Caso Décio: Gláucio Alencar é liberado de Pedrinhas

O agiota Gláucio Alencar, acusado de ser um dos mandantes do assassinato do jornalista Décio Sá, não está mais preso em Pedrinhas.

Ele foi libertado na manhã de hoje (25) para cumprir prisão domiciliar, segundo nota da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O assassinato do jornalista, à época trabalhando em O Estado, ocorreu em abril de 2012. No mês de junho do mesmo ano Gláucio e outros comparsas foram presos preventivamente, no bojo da Operação Detonando (saiba mais).

“A decisão pela soltura do acusado foi do ministro Ribeiro Dantas, que transferiu Gláucio Alencar para prisão domiciliar, com monitoramento eletrônico (tornozeleira), por julgar inadequada a aplicação do regime disciplinar diferenciado (isolamento), sem que o mesmo tenha cometido infração no sistema prisional”

NOTA – Soltura de Gláucio Alencar por determinação do STJ

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que o detento Gláucio Alencar, preso na Penitenciária Regional de São Luís, acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Décio Sá, foi solto no fim da manhã deste sábado (25), por determinação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão pela soltura do acusado foi do ministro Ribeiro Dantas, que transferiu Gláucio Alencar para prisão domiciliar, com monitoramento eletrônico (tornozeleira), por julgar inadequada a aplicação do regime disciplinar diferenciado (isolamento), sem que o mesmo tenha cometido infração no sistema prisional.

O Governo do Estado, ressalta, no entanto, que a separação do acusado havia sido mantida, até a presente data, em cumprimento exclusivo ao Art. 84 da Lei de Execuções Penais (LEP), que exige a segregação de internos que tenham sua integridade física, moral ou psicológica ameaçada pela convivência com os demais.