Após atentado, TJMA define funcionamento da Justiça em Buriti

Os processos da Comarca de Buriti deverão ser apreciados e despachados provisoriamente pelo juiz Jorge Sales na cidade de Coelho Neto. Entendimento nesse sentido foi firmado durante visita de inspeção no Fórum daquela comarca pelos desembargadores Raimundo Barros, presidente da Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), e Jamil Gedeon.

Acompanhados dos juízes Rodrigo Nina (Comissão de Segurança), Karla Jeane, Cristiano Simas e do major Alexandre Magno, diretor de Segurança do TJMA, os desembargadores verificaram, com detalhes, os danos causados ao prédio da comarca, que teve vidraças e janelas quebradas, forro queimado, cadeiras, equipamentos e mais de 50 processos destruídos pelo fogo ateado pelos invasores.

O desembargador Raimundo Barros disse que o Fórum não tem condição de funcionamento e receberá uma reforma completa, seguindo projeto com os padrões de segurança estabelecidos pela Comissão, incluindo saída estratégica para o magistrado e câmeras de monitoramento.

No local, o presidente da Comissão de Segurança do TJMA ouviu relatos de servidores que reagiram aos manifestantes e impediram a segunda invasão e estragos de maior proporção.

O oficial de justiça Robson Ferreira disse que foram momentos de pânico, com invasores armados de foices, machados, facões e garrafas com gasolina, quebrando e queimando as instalações e os equipamentos do prédio.

“Tivemos que enfrentá-los para evitar a segunda invasão e uma tragédia no local, uma vez que depois de quebrarem e queimarem tudo, eles retornaram com armas brancas para causar um dano maior”, informou.

O oficial de justiça Joaquim Almeida, por sua vez, falou que ainda se recupera dos problemas causados pela inalação de fumaça, na tentativa de apagar o fogo com extintores de incêndio.

A atitude dos servidores na defesa do patrimônio público foi enaltecida pelos desembargadores Raimundo Barros e Jamil Gedeon, que a partir das informações coletadas confirmaram que a ação criminosa está ligada a um grupo isolado e não à população de Buriti, tendo em vista o apoio da comunidade local ao Judiciário maranhense.

(Da assessoria)

Um comentário em “Após atentado, TJMA define funcionamento da Justiça em Buriti

  1. A sociedade maranhense, quando precisar dirimir conflitos, encontrará no Poder Judiciário o local certo para obter as respostas necessárias.
    Não é possível imaginar tamanha agressão imposta aos servidores do judiciário, na pessoa do Magistrado, bem como dos demais integrantes da equipe do Fórum de Buriti.
    Ataque esse que além de provocar danos materiais, provocou danos psicológicos graves nos citados Servidores.
    A partir da oportuna criação em 2011, da Diretoria de Segurança Institucional, durante o mandato do Desembargador Jamil Gedeon , a frente da presidência e posteriormente da criação da Comissão de Segurança do TJMA, que tem o Desembargador Raimundo Barros como Presidente, muito se avançou nas medidas preventivas e reativas de segurança.
    Tenho certeza que , a partir de um trabalho preventivo de Inteligência, a Diretoria de Segurança Institucional evitou diversas ocorrências.
    Parabéns ao trabalho realizado .

Os comentários estão fechados.