Havia risco de infarto, diz médico de Sarney

Da Agência Brasil

O cardiologista Roberto Kalil Filho, que acompanha o presidente do Senado, José Sarney, afirmou que o paciente teve risco de enfartar. Sarney foi submetido a um cateterismo e a uma angioplastia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo. Seu estado de saúde é estável, segundo boletim médico. 

“O cateterismo estava marcado para a manhã de hoje, mas ele sentiu fortes dores no peito e optamos por antecipar o procedimento. Havia um risco de infarto, mas a prevenção foi importante. Ele teve um sintoma estranho e logo procurou um médico. Isso foi essencial. O resultado da cirurgia foi muito bom”, afirmou Kalil Filho. 

Sarney chegou ao hospital no final da tarde de ontem, após sentir fortes dores no peito. A médica que trata do senador em Brasília entrou em contato com Kalil, que recomendou a antecipação de exames já previstos para quinta-feira. “Como ele estava sentindo sintomas que nunca havia sentido, recomendei que viesse imediatamente para o hospital.”

Kalil explicou que os exames preliminares (ecocardiograma, eletrocardiograma, além de dosagem das enzimas cardíacas) apresentaram alterações que sugeriam uma obstrução em uma das principais artérias do coração (artéria descendente anterior). 

De acordo com Kalil, Sarney permanece na UTI (unidade de terapia intensiva) até amanhã, quando deve ser transferido para uma unidade semi-intensiva após avaliação. O senador fica internado por pelo menos uma semana, e a recomendação é que descanse depois por mais uma semana para retornar às atividades.