“Melhor negociação da história”, diz Roseana sobre acordo com professores

roseanaA governadora Roseana Sarney (PMDB) disse ontem ao titular do blog acreditar que os professores assinaram “o melhor acordo da história da categoria” ao aceitar a proposta definitiva do novo Estatuto do Educador. O documento foi protocolado no Tribunal de Justiça (TJ) depois de ser assinado pela procuradora-geral do Estado, Helena Haickel; pelo secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fabio Godim, e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro.

Segundo a governadora, a categoria merecia os benefícios que foram implantados pelo novo Estatuto do Educador. “Eu tenho absoluta tranquilidade para dizer que esse foi o melhor acordo que os professores poderiam ter assinado. Nós fizemos um estatuto negociado, em total acordo com os professores. O presidente do sindicato esteve em todas as reuniões. Tudo foi compartilhado. Eu acho que vai contemplar e beneficiar uma classe que precisa tanto”, afirmou Roseana, durante a passagem do Governo Itinerante pela cidade de Raposa, para entrega das obras de reconstrução, melhoria e urbanização do Porto do Braga.

Roseana Sarney também mostrou preocupação com o recente desempenho das escolas da rede estadual e fez o que chamou de “apelo” aos professores para a melhoria da qualidade de ensino no estado.

“Eu queria fazer um apelo para os professores, para que eles também nos ajudem. É um sacrifício grande. O Estado vai despender muitos recursos para melhorar os salários, mas nós também gostaríamos que os professores nos ajudassem a melhorar o ensino, o conhecimento e as notas dos nossos jovens”, destacou.

32 pensou em ““Melhor negociação da história”, diz Roseana sobre acordo com professores

    • boa noite, Gilberto Leda!
      Sou aluno da escola publica na minha cidade Tuntum e leitor do seu blog. Gostaria muito que vc postasse meu comentário também já que todos os professores em o direito de reclamar da governandora quero fazer minha reclamação tb. passamos quase um mes s em aula por causa da greve, calamos e aceitamos e hoje é sexta feira depois do retorno e aprovação das exigencias, sabe quantos proessores apareceram na minha sala de aula? nenhum! pq eles querem mesmo é salario bom agora compromisso com o trabalho, nada. Não dão nem satisfação para a direção da escola, como vamos concorrer com uma vaga do Enem? Quero pedir em nome dos colegas mais fiscalização por conta do governo pq isso não é justo. Quem mora em teresina, são luis,mperatriz e outras cidades vizinhas vai e volta não dão nem satisfação.Seria bom que lutasse pelos seus direitos mas tb respeitasse nossos direitos tento compromisso com o trabalho. Cobram do governo mais não tem responsabilidade com o trabalho, pois sempre faltam, chegam atrasados não dão conteudo completo dos livros isso é uma vergonha.
      Por isso lhe peço que poste minha indignação e que alguem olhe para os alunos tb. Obrigado!

    • A qualidade dos professores em toda cidad parece que é a mesma, pois na minha cidade não é diferente da cidade desse amigo,aora dos alunos acordarem para essa situação pois tá virando uma brincadeira de roda em todas as cidades do maranhão, se os governantes não acordarem futuramente teremos mais analfabetos que letrados. O que eu sinto é que esses professors que vem de outras cidades principalmente do piaui deixam a bagagem por lá, pq nas escolas do maranhão cumpre só com o horário no dia que querem ir. Esse problema não e só em Tuntum.

      • Peço desculpa a tal aluno pelo que ei de dizer. Na cidade em que ministro aulas tenho vista uma maioria de professores do estado do Maranhão (que por sinal fizeram um concurso público e obtiveram êxito) que procuram desempenhar seu papel dia após dia. Concordo que há professores relapsos, mas nem sempre são os que veem do Piauí, mas muitos são da própria cidade. Existem muitos que veem do Piauí que são irresponsáveis é verdade. No entanto, tenho visto muitos alunos que não estão preocupados com estudos e que a escola é apenas um lugar de encontro com os amigos, outros vão por pressão dos pais para não perderem o Bolsa-escola entre outras razões. As razões para termos um rendimento ruim nas avaliações nacionais e estaduais não poderiam ser apresentadas simplesmente por que os professores do Piauí não trabalham direito.
        Mas para informação da Ana, se os professores do Piauí debandarem a educação no Maranhão para (pelo menos em algumas cidades).

