EXCLUSIVO! Semfaz de São Luís e o “contrato” com a empresa do secretário de Fazenda do Estado

admfisUma estranha relação está ocorrendo entre o secretário de Estado da Fazenda, Akio Valente Wakiyama, e a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) de São Luís, atualmente comandada Raimundo José Rodrigues do Nascimento.

Akio é sócio, juntamente Álvaro Rogério Brito, Marcelo Luis Lobato e Jorge Arturo Mendoza Reque Júnior, da empresa Centro de Tecnologia Avançada Ltda., a CTA.

Aparentemente, esta empresa não possui qualquer contrato com a Prefeitura de São Luís – pelo menos nenhum aparece nas consultas feitas ao Diário Oficial do Município (DOM).

Ocorre que, na Semfaz, ao se acessar o sistema de trabalho dos auditores fiscais da capital, chamado ADMFIS, sob a responsabilidade da DSF – Inteligência Tributária Municipal, percebe-se que o software utilizado pelo Município foi desenvolvido não pela DSF, mas pela CTA, a empresa da qual Akio é sócio.

“Todos os direitos reservados – 2013 – CTA – Centro de Tecnologia Avançada”, diz a inscrição em forma de nota de rodapé na página do sistema (veja abaixo).

admfis2

Para quem não sabe, o atual secretário municipal de Fazenda, Raimundo José Rodrigues do Nascimento, é auditor do Estado e durante muito tempo foi colega de Akio Wakiyama. Quando atuaram juntos, Raimundo José era gestor da Célula para Gestão de Pessoas e Administração Tecnologia da Informação da Fazenda Estadual e Akio era o secretário-adjunto.

Atualmente, um comanda a Fazenda do Município, o outro, a do Estado.

O que ainda não se sabe é em que condições – nem quando – a empresa do titular da Sefaz começou a prestar serviços para a Semfaz. Ou, no mínimo, a partir de quando começou a prestar serviços para a DSF – Inteligência Tributária Municipal.

Em tempo: o secretário adjunto de Gestão Tributária da Semfaz, Raul Mendonça Filho, também é oriundo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

emailOutro lado

O blog já entrou em contato com a DSF para saber qual a relação da empresa com CTA, mas o e-mail fornecido em seu site ([email protected]) parece já não mais funcionar (veja ao lado). Procuramos também a Prefeitura de São Luís, para saber se existe contrato que ampare o desenvolvimento do software da Semfaz pela CTA, e ainda aguardamos retorno.

13 pensou em “EXCLUSIVO! Semfaz de São Luís e o “contrato” com a empresa do secretário de Fazenda do Estado

  1. Gilberto esse Akio é o Secretário da Receita Estadual e é também Auditor da Receita do Estado. Te pergunto: ele pode ser sócio de empresa? E esse secretário da fazenda municipal, senhor Raimundo José Nascimento Rodrigues é o que substitui a senhora Suely a pouco tempo? Rapaz ele já botou essa empresa lá? Será que o nosso prefeito sabe disso? o cidadão ainda nem esquentou a cadeira e já tá assim? Não perde tempo né. E os outros sócios quem são? Será que são da fazenda do estado também? Faz uma busca minunciosa nessa empresa e depois passa pra gente.

  2. Caro Gilberto,

    Há um erro crucial na sua matéria, pois a empresa citada foi contratada na administração de João Castelo, então não qualquer relação com os secretários!

    Quanto ao fato de um servidor que trabalha numa secretaria do estado ter ou não uma empresa que desenvolve sistemas para prefeituras, eu pergunto: Qual é o problema??? Qualquer é livre nesse país para exercer qualquer atividade profissional desde que não haja conflito. Nesse caso, para qualquer um que entende o básico de direito administrativo, sabe que há qualquer irregularidade.

    Nesse caso, nem de longe, há qualquer problema

    Quem pensar ou interpretar diferente é porque quer criar uma situação de constrangimento de forma absolutamente injusta ou prejudicar a imagens que, reconhecidamente por todos, são pessoas sérias

    Como é complicado esse período político! Vamos denunciar quem efetivamente comete atos ilícitos. Todos sabem aonde eles acontecem, mas ninguém menciona ou denuncia.

    • erro? mas eu não apontei nada… apenas estranhei as relações e apontei o motivo do que achei estranho… não denunciei qualquer ilícito

      • qualquer um e livre para exercer as suas vontades desde que nao esteja no Estatuto deste servidor a expressa proibição de vínculo com empresas.
        assim é bem facil, ser auditor, ter uma empresa no município e livrar todo e qualquer encargos(tributários) desta…..que negocio da china!!!!!

  3. A dsf esta na prefeitura desde o governo de jackson lago, fechou parceria com a cta / hcg em 2012, gestão João castelo. Atualmente estão rompidas.(poder)
    O interesse por traz deste episódio nao se restringe a mero desenvoimento de um software, mas ao que ele pode gerar.( big data ).

  4. O certo e que Sao luis esta sem governo. e esses ai que conhece pouco ou quase nada de tributário vão se encrencar e encrencar o edivala. aguarde. Eles estão encrencando o prefeito com uma infinidade de atos adm incostitucionais, nos lançamentos de iptu dos imoveis de sao luis. a população deve procurar um advogado e anular essa insanidade em busca de dinheiro que vai todo para o ralo da corrupcao.

  5. Se você realmente está atrás de falcatruas nunca vistas de magnitudes iguais ou que chegue perto, procure pessoas bem próximas do teu umbigo.
    Vá à Secretária de Saúde ou procure a ficha do teu chefe, Fernando Sarney. Você terá matérias para os próximos 50 anos.

  6. Essa matéria foi editada por um Sarney? rsrsrsrs

    Oh! amigo Gilberto Léda. Dê uma comentada no Governo do Estado, bicho. Fica a dica pr’ocê. 😉

    • Período eleitoral sabedoria crítica é necessária. Tem blogueiro que ganha dinheiro de A ou B pra aprontar dessas. rsrsrs

Os comentários estão fechados.