BBC expõe condições desumanas em Pedrinhas, na gestão Flávio Dino

Da BBC Brasil

bbc bbc2

Vinte e quatro detentos se amontoam numa cela projetada para abrigar apenas quatro, onde dormem sobre o concreto, sem colchões nem travesseiros. Em outra cela, 22 homens passam dia e noite trancados num espaço escuro, úmido e sem ventilação – alguns usam as próprias camisas para enxugar vazamentos que inundam o piso.

Retratadas em fotos obtidas com exclusividade pela BBC Brasil, as cenas expõem a precariedade em partes da penitenciária de Pedrinhas, em São Luís, em meio a uma nova onda de violência no Maranhão, dois anos e meio após a unidade se tornar notícia mundo afora por um vídeo que mostrava presos decapitados.

Desde o dia 30 de setembro, três detentos foram encontrados mortos dentro de Pedrinhas, o que eleva para ao menos 79 o total de óbitos registrados na unidade desde 2013, segundo ONGs que monitoram a prisão.

As seis fotos recebidas pela BBC Brasil, cujos autores pediram anonimato, foram tiradas em três edifícios do complexo penitenciário, o maior do Maranhão.

Hoje chefiado por Flávio Dino, do PCdoB, o governo maranhense não contestou a veracidade das imagens, mas disse que “problemas estruturais históricos” das prisões locais vêm sendo sanados e que na atual gestão o número de mortes em Pedrinhas despencou.

A BBC Brasil mostrou as fotos a duas organizações que acompanham a situação no presídio – a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e a Conectas –, que visitaram os mesmos locais no fim de setembro e disseram ter presenciado condições semelhantes.

Continue lendo.

30 pensou em “BBC expõe condições desumanas em Pedrinhas, na gestão Flávio Dino

    • Também acho, esses homens precisam ser uteis pra alguma coisa, Flavio […] dino deveria coloca-los pra trabalhar, isso sim

  1. só coitadinhos na cela de pedrinhas, só uma pergunta? já que é tão ruim em pedrinhas, por que eles fazem de tudo para voltar? sai e menos de um mês estão cometendo os mesmos crimes e ainda fala que vão voltar para comer de graça, uma coisa que eu gostei foi o governador deixar dormir todos de cuecas(todos que rasgaram seus uniformes) deveria fazer assim com quem toca folgo em colchões, dormir no chão.

  2. Não conheço sua casa Gilberto, depois de vários mandatos de Roseana deve ser grande, leva uns 10 desses air para morar em sua casa.

      • Essas cenas são frutos do atual governo.. e, daqui pra pior.. A população clama PELA PAZ EM SÃO LUIS MA.TRANSFERIR APENADO POR SI SÓ NÃO ADIANTA, TERIA QUE TRANSFERIR ALGO DE ERRADO QUE EXISTEM LÁ DENTRO??? QUEM COMANDA LÁ A PARTE INTERNA DOS PRESÍDIOS?

  3. vejo vários vídeos e áudios desses presos falando de dentro do presídio de pedrinhas que são BICHOS doidos, então nada mais certo que tratar todos como BICHOS.

  4. me desculpa a revolta, mais sou pai de duas crianças de 7 e outra de 9 que estão desde segunda sem aula porque esse animais tocaram folgo na escola que eles estuda queimando todos os livros da biblioteca, livros e todo material de um coral que eles iria apresentar em dezembro no teatro Arthur Azevedo, coisas que os pais compraram e não governador e muito menos prefeitura, então e para sentir pena desses animais?

    • Devia agradecer esses bandidos, pois como tocaram fogo em tempos de eleições o governador e o prefeito bundão, lembraram rapidinho de reformar as escolas que já estavam quase caindo.

