A unidade mista do município de Rosário será ampliada para funcionar como hospital regional. A primeira reunião para discussão do projeto foi realizada na manhã da última sexta-feira (21), com a participação do secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, do prefeito Marconi Bimba e da gerente de Estruturação do Negócio da Petrobrás, Luiza Galvão França.
A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, depois de inspeção na unidade de saúde. Contou com a presença de técnicos da SES e vereadores de Rosário.
A ideia, segundo explicou José Márcio Leite, é ampliar o número de leitos de 33 para 200 e instalar serviços de urgência e emergência – pediátrica e de adultos -, internações eletivas, com cirurgia geral e traumato-ortopedia, neurocirurgia, UTI e UCI para adultos e unidade de queimados com cirurgia plástica, clínica médica, imagem e patologia clínica.
A meta é consolidar e aprimorar o atendimento prestado aos municípios de Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Paulino Neves, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Rosário, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia.
José Márcio disse que o reforço da rede de saúde é um compromisso estabelecido pela Política Estadual de Saúde e vai acontecer em todas as unidades regionais de Saúde do Maranhão. “A determinação da governadora é para que façamos um estudo de viabilidade técnica para implantar um complexo hospitalar aqui, além de um UPA e um SAMU Regional em Bacabeira”.
O prefeito Marconi Bimba definiu Rosário como um polo que congrega 12 municípios onde vivem cerca de 200 mil habitantes. “Há muito tempo, necessita de um hospital regional que ofereça serviços de qualidade”. Ele defendeu a estratégia da governadora Roseana Sarney de trabalhar em parceria com os prefeitos e em total harmonia com o Governo Federal e a iniciativa privada. “Esse é o momento do Maranhão”, afirmou.
(Com informações do Governo do Estado)
Eu só não entendo como a petrobras quando pensou em levar a refinaria premium pra região, esqueceu de investir antes nesse tipo de compensação socio-ambiental e só agora depois que o prefeito passou a criticar o projeto é que atenderam. Pois é de conhecimento geral que todas as pessoas que estão se machucando na terraplanagem são direcionadas para a Unidade Mista de Rosário.
Grato pela participação.
O qué adianta ampliar hospital e não ter médico e nem tão pouco funcionarios?
Com a palavra, o secretário de Saúde…
Grato pela participação.
GOVERNADORA O POVO DO MARANHÃO SE ALEGRA COM UM SECRETÁRIO DESSE TIPO QUE VAI AONDE O POVO PRECISA QUE ELE VÁ. DR. JOSÉ MÁRCIO FARÁ UMA REVOLUÇÃO A NÍVEL DE SAÚDE NO MARANHÃO. UM HOMEM DE VISÃO QUE NÃO SÓ PERCEBE QUE O MUNICÍPIOS NECESSITA DE MELHORIA COMO PLANEJA A ESTRATÉGIA DE MELHOR ALCANCE PARA TODA POPULAÇÃO. ISSO SEM DESMERECER NENHUM OUTRO MUNICÍPIO MAS COM A PERCEPÇÃO DE ATENDER UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E DEMANDAS!!!! VAMOS TODOS JUNTOS COM O SENHOR SECRETÁRIO!!!!!
Grato pela participação…
Saulo, o hospital não foi nem ampliado e tu já estás dizendo qeu não tem isso nem aquilo?! Marrapá, quanto pessimismo, meu irmão. Essa politiquinha é que atravanca o Maranhão!
Pessimismo demais… abs