Passageira da Guanabara relata abuso e constrangimento em viagem

guanabaraUma cliente da empresa Expresso Guanabara relatou em redes sociais ter passado por uma situação extremamente constrangedora numa viagem entre Parnaíba (PI) e São Luís (MA).

No relato, Ana Paula Rodrigues conta que é moradora do Piauí, mas que estuda na capital maranhense. Como é casada, passa os fins de semana com o marido. Numa dessas ocasiões, em 19 de maio, segundo a cliente, ao tentar embarcar ela percebeu que havia esquecido o bilhete de embarque.

É a partir disso que se desenrola um enredo de abuso, desrespeito e constrangimento. leia abaixo o que contou a cliente sobre o fato.

Por Ana Paula Rodrigues

Moro em Parnaíba-PI e sou cliente dessa empresa desde sua criação em 1992, portanto há mais de 20 anos. Sempre fiz viagens pela Guanabara para Fortaleza, Teresina e, nos últimos dois anos, tenho ido com regularidade para São Luís-MA, pois faço um curso superior lá. Como sou casada e meu marido continua morando em Parnaíba; durante o período letivo, venho às sextas-feiras à noite e volto no domingo à noite, no ônibus que saí às 20:15h.

Depois de contextualizar a situação, começo o relato do episódio de maior constrangimento por que passei em toda minha vida.

Adquiri um bilhete em 11 de maio de 2013, no guichê da agência na rodoviária de Parnaíba para viajar no dia 19 de maio de 2013. Sempre adquiro os bilhetes com antecedência. Entretanto, ao chegar à rodoviária, percebi que não estava com o bilhete. Dirigi-me ao guichê, apresentei meu documento de identificação e solicitei uma 2ª via, certa de que não haveria empecilho algum. Até porque antes certifiquei-me de que meu nome encontrava-se na lista de passageiros, em poder do motorista.

Para minha surpresa, fui informada pelo funcionário da empresa que teria de efetuar a compra de um novo bilhete. Argumentei que isso não poderia acontecer, pois o bilhete já havia sido adquirido. Se ele consultasse o computador (que está conectado a todos os outros da empresa espalhados por onde ela presta serviços, verificaria isso), portanto não haveria motivos para a não emissão de uma 2ª via. O que se sucedeu a partir daí foi uma série de atitudes desrespeitosas por parte de todos os funcionários que estavam presentes no momento.

Eu argumentei que viajaria de qualquer forma, pois tinha compromissos inadiáveis em São Luís às 7h da manhã de segunda-feira, além de provas que eu deveria fazer naquele mesmo dia. Eles, já com bastante desdém em relação à situação, disseram que eu deveria comprar outra passagem e se recusaram a me fornecer um motivo plausível para a não emissão de 2ª via. Eu recusei-me a comprar, óbvio. para minha completa indignação, do rapaz do guichê ao motorista, todos foram bastante grossos comigo.

Dirigi-me ao ônibus. O motorista então foi para a porta dizendo que eu não entraria e quando eu disse que embarcaria de qualquer jeito, ele abriu os braços na tentativa de me empurrar. Só não conseguiu porque meu marido foi mais rápido e impediu-o.

O certo é que entrei, sentei-me no assento que já estava no meu nome. E começou uma sequência de fatos que jamais imaginei vivenciar. Os funcionários começaram a agir com ironia, inclusive deram sugestão para que os demais passageiros fizessem “uma vaquinha” para comprar uma nova passagem para mim. Depois ameaçaram chamar a polícia caso eu não saísse do ônibus. E já perto das 21h, o motorista subiu para dizer que a viagem atrasaria ainda mais, já que havia no ônibus uma moça que não podia viajar porque não tinha passagem. Avisou que o ônibus ia sair, mas ia direto para a garagem, onde os demais passageiros seriam transferidos para outro ônibus e eu ficaria lá dentro daquele até cansar.
Desci para argumentar mais uma vez que eu tinha o direito de viajar. Foi aí que vi os bagageiros fechados e minha mala jogada no calçamento molhado (havia chovido bastante minutos antes), fiquei muito indignada neste momento, porque em minha bagagem havia livros do curso, além de trabalhos que eu deveria entregar na segunda-feira.
Constrangida, indignada e preocupada com os demais passageiros, inclusive com uma criança de colo que já estava impaciente, e com o fato de ter de chegar a São Luís antes das 7h da manhã, acabei adquirindo uma nova passagem. Eles ainda disseram: “viu, como é fácil resolver o problema? Agora se achou ruim, entra na justiça!”
Esse episódio demonstra a total falta de respeito dessa empresa e a total falta de preparo dos funcionários para lidar com situações como essa.

