OAB: CEUMA lidera ranking das faculdades que mais aprovam no MA

O UniCEUMA lidera o ranking das faculdades maranhenses que mais aprovam alunos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. A informação é da Seccional Maranhense da OAB.

De acordo com levantamentos do órgão, dos 2.129 inscritos no último exame, 959 – ou 45,97% – foram aprovados na primeira fase; e 438 – ou 21% – na segunda fase.

No ranking maranhense, UniCEUMA aparece em primeiro lugar, com 186 aprovados; seguido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com 54 aprovados; Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), com 51; e Faculdade Santa Terezinha (Cest), 37.

A turma da UFMA alega que o UniCEUMA tem três campi, contra apenas dois da Federal, e que o número de inscritos da particular é mais que o dobro da pública.

Polêmica à parte, veja abaixo o ranking completo com o número de aprovados por faculdade.

UniCEUMA – 186 aprovados

UFMA – 54

UNDB – 51

CEST – 37

Faculdade de Imperatriz (Facimp) – 28

Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest) – 21

Faculdade São Luís – 17

Faculdade do Maranhão (Facam) – 14

Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Iesma) – 14

Faculdade do Vale do Itapecurú (FAI) – 8

Faculdade de Balsas (Unibalsas) – 7

Faculdade São José (FSJ) – 4

30 pensou em “OAB: CEUMA lidera ranking das faculdades que mais aprovam no MA

  1. Propaganda enganosa, não use o nome da OAB em vão, logo quem, uniceuma, que só perde em arrecadação para as igreja evangélicas, é pagou passou.
    Procede a turma da UFMA, não misture ensino pago com gratuíto, pago só o 2° que ainda presta.

    • Dados são dados, não se pode negar. Mas o blog faz a ressalva no post: “A turma da UFMA alega que o UniCEUMA tem três campi, contra apenas dois da Federal, e que o número de inscritos da particular é mais que o dobro da pública”

      • Você quis dizer assim, dos 1000 candidatos do uniceuma passaram 100, e 50 candidatos da UFMA passa 49, é isso!? Assim passa mais mesmo!!!

        • É lamentável com indivíduos debochados e hipócritas usam dos mais variados sites habituais da internet para soltar pronunciamentos preconceituosos e sarcásticos com relação a estudantes de ensino superior, o mais prudente seria me omitir com relação a esses comentários mas ferir a honra de qualquer usando motivos fúteis é intolerável.
          Sou estudante de direito do UniCeuma e não vejo por que alguém como você que mal consegue se expressar por estas linhas supracitadas tende como muitos que nem almejaram sentar num banco de universidade, tomarem um postura desprezível como a sua, isto que estou a relatar não serve apenas para os que agui se manifestaram mas a todos que mal sabem ouvir uma critica e digeri-la, estudem, estudem e estudem ainda mais, essa história de leva e trás, de fofoca não foi feita para universitários.

  2. Não se trata de aprovar mais, pois aí só foram apresentados os números de aprovados, deve-se analisar, sim, os percentuais de aprovação. O Ceuma “aprovou mais” porque tinha um número muito superior de candidatos inscritos em relação à UFMA. Em percentuais de aprovação: UFMA = 47,79%; Ceuma = 20,81%.

    • Por isso a ressalva no post: “A turma da UFMA alega que o UniCEUMA tem três campi, contra apenas dois da Federal, e que o número de inscritos da particular é mais que o dobro da pública.”

      • Meu caro, seu post é tendencioso, numa visão rápida, vc quer dar a impressão de que a pagou passou aprova mais, não é bem assim!, faça a comparação em números percentuais. Tem ano luz de diferença.

        • Fiz a ressalva como me cabia. Não tenho os números percentuais para apresentar… Se os tiver, me envie que eu publico…

  3. Notícia interessante, mas como já foram feitas as devidas ressalvas para uma melhor informação. A análise deve ser feita tabém pela porcentagem. E é fato que o curso de direito ceuma há dois anos estava entre os vinte piores do Brasil, segundo o ENADE. E não deveria mais haver o vestibular, mas no Maranhão tudo pode! E hoje na UFMA entra qualquer um, foi-se tempo de glórias.