        • Concordo plenamente com o prof. Barbosa. O que você falou sempre é debatido nas nossas reuniões. E, Marcos Paulo, é melhor começar por você mesmo prestando à atenção no seu português…

    • Na minha cidde começa errado pelos professores da propria cidade ou nós alegamos a lugar nenhum pq a unicaunos começamos gritar pedindo socorro ou não cheigamos a lugar nenhum, com esse sistema onlin melhorou muita coisa só que qdo vamos procurar as notas do primeiro periodo ainda não tá postado nada agente fica sem ter informações das notas., sei lá.. ninguem sabe o que fazer pq ñ tem fiscalização a gente não sabe pr onde recorrer. As escolas são antigas, as carteiras que tem ainda sao de madeira grosseira, na verdade nao tem nada que incentive alunos permanecer nas escolas

  1. Sou professora e sofredora e essa governadora só pode está de brincadeira com minha cara e com toda a categoria.

    • É muita cara-de-pau dessa governadora que tentou acabar com a carreira dos professores alterando todos os acordos firmados com a categoria, se não fosse a greve, ela teria acabado com muitos direitos adquiridos. Preste atenção! Agora ela quer voto dos professores, para depois continuar no poder e acabar mais ainda com o nosso Estado.
      Não se faz educação de qualidade apenas com bons salários, mas com formação continuada, melhorias na estrutura das escolas, escolas em tempo integral, que ela vetou recentemente, com a participação da comunidade escolar: professores, alunos, família. Enquanto isso não acontecer, vamos continuar na mesma situação, os pior IDH do Brasil. Portanto, falta mais compromisso de todos nós, não apenas dos professores.

  2. “o melhor acordo da história da categoria” , Se for igual “ao melhor governo vida dela”, Os professores estão lascado!, uma pessoa que passa a vida toda ludibriando a categoria, haja fé e todos com suas “fezes” junta, rezem para que o plano venha beneficiar os professores sofridos.

  3. Uma carreira que inicia com um valor e que no final da carreira chega ao topo com 1,5 mil reais a mais do salário do início é boa? 4000 passa para 5500 depois de 35 anos de trabalho. ISSO É UMA PALHAÇADA!!!

  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  5. Engraçado o tamanho da alienação do povo. Primeiro porque, só foi assinado por livre espontânea pressão. Nada teria feito o governo, se os professores não tivesse saído das salas de aula e ganhado as ruas protestando contra o descaso do governo com a educação do estado. Segundo, de uma forma ou de outra, ela simplesmente engabolou o povo besta que torna a aplaudi-la, pois se passaram 3 anos do terceiro mandato dela, e o que fez?…nada! Ano que vem tem novas eleições, a causa estar em constante declínio nas pesquisa eleitorais, a fulana fez apenas dar um cala boca nos professores, para voltar a subir nas pesquisas. Terceiro, se tivesse sido um marco entre governo e estado, porque não teria sido bem antes, logo no inicio de seu governo? Pelo que lembro os protestos de professores pelo estado, já se arrastam à décadas. Porque que só agora, justamente porque ela estar em maus lençóis na política, que os professores merecem os benefícios que lhes são de direito?.
    Será que é isso mesmo a bancada de educadores do nosso estado, eles gritam nas ruas por valorização, e são calados com uma porcaria de agrado político e ainda os aplaudem?

    • Pelo menos, Aldo, a greve só precisou durar 35 dias – e poderia ter sido encerrada antes, já que havia garantia da assinatura do acordo. Vc parece não lembrar mais que, à época da Lei do Cão de Jackson Lago – extinta por ação do grupo ligado à atual governadora – a categoria passou mais de 90 dias fora de sala de aula

      • só 35 dias, você acha pouco, somente governos descomprometidos com a educação deixa alunos sem aula por mais de um mês. nesse caso Roseana Sarney é igualzinha a Jackson lago, que foi embora sem deixar saudades, a mesma coisa vai acontecer com Roseana Sarney, será lembrada sempre pelos seus descasos.