Passei a noite viajando acordada, sem conseguir dormir, pensando no constrangimento pelo qual passei. Meu marido, no dia seguinte, relatou-me que, depois de finalmente eu embarcar, sentiu-se mal, teve uma crise de pressão alta.

Venho deixar público isso, porque quero que o maior número de pessoas possível fique ciente das práticas dessa empresa e do desrespeito com que trata o consumidor.

O triste é que sou obrigada a continuar viajando com eles, já que não há outras empresas que façam a linha Parnaíba-São Luís-Parnaíba nos horários em que eu preciso viajar. E talvez aí esteja o X da questão. Se houvesse concorrência, o tratamento aos passageiros seria outro.

E informo que já estou tomando as medidas legais cabíveis contra a Expresso Guanabara.

Agradeço aos passageiros, que ficaram do meu lado, inclusive aos que se dispuseram a servir de testemunha.

Outro lado

Por meio de sua conta no Twitter, a Guanabara informou que ainda averigua o caso antes de emitir um posicionamento oficial: “Estamos averiguando o ocorrido para podermos nos posicionar a respeito. Solicitamos que aguardem”.

36 pensou em “Passageira da Guanabara relata abuso e constrangimento em viagem

    • ollha e muito chocante o relato dessa passageira, foi reamente muita humilhação, Olha passageira muitas das vezes a empresa nem sabe do tratamento que o seus funcionario estão dando aos clientes, só que isso não insenta a inpresa de se penalizada, ater por que esses funcionario cometeram farios crime, conheço um pocuco das leis tenho 20 anos nessa area, voçe pode prosessar a empresa por danos morais, constrangimeto, entres outro, primeiro que a senhora estar munida de provas, então vã em frente, infelismente foi a sinhora, mais para que isso não volte a si repetir, por que muitas vezes o funcionario só e punido pela empresa quando a empresa e penalizada, lamento atitude de pessoas que não tem respeito por quem quer que seja, vá em frente fassa valer seus diretos,

  1. Prezada Sra. Ana Paula Rodrigues,
    Com os meus cumprimentos, lamento pelo ocorrido e sei muito bem do desrespeito e falta de preparo que essa famigerada empresa tem para com os clientes, já ocorreu um fato em uma viagem por essa empresa “extravio de bagagem” e passei um final de semana em Teresina sem roupa e meus pertences pessoais, em nenhum momento a Guanabara me deu assistência.
    Mas ao chegar em São Luís, ingressei na justiça e a mesma foi condenada em 10 mil reais de danos morais e mais 1.300,00 Danos Materiais, a mesma recorreu mas por um descuido do setor jurídico, o Recurso não foi provido e moral da estória, o valor foi atualizado, bloqueado e recebido no importe de R$ 18 mil reais.
    Outra infração que eles cometiam, e que eu quase ingresso com outra ação, foi o fato dos agentes aqui em Slz, vender a passagem e não informarem ao cliente sobre o seguro facultativo e muito menos fixar painel informativo, presenciei algumas vezes os funcionários vendendo e grampeando os seguros nas passagens sem ao menos informar o passageiro, comuniquei o fato a ANTT e ao SAC da empresa invocando o CDC, e avisei se caso os mesmo não fixassem painel informativo e avisassem do seguro aos passageiros, iria passar um dia próximo ao guichê, filmando e avisando os clientes. Até outro dia eles haviam fixado um aviso chué, impresso e colado na vidraça.

    Mas se quiseres ingressar com ação judicial, e claro que deve, por gentileza entre em contato comigo que lhe passarei algumas informações e dicas, para a Sra. ter ainda mais êxito em seu processo, e quero ficar acompanhado esse caso, pois se todos os clientes lesados ingressarem com ações, essa empresa aprenderá a tratar bem os clientes, e a ter consciência que eles dependem de nós para ter lucros, pagarem impostos, funcionários, manutenção e etc…

    • Oi tudo bem? Também fui lesada pela Expresso Guanabara, extraviaram a mala da minha filha de 6 meses, isso aconteceu a 3 meses e até agora não chegamos a nenhum acordo, estou entrando na justiça…
      Você pode me passar seu contato, para me falar com detalhes quais foram seus procedimentos…
      Desde já te agradeço!

