Diminuição da pobreza: resultados ainda refletem governos anteriores

Se o Maranhão tem muito o que comemorar depois que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou, semana passada, que o índice de pobreza extrema no estado teve redução de 47%, isso ainda não é motivo de festa para a atual administração do Governo.

Isso porque os dados referem-se ao período compreendido entre 2004 e 2009 – governos José Reinaldo (PSB) e Jackson Lago (PDB), portanto.

É bem verdade que os números não refletem, única exclusivamente, o trabalho dos dois – o que foi feito antes deles também conta -, mas os dados fornecem um upgrade e tanto para o discurso da oposição.

Por outro lado, a proporção da população maranhense abaixo da linha da miséria (renda de R$ 70 por pessoa) ainda é muito superior à média nacional. Os extremamente pobres são 13% no estado, enquanto no restante do país eles são 5%.

Se o mérito pela redução da pobreza extrema é quase que totalmente dos oposicionistas, esse ônus também deve ser, majoritariamente deles.

E, se quiser contrapor à altura os dados que a oposição, agora, tem à mão, o Governo do Estado tem que reduzir drasticamente o número de maranhenses abaixo da linha de miséria.

Confira aqui os dados da pesquisa.

(Com informações do IPEA)

0 pensou em “Diminuição da pobreza: resultados ainda refletem governos anteriores

      • Claro um jornalista sempre deve escrever a verdade.É desta forma que podemos fazer um Maranhão + justo.Assim o gov. trabalha sabendo da real realidade. De qualquer forma, grato pela participação. Um abraço.

  1. Eu não sou politico e sim um cidadão que sonha que um dia esté Brasil e Maranhão seja mais justo com a sua população.