela casa e acabou vendendo, pq tanta gente fala mal do comprador? É empresário e investiu em um ponto de ótima localização. Ou alguém acha que ele ia comprar e transformar akilo num museu?

  23. as duas partes pecaram: da parte dos antigos donos, a nao valorizacao da historia de sao joao dos patos em ter vendido um bem tão importante para a historia de sao joao dos patos e porque nao da hitoria do brasil, alias, é a casa da primeira prefeita do brasil.
    o erro da parte do dono(a) atual: nao ter preservado um patrimonio em que se tornou dono(a). ta certo que o proprietario ou proprietaria é um empreendedor(a) e vive disso, nao tiro a razao dele(a), mas se fosse eu preservaria, essa é minha opniao mas cada um pensa como quer e como precisa pensar, entao… cada um faz da vida o que quiser.

  24. Quanto ignorância!! Acho isso muito absurdo…Os cidadãos de São João dos Patos/MA ficaram órfãos de uma parte de nossa história, que criminosamente foi jogada fora junto com os escombros da velha residência de D. Noca.. só lamento a falta de decência de alguns conterrâneos meus..

  25. Uma pessoa que se diz jornalista e aprova uma atitudes dessas…. é de lascar. Agora quanto o sr Ribamar a atitude dele foi destruir uma marca deixada pelos Rocha Santos, o dinheiro dele pode comprar tudo menos a sua conciencia, muito bonito pra ele apontarmos pro nossos filhos, e netos e dizer que o sr Ribamar foi a pessoa que por picuinhas politica destruiu uma parte da historia de uma cidade , de um povo, e ninhuem fez por São Joao dos PAtos mais que os Rocha Santos, politicamente, e economicamente. O dinheiro do sr Ribamar ja que dinheiro compra tudo ate o bom senso de (jornalista) poderia comprar um local em qualquer lugar e fazer uma casa de shows, mas com certeza o dinheiro deles só sirva pra isso.

Os comentários estão fechados.