    • Meu caro cidadão, você só faz um comentário deste, porque o fato não se deu com você, você tem a mentalidade muito limitada.
      Tenho pena de pessoas iguais a você.

    • Somos humanos, passiveis de cometer erros. Isso não á direito a ninguem de nos tratar mal.

    • Esse rapaz que diz ser “TÃO FÁCIL ERA SÓ NÃO TER ESQUECIDO
      A PASSAGEM,SERÁ QUE ELE NUNCA ESQUECE NADA NA VIDA,
      ESSE JOVEM TOME MUITO CUIDADO PARA NÃO PASSAR SITUA-
      ÇÃO MAIS CONSTRANGEDORA QUE ESSA E NÃO TER APOIO DE NINGUEM.

  2. Falta de respeitooal, entre com uma acao de de constrangemento moral e abuso na justica que esses. Sndos de altoritario com certeza vai par o olho da rua.

  3. Eu vivo torcendo pra que situações desse tipo ou parecidas aconteçam comigo pra mim entrar na justiça e ganhar uma boa indenização, mais tenho muita “sorte”, sempre sou muito bem tratado em todos os lugares que frequento. As vezes fico torcendo pra algum empregadinho de merda morto de fome me tratar mal, já tenho respostas na ponta da lingua pra hulmilhar esses pobres coitados que se acham pq trabalham em algumas empresas que pagam micharias pra esses pobres coitados e por isso eles descontam nos clientes.

  4. já passei por isso também, e tem mais, sempre uso a esse onibus que vem de parnaiba, ele passa em chapadinha, mais o atendimento aqui é dos piores possiveis, tem umas moças que fazem a venda de bilhetes, mal educadas, grosseira demais, e pior voce fica falando e solicitando informações, elas vira as costa fazem de conta que nem e com elas. Pior não sabemos pra quem reclamar , já esta passando da hora de uma empresa do porte da Guanabara resolver tudo isso, e que os orgão competente possam ver essa situação, é humilhante voce querer comprar um bilhete, usar o serviço adequado e nao ter pessoas preparadas pra te dá informações quando se solicita, esses funcionários ai são uns bando de incompetentes, isso é repugnante, pior quando perdem o emprego ficam ai fazendo cara de coitadinhos.

  5. Ana Paula, suas palavras revoltam qq cidadão de bem, qq cidadão.
    Imagino a angústia q vc sentiu por ter sido tratada daquele jeito.
    Infelizmente, o bom atendimento ainda não é regra em nossa cidade.
    Ingresse na justiça q com certeza vc ganhará a ação. E aí essa empresa vai aprender a lhe respeitar enquanto consumidor, gente e cidadão. Afinal, transporte público é uma concessão do Estado – essa empresa trabalha para nós, cidadãos.

  6. Eles tem o sistema nos computadores, pra que serve então essa tecnologia? Não é pra justamente informatizar sem ter que registrar tudo em papel? Eles tinham sim que dar uma segunda via, fica registrado lá. E nada justifica ter tratado tão mal o passageiro.Processe eles sim. Se ninguém nunca disser nada, nunca fizer nada continua essa pessima prestação de serviço. E divulga o quanto puder.

  7. Prevejo uma bela grana que você vai ganhar se entrar na justiça, menos mal para reparar os danos causados, hoje em dia com o barateio das passagens aéreas as empresas do ramo rodoviário deveriam investir mais no bom atendimento, já que não podem competir no quesito conforto e rapidez na viagem.

  8. A primeira vista, o caso mostra-se bastante absurdo.
    Se a passageira comprou, efetivamente, o bilhete de passagem, tal aquisição fica registrado no sítio da empresa, pelo que tornna-se fácil comprová-lo, e, não haveria qualquer problema para o embarque.
    Por outro lado, não havendo o registro da compra, a dúvida persiste, mas que percebe-se a falta de respeito com o consumidor.

  9. Olha, essas empresas de ônibus tratam mesmo muito mal os consumidores. Já passei por isso também, mas comigo o buraco é mais em baixo. No primeiro momento que um desses funcionarizinhos de merda ousar a querer engrossar a voz comigo, aumentei a voz. Como tinha adquirido a passagem no cartão, tinha como comprovar a compra. E não teve conversa, na mesma hora chamei polícia e o caso foi resolvido na hora. Aí como eu queria que um desses FDP’s dissessem que os passageiros deveriam fazer vaquinha para comprar minha passagem. A porrada tinha comido na hora. Minha senhora, entre na Justiça contra essa empresinha mequetrefe. Eles só respeitam assim!

