Deputados comentam excesso de urgências em projetos do governo

Os deputados estaduais Adriano Sarney (PV) e Andrea Murad (PMDB) comentaram, em entrevistas ao Blog do Gilberto Léda a “enxurrada” de requerimentos de urgência para tramitação de projetos de interesse do Governo do Estado (saiba mais).

O parlamentar do PV apontou incoerência entre o discurso do governador Flávio Dino (PCdoB) e sua prática.

Ele lembrou a mensagem do comunista à Assembleia no dia da sua posse como governador, e a mudança de postura ao longo do exercício do mandato.

“Em sua mensagem à Assembleia, o governador prometeu agir de maneira republicana, respeitando o debate de projetos do Executivo na Casa. No entanto, observamos um tratamento autoritário com uma enxurrada de pedidos de urgência de projetos que ao menos tramitam nas comissões temáticas”, comentou.

Adriano afirmou, ainda, que nenhum projeto oriundo do Palácio dos Leões passou, por exemplo, pela Comissão de Assuntos Municipais, da qual ele é presidente.

“Para se ter uma noção, sou presidente da Comissão de Assuntos Municipais e até hoje nenhum projeto do Executivo passou nesta importante comissão para ser debatido. Fiz recentemente um apelo ao governador que vetasse um PL aprovado que trata do transporte alternativo para que possamos fazer uma audiência e ouvir a categoria e os passageiros do interior.  Isto sem falar na grande quantidade de MPs editadas pelo governador”, concluiu.

Banalização

Já Andrea Murad (PMDB) condenou o que considerou “banalização” do uso do instrumento dos requerimentos de urgência.

“Percebo uma banalização desse instrumento. Não vejo motivos para o Poder Executivo, por exemplo, exigir urgência para projetos de empréstimos. Muito pelo contrário, os deputados precisam de tempo para discutir, avaliar os prós e contras, se necessário, propor emendas ou correções para que o melhor seja oferecido ao povo do Maranhão e, principalmente, para que o parlamento fiscalize o que está sendo aprovado”, destacou.

Para ela, a pressa com que muitas das propostas têm sido apreciadas impede avaliações mais criteriosas, o que tem tornado “negligente” a atual composição do parlamento estadual.

“Infelizmente, o governador Flávio Dino e a sua bancada não entendem desta forma, por isso vivemos a legislatura mais negligente com as coisas do Estado onde muitos parlamentares sequer sabem o que estão votando, prestando um verdadeiro desserviço ao Maranhão”, destacou.

2 pensou em “Deputados comentam excesso de urgências em projetos do governo

Os comentários estão fechados.