COLUNA DO SARNEY: São Luís, omissão e caos

Volto ao tema São Luís. É ele que deve dominar nossas preocupações, principalmente neste ano de eleições e dos 400 anos da cidade. Afinal, é preciso mudar a mentalidade que tem presidido as últimas administrações municipais de que a Prefeitura não é responsável por nada, a não ser guardar dinheiro para na véspera da eleição jogar uma lama asfáltica nos bairros e tentar fazer o mesmo nas vias principais da cidade. Sempre acompanha esta demagogia asfáltica o lema de que a “Prefeitura Está Trabalhando”. Asfalta-se na eleição, acaba o asfalto nas chuvas e no abandono dos anos seguintes. Há total falta de planejamento e de credibilidade do município na solução de qualquer problema.

Nada mais representativo dessa mentalidade do que o caos, a bagunça e o tratamento dado à greve nos coletivos, que mostrou a total impossibilidade das vias de aguentar tantos veículos, que estão saindo das garagens da casa para suprir a falta de ônibus, voltando às carroças, aumentando as motos, bicicletas, automóveis e vans, todos querendo fazer funcionar a vida da cidade. Mas o que acontece é aumentar o problema, colocar à mostra as deficiências para circulação na cidade. E o que se vê? Tudo parado, comércio sem vender, gente sem trabalhar e quilômetros de engarrafamento. E o que diz a Prefeitura? “Isso é problema de patrão e empregado”. Esquece ou finge esquecer que o Município é o responsável pelo transporte público, é ele quem dá concessões e quem as cassa, é ele que tem os instrumentos públicos de mediação, procurando que esse terremoto que vive a cidade acabe. Ainda mais, para piorar as coisas, as escolas municipais estão em greve e os alunos e professores já sabem que é caótico o ensino fundamental na cidade.

Enquanto isso, como se nada estivesse acontecendo, a prioridade é a politicalha, com a nomeação de um prefeito alternativo, como chefe de gabinete, que, ao assumir, confessa que o prefeito primeiro não tem tempo para os problemas administrativos da cidade e está tão assoberbado que não pode nem sequer falar com os vereadores e políticos, portanto precisa de um prefeito segundo.

Volto a insistir que é preciso não falar em oposição e governo, mas colocar os interesses da cidade acima dessa postura odienta e dicotômica. É preciso mudar essa visão anacrônica e atrasada de utilizar a política para esquecer os problemas do povo, no caso, da cidade.

Nós só sairemos desse atraso em que está mergulhada a cidade quando pudermos unir todos que desejam realmente pensar nos seus problemas, seu zoneamento, sua expansão, as melhorias de habilitação e saúde. Afinal, ninguém mora, como dizia Ulisses Guimarães, na União nem nos Estados, mas no seu município, com seus problemas diários. Para isso, é preciso unir Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura e comunidade para salvar São Luís do sufoco em que se encontra.

A greve dos coletivos não pode ser tratada sem a presença da Prefeitura, a responsabilidade é dela e dela é o bem-estar da cidade.

Publicado na edição deste domingo de O Estdado MA

24 pensou em “COLUNA DO SARNEY: São Luís, omissão e caos

  1. SO FALTOU ELE INCLUIR UMA CIDADE QUE VAI COMPLETAR 400 ANOS E MUITOS BAIRROS NÃO TEM ALEM DE INFRAESTRUTURA NÃO TEM TAMBEM PELO MENOS O ESSENCIAL PARA OS MORADORES AGUA, CADE OS POÇOS QUE O SECRETARIO DE SAUDE FALOU QUE IRIAM SER CONSTRUIDOS O DINHEIRO VEIO FOI PARAR ONDE. CADE O DINHEIRO QUE VEIO PARA FAZER O SERVICO DAS ADUTORAS ENTÃO E COMPLICADO VIVER AQUI NÃO TEM RESPONSABILIDADE COM A POPULACÃO NEM O GOVERNO DO ESTADO MUITO MENOS A PREFEITURA SO TEMOS DEUS POR NOIS AINDA BEM.

  2. Eu sou um dos maiores admiradores do presidente Sarney , mas essas ultimas matérias de sua coluna dominical no seu jornal, não condizem com o seu perfil, com a sua postura . Sua biografia não pode ser arranhada , agora depois de 58 anos de vida publica.

  3. Tudo certinho realmente slz vive um CAOSTELO. Agora faz favor!! sugiro que, se possível, publique sobre a omissão de socorro do GTA em relação a uma parturiente do município de Pinheiros-MA. Mostre sua imparcialidade blogueiro.

  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ridícula essa matéria de Sarney no jornal dele. Unir pra q? Pra família se perpetuar no poder? Esse sujeito não sabe viver com a pluralidade política não? Esse artigo mostra realmente como pensa Sarney, e pior q vai ter gente dando crédito pra uma loucura dessa. Em todo o mundo contemporâneo as tiranias estão acabando. A vez do Maranhão vai chegar!!!!

  5. Em vez de falar BOBAGEM a melhor contribuição do Sen. José Sarney, cuja filha detesta a cidade de São Luís/MA, seria convencer o Governo do Estado a auxiliar as obras importantes da Prefeitura, a exemplo do Corredor Urbano, dos VLTs, das novas concessões de linhas de ônibus e do prolongamento da Litorânea (que ainda são muito pouco para demandas de uma Capital abandonada há anos). Jackson Lago deixou dinheiro para convênios de infraestrutura que a governadora Roseana Sarney interrompeu, em demonstração inequívoca de revanchismo político e falta de espírito público. A FAMÍLIA SARNEY NUNCA ENGANOU NEM ENGANARÁ SÃO LUÍS. RESPEITE NOSSA CAPITAL, SENADOR SARNEY!! TEU CANDIDATO TADEU PALÁCIO VAI SER HUMILHADO.