  10. Justiça… Procure-a, vc além de passageira é uma cidadã brasileira, estudante, esposa e etc. O que mais precisaria provar para mostrar que é uma pessoa de bem, se estava preocupada com os seus respectivos compromisso e ainda se explicando incansavelmente pelo o que vejo no relato, vc nem seria obrigada a dar explicações, vc não cometera um erro, e sim um esquecimento, o que pode acontecer com todos, e quem nunca esqueceu algo… Se fosse uma loira de bunda de fora com certeza, seria diferente. Lamentável e imoral. Processo na empresa, quem sabe assim, aprendem a fazer suas seleções e treinamentos necessários. Lute até o fim…

  11. Passei por uma que até hoje ainda ficou expressado só de lembrar, fui comprar uma passagem com minha mãe que está com câncer no útero no dia 24 de maio, para retornarmos de Teresina rumo a km 17, o agente despachante disse que não havia mais passagens ,sem nem mesmo olhar no sistema naquele horário, Insite e ele olhou e tinha dois ônibus que iriam para esse destino, o ônibus que iria para imperatriz e outro para belém, ambos passavam no km 17, diferença, o preço das passagem o que ia para imperatriz custava 15,50, e o de belém 32,50, logico que optei pelo de 15,50, e agente despachante n quis me vender, disse que só poderia vender a de 30,50, no final da história ele n me vendeu e mandou o dois onibus passarem, tive que pegar um taxi e pega-los na rodoviaria de timom -ma que ficavam um pouco perto de lá.

  12. Caro Gilberto
    Não esqueça de cobrar da empresa uma resposta oficial e publica-la assim que possivel. Aguardaremos por aqui.

    • já cobrei… eles informaram o que está posto aí no post… e nunca mais se posicionaram

  13. Gostaria de agradecer por ter divulgado minha história ao mesmo tempo que também fico grata a todos que entenderam e estão me apoiando. Já estou tomando as medidas cabíveis. Eu sou advogada. E exatamente por conhecer meus direitos, tive de usar de toda a força que tinha no momento para não tomar uma atitude da qual pudesse vir a me arrepender depois. Só eu sei o quanto tem sido difícil correr atrás de meu sonho. Ter de conciliar minha vida em Parnaíba com a de São Luís onde atualmente curso medicina na Universidade Federal do Maranhão. Ter de continuar dependendo dessa empresa para vir para Parnaíba tem sido uma situação no mínimo desconfortável.
    Solidarizo-me com todos aqueles que já passaram por algum constrangimento praticado pela Expresso Guanabara e por outras empresas que não respeitam seus clientes.
    Aproveito para deixar claro que não esqueci a passagem. Simplesmente ela foi extraviada. Acredito que não sou a primeira e nem serei a última pessoa que passou por isso.
    Aqui vai meu email para contato: [email protected]

  14. Lamentável esse acontecimento, o pior de tudo é ter que continuar viajando com eles. Nao ha outra empresa que faça esse trecho? Infelizmente sao coisas que estamos sujeitos a passar. Nos resta interceder via justiça.

  15. A Ana Paula foi no ponto: o mau atendimento decorre pura e simplesmente do fato de não haver concorrência. É o maior incentivo para a prestação de melhores serviços.