  5. QUEM TEM PARENTE NO SISTEMA AI? NINGUEM ERRA SEUS OTARIOS ANALFABETOS, TEM GENTE ALI QUE ERROU MAS QUER PAGAR TAMBEM, NE POR ISSO QUE VAI TA NESSAS CONDIÇAO AI IRMAO, QUEM JA PASSO POR LA PRA JULGA DE VCS? PODE SER UM IRMAO, UM FILHO, PAI DE VCS ALI NO SISTEMA, TEM QUE SER MENTE ABERTA BANDO DE CUZAO, TEM JUSTIÇA A CIMA DE NOS TBM, DEUS RAPAZ, SE LIGA, ABRA SUA MENTE, SOMOS NORDESTINOS, MAS NAO EH POR ISSO QUE TEM QUE TER MENTE FECHADA SE LIGA SO UMA IDEIA

    • Rapaz tu com certeza é um deles , e não deveria comentar nada aqui ,deveria e estar lá com eles ,certamente faz parte de alguma facção criminosa ,com essas palavras pão de vagabundo!

      • A palavra de Deus diz…que nos fins do tem o amor de muitos se esfriariam castellamary como vc não tem amor e outra vamos ver se tu não pecas querido para julgar o teu proximo….não sei se Deus colocasse vc em uma balança com essas pessoas que está presas por que erraram será que tu passarás pela peneira de jeova[ Deus]

    • Eles saem mais revoltados ainda por falta de oportunidades pra viver no meio da sociedade daí a opção que resta é voltar pro crime já convive com muitos deles e ouvir isso deles…E quem sofre são os chamados cidadão que não conhecem o amor de Deus.O próprio Deus fala que ele escolhe as coisas loucas do mundo pra confundir os sábios.Eu sinto por ela pois são vidas

    • Amado concordo com vc e eu não sou bandido não é porque fazem algo de errado que desejo que eles vivam em situações que nem bichos que até meus bichos são bem cuidados ….

  6. Avisa para a BBC que no mundo inteiro tem famílias sem um teto pra morar…. chama os direitos humanos para ajudar essas pessoas .

      • Acredito eu, que esse governo apenas herdou o que ja era uma realidade dos governos passados. esse sistema não vai mudar nunca..vai sair flavio dino e pode entrar mais 1000 governos que a situação vai continuar ou piorar. quem não quiser ser preso que evite, e nao pratique o crime.

  7. Porque os bandidos da operação da lava jato não ficam numa cela assim? Porque o tratamento desigual? A Lei é igual para todos. Então rasguem o Código Penal. Ladrão é ladrão se roubou um alfinete ou não. E esses bandidos da lava jato não mataram somente uma pessoa , mas quem sabe milhares de

  8. Eles cometeram crimes e estão pagando com isolamento da sociedade (prisão), entretanto acho que devem ter dignidade, afinal são seres humanos. O que não podemos permitir é a impunidade. A finalidade do presídio é a ressocialização do apenado, mas colocalos numa cela amontoados igual animal não reeduca ninguém.

  9. Primeiro que eles nem deviam estar na sela. Deveriam estar trabalhando, mas os direitos humanos não permitem. O problema tá aí! Chama o Dutra pra dar brozeador e outras regalias pra esses lixos!!!

  10. Acho q as pessoas por mais erradas q elas sejam, elas não devem pagar dessa forma, com fome com maus tratos, eles estão ali pra pagar oq fizeram, todos nos somos pecadores. Não devemos julgar e nem desejar o mal pro nosso próximo..
    Mais amor, pro nosso mundo ser um mundo melhor. Deus tem piedade e que eles se arrependam dos seus pecados. Amem!

    • Verdade porque se Deus for nos vê da forma que o homem nos vê todos teríamos que ser condenados por que todos pecam mais Deus é amor e manda-nos que devemos amor o nosso próximo como a nós mesmo…

  11. Desumano são as atitudes desses marginais, que matam e destrói familias inteiras. Isso é chazinho para esses vagabundos.

  12. Essa situação ñ é de hj ñ… vem do governo anterior! Kd o dinheiro q veio pra construir um novo complexo penitenciário aki em São Luís?
    Faça uma reportagem abordando o q a ex governadora Roseana Sarney fez c esse recurso, nobre repórter e blogueiro!

Os comentários estão fechados.