O portal de notícia IG repercutiu, nesta terça-feira (19), a denúncia que este blog fez em primeira mão, na última sexta-feira (15), sobre o espancamento e prisão de José Raimundo Ribeiro Pires, 44, funcionário da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).
Ele foi agredido pelo delegado Alberto Castelo Branco – atualmente respondendo pela Delegacia de Costumes – e mais dois agentes da Polícia Civil, quando trabalhava em uma obra de recuperação de esgoto na Ponta D’Areia.
Castelo Branco e sua equipe tentaram obrigar o funcionário a retirar um caminhão da CAEMA para poder passar com a viatura da Polícia Civil.
O caso ganhou notoriedade depois da denúncia do blog. No mesmo dia, um vídeo feito da turista paulista Gisiela Góis, que flagrou toda a confusão, espalhou-se pelas redes sociais.
A matéria do IG é assinada pelo correspondente local, Wilson Lima.
Inquérito
A abertura de inquérito para apuração da abusividade da conduta do delegado não o retira, contudo, das ruas.
Enquanto correr o processo – que pode resultar até em exoneração – Alberto Castelo Branco permanecerá exercendo suas funções normalmente.
É vergolhoso morar em uma cidade onde os trabalhadores são agredidos e humilhados por policias que acham de estão acima de tudo e de todos, enquanto que os traficantes e bandidos estão deitando e rolando e esta mesma policia não faz nada. Temos que dar um basta a este tipo de atitude.
Vergonha e revolta. Os adjetivos que melhor simbolizam a atitude do sr. Castelo Branco