  16. Comprei duas passagens da empresa Guanabara saindo de Crato CE para a cidade de sobral CE para o dia 12/12/2013 marcado para sair as 18:42 h. sairmos de casa em cima do horário marcado em um táxi com bagagens mas para evitar a perca do embarque uma terceira pessoa estava na rodoviária para pedir o aguardo de nossa chegada, pedido este que não foi aceito por parte do motorista do ônibus quando já estávamos próximo ao terminal rodoviário e mantínhamos por celular contato com com a terceira pessoa que nos informou da saída do ônibus do terminal rodoviário, neste instante então pedir ao taxista que mudasse a rota para um ponto chamado de asa onde e ponto de embarque e desembarques feitos por esta empresa ponto este de meu conhecimento pois comumente embarco e desembarco neste local quando vou nesta mesma empresa para Tianguá CE.
    Quando chegamos a asa o local do possível embarque, onde também tem um ponto de venda de passagens desta empresa local todo identificado com placa luminosa desenho de um ônibus caracterizado da empresa nome pintado na parede com o seguinte texto GUANABARA VENDA DE PASSAGENS AQUI. ficamos no aguardo da chegada do referido ônibus que levou cerca de mais ou menos 15 minutos ate este ponto, quando avisto o mesmo com o auxilio do taxista que ainda aguardava nosso embarque acenamos para o mesmo que parou a uma distancia longa do local onde estávamos, então corri ate a porta do ônibus estacionado enquanto o meu colega corria trazendo as bagagens ate o ônibus, fui abordado pelo motorista a quem me identifiquei mostrando as passagens dando direito a viagem o mesmo mandou subir quando falei que tinha bagagens o mesmo disse que não ia colocar bagagens em bagageiro fechou a porta e segui. tremendo desrespeito, e muito constrangimento para mois já que havia no local muitas pessoas para embarcar para outros destinos sentindo me desolado sem terra nos pés pedir ao taxista para me deixar em casa. ainda atônito fui ate o terminal rodoviário para a busca de uma solução já que eu havia pago para viajar e não ter conseguido falei com o gerente daquele ponto que em pouco caso me disse; o motorista não devia nem ter parado. argumentei por meu direito o mesmo apos algum tempo o mesmo falou que usando de seu direito de gerente já que os demais funcionários não mas poderia ele iria me fazer um favor de remarcar as minhas passagens para que eu pudesse somente junto do mesmo colega utiliza las somente no mesmo trecho de viajem por um prazo máximo de trinta dias contados da data da compra, aceitei que fizesse a validação da mesma para este prazo muito embora eu sabendo que no direito do consumidor as passagens tem um prazo de um ano mas aquele momento não tinha a quem recorrer e por tal falta de fiscalização e que constantemente são recorrente em desagravo aos clientes que por falta de concorrentes não que não tenha empresas capazes de prestar serviços ainda melhores mas sim porque existe neste meio um monopólio no transporte de passageiros terrestre no nordeste arreigado pela expresso Guanabara. Esta não e a primeira situação de descaso ocorrido comigo, pós já fiquei no prego próximo a Crateús por mai de quatro horas sem nenhum apoio nem informação de resultados, já tive uma mala destroçada dentro do bagageiro por um pneu de step e mas uma vez não tive nenhum atendimento por parte da mesma e mas uma vez só destrato. tenho mas casos, são tantos que esgotaria a capacidade de armazenamento deste hospedeiro então deixamos de lado as queixas. E vamos nos unir nos de todas as cidades de todos os Estados por onde trafega a expresso Guanabara por algum meio legal e documental para que os Detrans de cada estado por onde esta empresa trafega juntamente com os outros órgãos de fiscalização ARCE
    ANTT e junto aos Governos de cada Estado que por meios licitatórios permitirão esta aberração; cabe ao nossos promotores de justiça juntos de nossos juízes olhar por nos bastando tão somente com os olhos de seus juramentos, cabe também a nossa gloriosa polícia Militar não somente quando solicitada atender as solicitações no cumprimento do que rege o código de defesa do consumidor bem como ao nosso SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA olhai por nos cidadães brasileiros. sem mais para o momento fico no aguardo das pessoas solidarias ao caso que queiram somar junto a nossa luta contra o monopólio da expresso Guanabara que postem aqui o seu apoio. vamos fazer valer ordeiramente os nossos direitos de BRASILEIROS.

  17. Eu tambem hoje iria viajar para fortaleza ( tenho 13 anos ) E Ja tinham Guardado minha mala com minhas roupas e minha certidao ficou em casa eu troquei sem querer pela xerox E nao deixarao eu embarca e minha irm

  18. acho um desrrespeito essa empresa ter o monopólio das linhas para maioria das rotas, pois além de oferecerem atendimento como o mencionado acima, ainda se acham no direito de só esta empresa ser responsavel pelas frotas. Pois o consumidor é que tem que escolher com qual empresa quer viajar. Sinto muito pelo o ocorrido com a moça. lute pelos seus direitos

  19. Tive o mesmo problema, porem foi com a viação princesa dos Inhamuns no dia 23/02/2014 para viajar de Boa Viagem-Ce para Fortaleza-Ce, perdi o bilhete, fui ao guiche e o atendente me informou que eu teria que comprar outro blihete e que minha poltrona iria vazia ate o destino ou entao quem achasse minha passagem poderia usa-la normalmente, sendo que a mesma estava em meu nome, foi uma confusão grande, minha mãe chorou, argumentou, ele nao quis imprimir uma segunda via mesmo eu apresentando a identidade, total falta de respeito.

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