  6. OS PROFESSORES DEVERIA REZAR E ORAR POR ROSEANA, PRA ELA GOVERNAR POR MAIS 50 ANOS E DA VIDA AO SARNEY POR MAIS 200 ANOS, MUITO BOM ESSE AUMENTO DE CEM REAIS OS PROFESSORES ESTÃO MUITO AGRADECIDOS.

    • Uma negociação histórica realmente! Em minha modesta opinião; perdemos todos…especialmente o estado do Maranhão. Continuará amargando resultados pífios e índices irrelevantes no cenário educacional. Isso claro irá respingar no processo eleitoral de 2014. Percebe-se nas escolas, na própria Seduc, Ure, etc; um clima de insatisfação(alimentado frequentemente por insinuações -nem sempre discretas- de exonerações, uso indevido dos repasses escolares, solicitação de portarias para comprovação da pessoa no cargo que exerce, a exigência de comunicação com o atual gestor da Ure via e-mail, um mapeamento em pleno encerramento de semestre…) Observa-se uma prática que não corrobora com a fala do Deputado Secretário ao assumir a pasta quando afirmou em diversas reuniões que queria aproximar a Secretaria das escolas, estabelecer um canal de comunicação direta com ele… Rsrsrs… E nomeia um senhor que quer tudo via Net, alardeando que a Ure vivia na Idade da Pedra(pq usa papel), que está fazendo uma limpeza no quadro de funcionários(aí, dispensa uns e nomeia outros), que proíbe que outro carro além do seu(pessoal), do oficial, e do de uma “eleita” dele estacionem no espaço disponível que o setor possui(preterindo os outros), que designa terceiros para atender os gestores ao ser procurado, que não aparece e quando aparece nas reuniões é figura decorativa, …
      Nossas escolas têm sim, diversos e variados problemas; e carecem não só de fiscalização, mas principalmente de apoio, orientação, atualizações e acompanhamento pedagógico. Que as equipes percorram as escolas no intuito de contribuir com a comunidade escolar; e não simplesmente apontar os erros, defeitos, estabelecer prazos e planejar eventos “pra inglês ver”. Há que se lamentar gestões tão mal-sucedidas na Seduc, no que seria o “melhor governo da vida da governadora”! Mas vai que de repente, os maiores lamentos surgirão somente ano que vem; quando essas “coisinhas miúdas” de hoje; se manifestarem nas urnas. Porque a falta de um aperto naquele botãozinho “Confirma”, pra determinados políticos vai fazer muita diferença. OREMOS!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

  7. Fala sério! Sou professor e tenho que me contentar comum aumento de 4%?
    Enquanto a prefeitura de São Luis dá um aumento de 9% para os professores.
    Será que a dignissima não tem senso de humor?

  8. Nao nego que hoveram avancos na luta dos educadores do maranhao, mas essa merreca de aumento de R$ 100,00 eh piada Dra. Roseana.
    Esperamos melhorias nas estruturas das escolas que nem ventiladores tem nas salas de aulas.

  9. Nossa querida governadora tm toda razão. PARABÉNS! “Melhor negociação da história” para o GOVERNO. Mérito p ela e uma pena p os professores.

  10. estou feliz da vida com aumento de 4%, não sei nem o que vou fazer, acho que contratarei um economista ou contador para aplicar tanto dinheiro. e viva Roseana Sarney a redentora da educação do maranhão.

  11. Meu cumpadi tú precisa ver o que o secretario da educação de Rosinha fez..”.Pedro Tudo Posso Fernandes.”…trocou a gestora da URE por um cunhado de Hélio Soares…um tal Solon..que tá sendo investigado por ter feito um seletivo pela internet , com questões antigas do ENEM.
    Esse Solon..indicou uma tal de Ana Lúcia…para perseguir diretor de escola…Tia Rosinha… sinto muito..vc perdeu a eleição.

    • A gestora anterior da Ure não foi trocada Bodinho; foi convidada pra ser Pró-reitora na UNIVIMA. Aceitou o convite. E advinha de quem era o cargo lá na Univima que ofereceram a ela? Desse moço aí que vc citou; que pra ser consolado recebeu a gestão da URE. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Parece que ele não apreciou muito não! Tb pudera!! É desses de gabinete! E tratou logo de iniciar a operação “dispensa” dos técnicos que faziam parte da gestão anterior. Alega aí umas lorotas pra dispensar alguns, mas tá com a sala dele cheia de assessores. O Seletivo sob seu comando(suspenso pela Justiça), cheio de irregularidades. Essa tal de Ana Lúcia, é uma coitada: detestada pela antiga equipe que chefiava e suportada pelos colegas. Vai ser útil a ele: pra dar recados, comparecer às reuniões que ele não aparece, talvez visitar alguma escola no lugar dele…tipo assim uma espécie de Severino(um faz tudo). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!O que a promessa de um dinheirinho do Fundo direto na conta é capaz de fazer hein!!!!

