Gardeninha ataca MP e admite corrupção; Costa diz que prefeito foi pego de “calças curtas”

Gardeninha: se no Estado puder...

A deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB) utilizou uma maneira nada prosaica de defender o seu pai, o prefeito João Castelo (PSDB), das denúncias de improbidade administrativa formuladas pelo Ministério Público no último dia 6 de setembro.

Em discurso na Assembléia Legislativa, ela não explicou as supostas irregularidades encontradas pelo MP em contratos entre a Prefeitura e a Pavetec (veja aqui), limitou-se a denunciar supostos casos de corrupção no Governo do Estado e, ainda por cima, atacou o Parquet.

“Este Governo que está aí, há dois anos e oito meses, já contratou sem licitação mais de 1 bilhão de reais. Um bilhão de reais sem licitação. E aí? Será que aí o Governo pode contratar esse um bilhão de reais sem licitação. É muito estranho. Eu acho que este Estado, de fato, precisa mudar as práticas, precisa mudar as práticas, de fato. Mas é de A a Z, é geral”, disparou.

Na lógica torta da deputada, é como se a corrupção no Executivo Municipal se justificasse simplesmente porque supostamente há corrupção no Estadual.

Mas ela não se deu por satisfeita e emendou contra o próprio MP.

“O Ministério Público parece que tem a venda em um dos olhos, por que quando se trata de qualquer assunto da Prefeitura Municipal de São Luís, o Ministério Público é de uma eficiência fantástica. Quando se trata de todos os desmandos da corrupção desenfreada que este Governo vem praticando o Ministério Público parece que não enxerga”, afirmou.

Roberto Costa reage

O deputado Roberto Costa (PMDB) reagiu de pronto, destacando o relatório do Ministério Público, elaborado pelos promotores João Leonardo de Sousa Pires Leal e Marcos Valentim Pinheiro Paixão, que afirma que o prefeito João Castelo contratou a empresa Pavetec Construções Ltda. sem processo licitatório para executar a recuperação e revitalização asfáltica das ruas de São Luís.

Costa lembrou que o relatório questiona o fato da Prefeitura de São Luís, ter  burlado a recomendação da Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, para promover a estabilização das áreas de risco da cidade.

“O prefeito usou este documento de má fé para decretar estado de emergência, primeiramente contratou por 30 milhões, após do decreto fez mais um contrato de 80 milhões. Isso demonstra que o objetivo do prefeito era lesar mais uma vez os cofres públicos”, disse Roberto Costa.

O parlamentar ressaltou trechos do relatório que diz: “Assim, resta evidenciando que o processo licitatório em questão foi direcionado para que a Pavetec firmasse novo contrato de serviço de recuperação asfáltica (…) o que caracteriza ato de improbidade administrativa (art. 10, VIII da Lei nº 8.429/92).

Ele também questionou a defesa proferida por Gardeninha.

“Eu não quero que a liderança do prefeito nesta Casa venha defendê-lo acusando o Governo do Estado por tudo. Que vocês venham pra cá com dados verdadeiros  e não com discursos políticos. Porque, assim como no caso do IPTU, vocês foram pegos de calças curtas”, argumentou Roberto Costa.

 

19 pensou em “Gardeninha ataca MP e admite corrupção; Costa diz que prefeito foi pego de “calças curtas”

  1. Caro Jornalista Gilberto Léda,

    a gravidade dos desmandos datam do descobrimento.

    Rui Barbosa ainda é atual (“Quanto mais cadimo na imoralidade, mais graduado nas posições!”)…

    Permito-me romancear… – Eis que chega o tempo da verdade…

    “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”

    Exorto pois sua existência e desafio sua coragem… Para que, não com fúria, mas com serenidade… Desembainhe a arma das armas…

    A verdade é como espada que atravessa e tressua!

    Abraço,
    Alex Paniago

  2. e ainda não paga seus fornecedores, é por isso que a lista de homologaçoes estao dando 61 milhoes de divida só para a semosp tem empresas que nao recebem a 7 meses ate a iluminaçao publica esta atrasada citiluz

    • Na Prefeitura, segundo contou-me um passarinho verde, é um tal de “pagamento na tela” que não tem fim.

  3. ALGUÉM PRECISA DIZER PARA A DEPUTADA NOME DE FLOR QUE OS ATOS DE SECRETÁRIOS DE ESTADO SÃO INVESTIGADOS PELA FÁTIMA TRAVASSOS. COBRA DELA GARDENINHA, COBRA, DUVIDO.

  4. Me fala que moral tem esse tal de Roberto Costa pra falar em decência na política principalmente no MA ,onde o governo que ele faz parte tem a fama de governo corupto e enganador da população do Estado.
    Todo mundo sabe que esse Ministério Publico aqui no MA faz o jogo desse governo estadual , esses promotores tem os olhos apenas pra alguns.
    Um governo que nesse pouco tempo já contratou mais de 1 bilhão de reais sem licitação e o MP do MA não diz nada…ai tem !

    • Vejo que seu discurso está afinado com o da deputada. Do tipo: “se ele rouba, eu tb posso roubar”. É isso mesmo, ou é apenas impressão minha?

      • Gilberto, vamos fazer o sequinte: Você me dar um saco de “estrume”, eu te te dou Castelo e Roseana, bem embrulhadinho, abraçadinho e bem engomadinho, com fita de presente e tudo, só pra vc jogar no lixão da Ribeira. Topas!?.

        * Estrume, pode conseguir nos curral da EXPOEMA.

  5. o que gardeninha falou é a mais pura verdade, a corrupção e os desmandos campeia nas hostes no executivo estadual e o parquet fica deitado em berço explendido, isto não quer dizer que o governo municipal faça a mesma coisa. agora colocar um post dizendo que gardeninha ofende o ministério público é brincadeira, até parace o seriado da globo ” O ALTO DA COMPADECIDA”. como formador de opnião, há situações que embora os envolvidos sejam amigos, só se tem dois caminhos a seguir, um é ficar calado e o 2º é não torna-se ridiculo tentando defender o indefensável. exemplo, como a queda do traquino pedro novais, seus defensores estão caladinhos.

  6. Não sei se posso chamar de triste ou desesperador a situação que o maranhense se encontra. É corrupção pra todo lado. Não rpecisa nem investigar muito, a qualquer buraco que se mete a mão de olho fechado, se puxa alguma coisa. Fala sério! Será que a solução de tudo isso ficará pra 23 /12 de 2012 como profetizaram os MAIAS?

  7. Ao Amigo blogueiro, leitor, Sr. Prefeito, Sr. Secretários da Semosp, verdadeiros donos da Pavetec e Dep. Gardênia. Voltem os olhos para o grupo empreiteiros do tapa buraco de 2009. Esse grupo foi procurado e autorizado, depois chantageado e enganado, por fim abandonado e caloteado. Agora está REVOLTADO e INDIGNADO. O ato inicial já foi dado em uma radio da capital, o segundo contará com a participação de emissoras de televisão, OAB, MP, Assembléia Legislativa, Câmara, etc. Aguardem.

Os comentários estão fechados.