  4. EU TÔ COM A GALERA DA UFMA: UMA PORRADA DE ALUNO E SÓ APROVA ISSO? A QUANTIDADE DE ALUNOS DO CEUMA SÃO “TROCENTAS” VEZES MAIS QUE AS DAS OUTRAS FACULDADES. ASSIM FICA FÁCIL, NÉ?……

  5. Esse seu post foi bem enganoso Gilberto, e bem tendencioso tbm, pois a ressalva que vc alega ter feito foi totalmente errada!!Vc falpou nos percentuais do Ceuma e na Ufma vc falou em numeros absolutos!!Vc deve falar percentualmente dos dados das duas, e proporcionalmente a UFMA aprovou mais, eh obvio!! Se vc considera que seu blog eh prestador de serviço entao de a noticia de forma correta! A UFMA eh a unica no estado recomendada pela OAB, a unica conceito A na avaliaçao do MEC e todo mundo sabe que la pode nao ter piso de granito nem ar-condicionado, mas os melhores estudantes de direito desse estado estao la, e essa eh a diferença da UFMA!!

  6. Eu fui aluna do Ceuma e me formei em agosto/2011, ralei muito, estudo horrores, sacrifiquei 05 anos da minha vida dentro daquela bendita biblioteca, estudei, estudei, como muitos colegas, ali nos dedicamos, o resultado é justo sim!! eu fui aprovada no ultimo Exame da Ordem e com excelentes notas nas duas fases, bem como, muitos colegas bacharéis, e ainda os academicos do 9 e 10 periodo, sinceramente, os dados divulgados pela OAB são verídicos.

    • D. Ednalva, você e meia dúzias de seus colegas, é que salva a Pátria, vc certamente diz com orgulho que estudou no ceuma, vc pode prova isso, mas os outros 999, tem é vergonha de dizer que estudou naquilo ali, tem “branquin e neguin”, que colaram grau, devendo 2, 3 periodo! pode um negócio deste!?, pode!, com o passar do tempo, paga-se tudo… com dinheiro, ninguém fala mais nisso…
      ____DEUS, disse pra Ló, se tiver um incente em Sodoma, eu não o destruirei… o quê que aconteceu?, foi destruida.
      No ceuma apesar dos pesares, não é meia dúzia de abnegados que vai salva-la…

  7. Parabéns para a Universidade CEUMA. Isso mesmo: Universidade e com autonomia ampliada, pois já tinha desde quando o MEC o reconheceu como Centro Universitário.

    Parabéns para a UFMA, pelo PERCENTUAL de aprovação. Mas o a CEUMA, Universidade, deu mais oportunidades aos maranhenses que na grande maioria não tiveram oportunidade de frequentar Uma Boa Escola Particular. Veja só: As Universidades Públicas recebiam os alunos das grandes redes de ensino Particular. O CEUMA, na maioria, alunos de escolas públicas.

    A UFMA era para está presente em 217 municípios com um pólo de Tecnologia Avançada para atender os maranhenses: Uma Biblioteca; Três Salas de Aula Climatizada, Banheiros Adaptados(M/F/Pne) e Duas Salas Administrativas e Alguns campi, Apenas.

    Tenho certeza que os 186 alunos que estudaram no “Shoping” CEUMA não convivem após sair da Faculdade em grandes Estruturas Arquitetônicas, como as do CEUMA, mas nos IPAD´s, Net´S ou salas de Aulas via Sat, se preparando para o exame da OAB. Assim, os acadêmicos da UFMA.

    Esses meninos que lograram êxito, TRÊS VEZES MAIS QUE A UFMA, é um o resultado da OPORTUNIDADE, portanto, o CEUMA está cumprindo a Portaria do MEC, dando oportunidade. Quem aproveitar, passa!

    Interessante frisar que ambos estão cumprindo as determinações do MEC, a UFMA tem suas limitações públicas(falta de visão empreendedora) a Universidade CEUMA tem suas FUNÇÕES EMPREENDEDORAS, outorgadas pelo Governo para agir: Não deixa de ser Pública pois apenas é concessionária dos Serviços Públicos(Portaria MEC) e está aí o resultado: 186 é muito diferente de 54.

  8. Me formei em dezembro de 2011 e na minha turma (direito matutino) do UniCEUMA já passaram mais ou menos uns vinte e cinco alunos, quinze dos quais passaram já no nono período!

  9. Sou acadêmica de Direito no Uniceuma e também Secretária de curso da IES, vejo com pesar comentários difamadores de algumas pessoas em relação ao “pagou, passou”. Isto é uma inverdade, pois quem estuda no Ceuma sabe que não é assim, tem que correr mesmo atrás, se não…
    Em se tratando do “passou, devendo 2 e 3 períodos”, isto, sinceramente, é pra quem está totalmente por fora de uma matriz curricular de qualquer curso, pois se o discente não cumprir a estrutura curricular, desde aprovações até a regularização junto ao Enade, NUNCA, mas NUNCA, senhores, um discente sentará a minha frente para assinar uma Ata de Colação de Grau, sendo esta a conclusão do curso. Por isso digo, é fácil falar quando se é leigo no assunto. No mais, é a MELHOR mesmo e pronto !!!