  12. O Governo do Estado comemora o acordo e o estatuto, pois é ele, o governo, o maior vencedor: O acordo extingue ações coletivas contra o Governo do Estado e isso a diretoria pelega do Sinproessemma não noticia e a governadora festeja; a redução de carga horária após 25 anos de carreira foi extinta e isso não atinge pessoas como os diretores do Sinproessemma que estão há mais de 20 anos sem pisar em salas superlotadas e calorentas, a governadora também não se ressente disso, pois vai aposentar-se com um bom salário; sem demora os técnicos do governo articularão os critérios para a avaliação de desempenho, que afeta, segundo o texto do estatuto, o desenvolvimento na carreira de professor, dessa forma o Estado vai economizar milhões não tendo que realizar progresssões que seriam automáticas.
    A greve em si foi uma farsa montada entre o Governo Roseana e o Sinproessemma para dar uma aura de produto de luta para um texto prejudicial em muitos aspectos para os professores: Não houve uma ampla discussão sobre o estatuto, como teima em afirmar a direção do sindicato, muitos professores estavam fora de sala sem saber por que estavam lutando; a direção do sinproessemma nunca apareceu nas escolas do Maiobão para esclarecer sobre a greve e sobre o estatuto; houve um verdadeiro “jogo de comadres”, com diretores de escolas, de maneira inédita, aceitando o movimento grevista, o Estado não declarando a greve ilegal, secretários de Estado indo aos meios de comunicação afirmando que os pŕofessores estavam certos em lutar por seus direitos, e Roseana cantando aos quatro cantos a vitória dos professores. Quando a esmola é grande o cego desconfia. Com certeza as promoções e titulações previstas para agosto serão pagas como os CET’s, de forma pulverizada para desmobilizar os descontentes. É só aguardar pra ver.

    • Concordo com o Marcelino, realmente para o governo foi a maior negociação da historia, com o aval do sindicado extinguiu duas ações coletivas já ganhas, prontas para a execução com ganhos para todos os professores, que terão que ingressar individualizadamente, não acabou, as progressoes vão ocorrer em 2014, 2015 e 2016, sendo que em 2014 temos eleições para o governo estadual, ou seja, nada garante as progressoes de 2015 e 2016, este foi um negócio da China e o presente da governadora para a classe de professores estaduais.

  13. ESPERO UMA MELHORA BOA PARA OS FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA,COMO PLANO DE CARGOS E CARREIRA. por isso estudamos e fazemos parte da educação.

  14. olha os funcionários de escola que tem curso superior esperamos uma boa promoção,somos parte da educação,os professores sozinhos não fazem nada.

  15. realmente vejo o quanto o povo anda com a cabeça nas nuvens; vejo alunos detonando professores (pobrezinhos, não sabem de nada!) e isso prova o quanto não entendem nada do que se encontra nos bastidores dessa safadeza que é a oligarquia desta família que tornou o Maranhão o primeiro lugar em tudo que não presta e o último em tudo o que realmente é essencial em nosso estado. este acordo foi o melhor pra Roseana, realmente ela tem que comemorar junto com este sindicato vendido que envergonha nossa categoria! professor realmente vai ser sempre cachorro velho nas mãos deles…

  16. O ” Sarneyquistâo” terra dos sarney, o Maranhão e sua matriz – São Luís-MA, depenam por mais de quatro décadas da Imperatriz sorridente acompanhada da serpente de Ana Jansen, o strabalhos de Bita do Barão e o povo batendo palma mesmo asfixiado por este sistema de uma panela e cumpades S/A. O povo luta e definha, a mente estagna e os revolucionários que causam mudanças sçao comprados para imergir contra a multidão…. todo presente d aImperatriz, tem algo do Cavalo de Tróia!!

Os comentários estão fechados.