PIADA DO DIA: o “avanço” da transparência de Flávio Dino

maranhãoGanhou contornos de piada um release distribuído há pouco pelo Governo do Estado para se defender da vergonhosa antepenúltima colocação obtida no novo ranking criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) para medir o nível de transparência das gestões públicas brasileiras (leia mais).

Com nota 2,2, o Maranhão, sob a gestão Flávio Dino (PCdoB), ficou à frente apenas do Amapá e do Rio Grande do Norte, que sequer pontuaram.

Intitulado “Escala Brasil Transparente (EBT)”, o ranking foi criado pela CGU para avaliar o grau de cumprimento das normas de Lei de Acesso à Informação (LAI) e lançado oficialmente hoje (15).

Ou seja: a lista divulgada mais cedo é a primeira identificando os estados numa escala de 0 a 10.

Mesmo assim, o Governo Flávio Dino jura de pés juntos que “avançou no ranking“, saindo da última para a antepenúltima colocação.

“Somente com a decisão da atual administração, o Maranhão saiu da última colocação no ranking e iniciou todos os procedimentos para garantir o acesso à informação das contas estaduais”, diz o texto oficial.

Mais adiante, repete-se a mesma história.

“O Maranhão saiu da última colocação no ranking e iniciou todos os procedimentos para garantir ao cidadão o acesso às informações públicas”, completou.

Só faltou explicar como é que se pode haver avançado em um ranking criado nesta sexta-feira e que ainda não havia divulgado nenhuma outra lista comparando os estados.

Só pode ser piada.

13 pensou em “PIADA DO DIA: o “avanço” da transparência de Flávio Dino

  1. Sabe o que esse governo me traz à memória? Aquela música de Chico Buarque, chamada “Apesar de você”. Começa assim: “Hoje você é quem manda/falou, tá falado/não tem discussão…” E termina assim: “Apesar de você / Amanhã há de ser outro dia / Eu pergunto a você onde vai se esconder / Da enorme euforia? / Como vai proibir / Quando o galo insistir em cantar…”
    E o cara ainda é filho de uma vítima da ditadura….

  2. Para quem era o ultimo colocado quando Roseana Sarney deixou o governo….

    Parabéns ao Governador Flávio Dino pelo excelente inicio de mandato, que em pouco tempo retirou da ultima colocação.

    • mas último colocado em qual ranking? se o ranking foi lançado ontem? me explica melhor

  3. IMAGINE A TRANSPARÊNCIA DA SUA PATROA COM TANTA PROPINAS E CONVÊNIOS FANTASMAS E FORA OS ROUBOS DE DON RATON ALIBABA.

  4. O mais engraçado é que São Luís, administrado pelo pupilo dele está em ÚLTIMO lugar no ranking da transparência entre as capitais…

  5. No ranking passado o Maranhão estava em último lugar

    No novo governo ja subiu duas colocações

    Se continuar assim chegamos no top 5 logo logo

  6. Gilberto, em todos os cantos do planeta se ouve falar que Ricardo Murad roubava a metado do dinheiro da saúde do estado do Maranhão. Era aquela velha piada de mau gosto , “rouba mas faz”.
    As UPAS funcionavam, as unidades de saúde como um todo funcionavam razoavelmente bem, os medicamentos eram distribuidos e nos hospitais havia limpeza, medicamentos e o pessoal recebeia o seu suado dinheirinho em dia.
    Hoje NÃO se rouba mais pois foi implantado um governo TRANSPARENTE e HONESTO. Qualquer um com mais de um neurônio sabe que, se não se rouba mais, sobra mais dinheiro ( pelo menos o dobro do que era usado), ficando a pergunta:
    Porque a então combalida saúde do estado do Maranhão NÃO EXISTE mais?
    Porque os salários foram reduzidos pela metade e estão CRIMINOSAMENTE ATRASADOS HÁ MESES?
    é APENAS incompetência?
    Ou será que estamos diante de um desgoverno omisso e profundamente desonesto?
    Ou tudo junto?

  7. Eu também queria entender essa conta e a para que serve a secretaria da transparência, afinal o que ela faz?

Os comentários estão fechados.