    • Essa matéria, retirada do blog de um jornalista que trabalha para família Sarney, que, como consabido, é a verdadeira proprietária do UNICEUMA, faz cair por terra todos os seus argumentos.

  10. Gilberto, realmente o Uniceuma foi a IES com maior quantidade de candidatos aprovados no último Exame de Ordem (186 aprovados na 2º fase), porém o percentual de aprovados é apenas o 6º melhor entre as faculdades de Direito presentes no Maranhão. Pra quem quer conferir a lista com os índices de aprovação das faculdades, segue o link do portal G1:http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/01/oab-lista-faculdades-de-direito-com-maior-aprovacao-no-exame-de-ordem.html.
    No que diz respeito à qualidade de ensino do Uniceuma, posso afirmar, na condição de recém-egresso da respectiva IES (me formei em Direito em agosto de 2011 e logrei êxito no V Exame de Ordem Unificado), que a mesma dispõe de um quadro de professores de qualidade e excelentes acomodações, no que toca à estrutura oferecida. O problema mesmo é o alto números de alunos descompromissados e que não possuem vocação nenhuma para com o Direito que a IES recebe, o que reflete nos altos índices de reprovação!

  11. Estava pesquisando no google sobre o ranking dos cursos de direito no MA, é verdade que o UNICEUMA abriu oportunidade para muitos;pois passar na UFMA não é fácil pela grande disputa por 1 vaga mas por outro lado fica a questão que muitos que possuem condições financeiras acabam por não valorizar o curso, muito menos a instituição.Recentemente li em um site em que a OAB recomendava 90 cursos de direito em todo o país, no MA somente a UFMA e a UNDB foram recomendados pelas notas do enade e exame da ordem, penso que o campo é fértil mas não depende somente da semente, arar a terra e adubar solo ainda vale. O bom nome vale mais que muitas riquezas, quem faz a instituição são os alunos e professores junto com a coordenação, estudar ainda é a melhor escolha seja ufma, ceuma,undb…. estude e honre quem está lhe dando oportunidade

  12. Tive um misto de surpresa e indignação ao deparar-me, quando da leitura de uma matéria no caderno PH, do Jornal O Estado do Maranhão (Edição do dia 29/01/2012), intitulada : UNICEUMA lidera ranking de aprovação no exame da OAB.
    Primeiramente, trata-se de publicidade enganosa.
    É consabido que entra no UNICEUMA quem não passa na UFMA. Os bacharéis em Direito do UNICEUMA geralmente não passam no primeiro exame de ordem a que se submetem. O UNICEUMA possui três campi: o do Renascença, o da Cohama e o do Anil, com SETE turmas do Curso de Direito ABARROTADAS de alunos. O UNICEUMA “vomita” no mercado, semestralmente, milhares de profissionais, em sua maioria, despreparados.
    No curso de Direito da UFMA passa quem é estudioso e inteligente. Em regra, os bacharéis em direito da UFMA passam de primeira no Exame de Ordem. O curso de Direito da UFMA possui somente duas turmas com, no máximo 30/35 alunos. A UFMA não lança no mercado tantos bacharéis em Direito por semestre como a aludida faculdade particular o faz.
    Os números divulgados pela falsa propaganda são em termos absolutos e não em termos relativos como deveriam ser. O percentual apresentado de 42,46% não levou em consideração a relação proporcional nº total de alunos de cada instituição que se submetem à prova da OAB e a quantidade de aprovados em cada uma delas.
    Muito fácil enganar os incautos ocultando dados relevantes como estes citados.
    Por exemplo, se 1 milhão de alunos do UNICEUMA e 60 da UFMA vão fazer a prova da Ordem, é lógico que o índice de aprovação da primeira instituição será mais elevado. Até um analfabeto sabe disso. Por isso, O Jornal O Estado do Maranhão e o UNICEUMA não deveriam subestimar tanto as pessoas com essas matérias que falseiam a verdade.
    O jornal O Estado do Maranhão, mesmo sendo de propriedade da mesma família dona do UNICEUMA deveria ter mais respeito com o leitor.
    Só mais uma coisa: É crime fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva ( CDC, art.67).

    Carolina

    • Não acho que seja propaganda enganosa. Apenas “esperteza” do CEUMA em explorar números que são reais. É fato que o CEUMA é quem mais aprova na OAB. O resto é que eles não dizem, o que seja: é fato que, proporcionalmente, a UFMA aprova mais (quase o dobro). Nenhuma mentira de lado algum… só jogo com os números.

Os comentários estão fechados.