Prefeito esclarece que emprendimento em Rosário não é lixão, e sim aterro

Bimba dá detalhes do aterro a comissão

Cada vez mais me convenço de que essa história envolvendo a instalação de um aterro sanitário na cidade de Rosário tem sido usada politicamente por adversários do prefeito Marconi Bimba.

Comandados atualmente pela deputada Eliziane Gama (PPS) – que foi quem convocou a audiência pública sobre o assunto realizada nesta terça-feira (15) – opositores tentam a todo custo convencer a opinião pública de que o aterro é, na verdade, um lixão.

Durante a audiência, Eliziane chegou mesmo a ser corrigida duas vezes pelo promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto. Nas duas ela se referiu ao empreendimento como lixão. Barreto retificou: “não é lixão, deputada, é aterro sanitário”.

A verdade é que o prefeito conseguiu mais uma vitória contra a oposição. Depois da audiência de ontem, ficou claro que o aterro de Rosário é um dos mais modernos do país. Nem São Luís tem tanta estrutura quanto a nossa vizinha terá para tratar de resíduos sólidos.

E, para jogar uma pá de cal nos adversários, Bimba ainda conseguiu êxito em mais um ponto da questão: retirou do projeto de instalação o tópico que permitia ao aterro receber lixo dos quatro municípios da Ilha de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

Acabou de vez com o discurso dos adversários e da deputada Eliziane Gama.


0 pensou em “Prefeito esclarece que emprendimento em Rosário não é lixão, e sim aterro

  1. Leda e que no MaraNHÃO LIXÃO E SINONIMO DE ATERRO SANITARIO PESQUISE QUANTAS PREFEITURAS DO ESTADO PEDIRAM RECURSOS PARA CONSTRUÇAO DE ATERRO SANITARIO E SO FAZEM LIXÃO.EX; PINHEIRO,SÃO BENTO ETC.MAS ESSA ALTA TECNOLOGIA E O DETALHE , OLIXO CHEGOU ANTES DA REFINARIA DE 132.000 EMPREGOS. O PIOR AINDA VIRA´PARA O RIO ITAPECURU REFLETINDO NOS ABASTECIMENTOS DÁGUA DE ROSARIO E ATE SAO LUIS.SEGUNDO O EIA-RIMA DA PREMIUM SERAO LANÇADOS EFLUENTES DELA PARA ORIO ITAPECURU . QUANTO A ALTA TECNOLOGIA CONSISTE ATERRAR O LIXO REPRESANDO O CHORUME ATRAVES DE MANTAS PLASTICAS .SE NAÕ FOR BEM CONSTRUIDO VIRA UM LIXÃO.

    • Caro Bordalo, acho difícil que, nesse caso, com tanta pressão, faça-se apenas um lixão. E tem mais, minha opinião está embasada no projeto. Vi o que de fato está planejado para o local e aquilo não é um lixão. Agora, tenha certeza de que, se não fizerem o aterro como está no projeto, eu serei o primeiro a denunciar.

  2. Caro léda, acho que o nobre blogueiro participou de outra audiência, na audiência sobre o aterro(lixão de Rosário), o que se viu foi o prefeito Bimba tentar uma armação, apos dizer várias vezes para a população de Rosário que o aterro(lixão) era só para o lixo de Rosário, ele pediu através de documento que os outros municipios da ilha fossem retirados do projeto, portanto ele confirmou o que todos estavam falando, que Rosário receberia lixo de outras cidades, ele tentou em cima da hora mudar o projeto, fato esse que fez o promotor Fernando Barreto dizer que todo o projeto estava inviável, pois o mesmo era mentiroso. Tambem tem outo fato que chamou muito a atenção de todos, o fato do prefeito não conhecer o projeto que ele tanto defende. Caro blogueiro, por favor. ouça a gravação da audiência, e tire uma conclusão mais apurada. Abraços.

  3. Nem aterro e nem lixão, é um centro de tratamento de referencia, Rosário está entrando pra História ambiental do Estado, espero que Castelo tome vergonha e siga o exemplo do Bimba, existem tantas soluções modernas pra tratar o lixo e vamos ficar atrás pra Rosário, agora doeu.

    Obs.: Os aterros são p/ aterrar lixo, e esse é pra tratar.

    Abraços.

  4. É Rosário e o prefeito Marconi Bimba saindo na frente nessa questão ambiental!
    Espero que o projeto saia logo. Vamos acabar com o lixão e instalar a Estação de Tratamento de Resíduos.

  5. Prezado Gilberto,
    Na audiência pública que aconteceu nesta ultima 3ª feira (22/2/2011) lá em Rosário, a deputada Eliziane disse desconhecer o documento que lhe foi entregue aqui na Assembléia onde ficou claro a retirada dos municípios da Ilha ( São Luis e etc. ). Olha rapaz, a coisa ficou feia e pegou muito mal para a deputada Eliziane Gama.