A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa resolveu, nesta segunda-feira (5), cortar três salários dos deputados estaduais maranhenses.
“A Mesa Diretora resolveu alterar o decreto que trata dos subsídios e, a partir de agora, os deputados maranhenses receberão um subsídio no início e no término de cada legislatura como ajuda de custo. Assim a Assembleia se adequa à Câmara Federal”, anunciou o presidente Arnaldo Melo (PMDB).
A medida veio imediatamente após a Folha de S. Paulo publicar que os deputados do Maranhão recebiam 18 “salários” anuais – sendo 2,5 no início e no término de cada legislatura, mais doze mensais (deputado não recebe 13º salário – embora haja divergências sobre isso).
__________________Leia mais
Blog do Prof. Caio: Tem males que vem pro bem!
A reportagem ainda chegou a afirmar que os parlamentares receberiam um “salário” a mais se comparecessem a 1/3 das sessões legislativas. Na verdade, quem comparece a esse número apenas deixa de perder um, o que serve como punição aos faltosos.
Sendo assim, antes da decisão de hoje, os deputados maranhenses recebiam 17 (e não 18 – novamente, há controvérsias) “salários” anuais. De agora em diante, no entanto, receberão “apenas” 15.
Mesmo assim, ainda é muito, para pouco serviço mostrado. Cortaria pelo metade os seus saláriosé só pagaria o 13°, como todo o funcionário público. Estipularia um concurso público por região do Estado para escolher os representante do Povo, eliminava assim os incompetentes, muito corruptos seriam desclassificados e não teria suplentes, ficaria uma reserva para substituir os titulares no caso de morte ou desistência.
Tb acho que ainda ganham bem demais