Governo Flávio Dino tem a 3ª pior transparência do país, diz CGU

ANTES DE QUALQUER COISA: O BLOG JÁ ENTROU EM CONTATO COM O GOVERNO DO ESTADO E AGUARDA RETORNO. NÃO PRECISA ENTRAR NA JUSTIÇA PARA PEDIR DIREITO DE REPOSTA. BASTA MANDAR A NOTA QUE ELA SERÁ PUBLICADA!

Do blog do Diego Emir

maranhãoEm comemoração aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio, a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou, na manhã desta sexta-feira (15), em Brasília, índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. É a Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela Controladoria para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011).

Surpreendentemente e colocando em cheque informações do Governo do Estado que apontam avanços na transparência pública, a CGU deu nota de 2,2 em uma escala de 0 a 10 para regulamentação da Lei de Acesso a Informação (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%) do Maranhão. Essa pontuação foi dada, após avaliação de solicitações reais de acesso à informação em diversas áreas de governo e a avaliação ocorreu apenas no Poder Executivo, ou seja, total responsabilidade do governador Flávio Dino e o secretário Rodrigo Lago.

A nota do Governo do Maranhão – resultado da avaliação do índice de transparência do Poder Executivo estadual e não sofre influência do resultado dos municípios- foi 2,22. O Maranhão tem a penúltima posição em transparência entre os estados da região Nordeste e é o 25º no ranking nacional.

Antes que se aponte que a baixa avaliação do Governo do Maranhão no cumprimento das regras de transparência pública foi por conta do governo passado, o site da CGU aponta que a avaliação foi feita entre os dias 31/03/2015 a 23/04/2015, ou seja, já na gestão do governador Flávio Dino (PCdoB).

Continue lendo aqui.

18 pensou em “Governo Flávio Dino tem a 3ª pior transparência do país, diz CGU

      • FLAVIO DINO PREGA O QUE É CERTO, MAS NA PRÁTICA É MUITO DIFERENTE, AQUI EM TUNTUM NUNCA MANDOU UM CENTAVO PRAS ESCOLAS DO ESTADO, MAS MANDOU 350 MIL REAIS PRO CARNAVAL E O PREFEITO QUE É SEU AMIGO NÃO GASTOU NEM 10 MIL, CARNAVAL FRACO E AS ESCOLAS NÃO TEM MERENDA, LUZES QUEIMADAS ETC…..

  1. Governo comunista não era de se esperar grandes coisas nesse sentido, tai Lula/Dilma que governam o país na base do populismo e terminaram deixando o Brasil num verdadeiro caos administrativo.

  2. SE ESSA PESQUISA FOSSE FEITA NA ÉPOCA DE ROSEANA.O MA FICARIA EM ULTIMO,POIS TINHA UM FILTRO QUE ESCONDIA TUDO

  3. Realmente é impossível para o cidadão monitorar a aplicação de recursos em todas as esferas dos poderes do MA.
    Ninguém fala, o MP se cala mas nem mesmo a Assembleia Legislativa tem o mínimo de informação, quem são os servidores dos Gabinetes, quais os cargos, como os deputados gastam as verbas de gabinete de forma detalhada, uma verdadeira caixa presta essa tal transparência no MA.

  4. OPA…MEDALHA DE BRONZE (3º LUGAR)…….TODO MUNDO JA SABIA Q FLAVIO DINO IA REBOLAR P/ EMPREGAR AQUELES BANDO DE SEM NOÇAO Q ANDAVAM COM ELE NA CAMPANHA……….VENDEU SONHOS NA CAMPANHA…VENDEU SONHOS MEU CARO WATSON.

  5. Pingback: PIADA DO DIA: o “avanço” da transparência de Flávio Dino | Gilberto Léda

  6. Apenas para contribuir, a Lei de Acesso à Informação foi criada em maio de 2012 e as notas / ranking publicados, retratam o balanço do período de 3 anos, não podendo ser imputado às novas gestões estaduais que não foram reeleitas, a responsabilidade pela nota atribuída a sua unidade federativa. É só pesquisar!!!

    • Thiago, grato pela ajuda. Mas no caso do ranking EBT, não tem nada com período de 3 anos. A metodologia é clara e o período de avaliação tb

Os comentários estão fechados.