  6. Devia ter vergonha de opinar na administracao da prefeitura e nada faz para ajudar a cidade. Vai te aposentar coisa……

    • Essa é boa…..COISA . !! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. “Greve dos coletivos” ? E os motoristas entrando nas garagens para validar o ponto eletrônico com a complacência dos proprietários das empresas? Conta outra!

  8. Lamentavelmente a situação do Estado do Maranhão não é diferente,basta ver
    nos TELEJORNAIS a nível NACIONAL o MARANHÃO não sai da MANCHETE,
    o último foi o JN no AR,só MAZELAS:Denúncias de trabalho ESCRAVO,a
    CARNIFICINA no campo e a violência com ares de PISTOLAGEM,o caso do
    JORNALISTA é um bom exemplo,sem falar na POBREZA EXTREMA e as
    altas taxas de ANALFABETISMO reinando,tudo isso sob a ADMINISTRAÇÃO
    da Governadora ROSEANA SARNEY, filha do SENADOR,pode ?

  9. A gente só acredita por que está escrito, mas o ilustre senador falar de politicalha? Como será que ele chama essa reforma administrativa que sua filha promove nesse momento, com o unico intuito de favorecer um possivel candidato em Caxias, nem está cosiderando a capacidade do nomeado. Venham ver os asfaltos construidos aqui na região sul do estado. Eu leio uma coluna dessas e fico pasmo, parece que vivemos em dois estados distintos, na verdade o ex-presidente nem deve conhecer mais São Luis, isso tudo deve ser fofoca dos puxa sacos que no mínimo devem informá-lo tambem do magestoso governo que a filha faz. Tenha dó presidente, resite esse povo sofrido!

  10. Gilberto,
    O ex-Presidente Sarney reconhece, em seu artigo publicado hoje em sua coluna de O Estado, que a cidade de São Luis só sairá do atraso e do caos, em que está mergulhada, se houver união de todos que desejam essas mudanças. Ou seja, a união das forças dos partidos da oposição que estão trabalhando na construção de uma candidatura comprometida não só com as mudanças de que ele fala, mas na transformação da cidade através da mudança de métodos de governar e de ações que visem tirar a cidade das agonia que de há muito vem sofrendo. E isso, meu caro Gilberto, só será possível com gente nova, sem mácula, sem vicios e com juventude para encarar os grandes desafios de uma cidade quatrocentona e com competência para prepara-la para os utros 400 anos. Nós temos o cara com esse perfil!.

    • Esse NOVO só se for mais ou menos igual ao LEMA do PT
      lançado recentemente pelo ex-presidente LULA”SÓ RENOVA
      QUEM TRAZ O NOVO”,é ruim hein?

    • Vocês lembram daquele quadro do saudoso mestre do humor,Chico Anísio ? Tinha a biscoito e o Nazareno…e ele dizia pra biscoito : CALADO ! rrrssssssss. Calado calado ainda tá errado !

  11. Precisamos realmente de candidatos sem MÁCULA como citou o senhor Milton calado, mas acima de tudo, sem MÁSCARA, né seu Milton?

  12. Olha que gostarai que o greenpeace largasse esse navio e viessem para São Luis ver as nossa praias improprias para banho carros pipas distribuindo água sem tratamento previo, e se vc for idependente meu caro bolgueiro pq vc não entra em contato com o Greenpeace e peça para vir conversar com o Governo do estado sobre esse descaso, segue e-mail para contato do assessor de imprensa: [email protected]..
    Segue o que já mandei para ele:

    Luan, bom dia!
    Com o Greenpeace em nossa terrinha, seria uma grande oportunidade de sermos notícia internacional, mas não só pela devastação das florestas para produzir ferro gusa, mas também, aproveitem e nos ajudem a denunciar que não temos o básico do básico em São Luis, que seria esgoto tratado. Prova disso é que todas as nossa praias estão impróprias para banho.
    As 02(duas) Estações de Tratamento de Esgotos que temos na ilha nunca funcionaram, só é fachada.
    Estamos entre os piores IDH´s do país, também, temos falta de água, e a distribuição de água nos bairros periféricos é feita por caminhão pipa, isso caminhão pipa, e a água é retirada de poços e distribuida sem nenhum tratamento prévio.
    Por favor, largem esse návio por um instante e venham conversar com a Governadora Roseana Sarney, para ver se ela tem uma explicação para esse descaso com a população de São Luis.
    No meu ponto de vista a falta de esgoto tratado em São Luis, em pleno sec. XXI, também, é uma causa nobre para o Greenpeace.
    Anexo foto de uma das centenas de placas do governo em que avisa que as praias estão imprópria para banho.

  13. A cada dia que passo consigo perceber melhor a veia comediante do Sarney. Fanfarrão. Ele vem falar de São Luís como se a cidade tivesse muito apoio. E precisa de apoio SIM. Ele vive repetindo isso que a Prefeitura não se responsabiliza por nada, mas o que mais vemos é o governo se omitindo e prejudicando tudo. Esse senhor quer que um de seus aliados como prefeito, só assim a Rosengana vai querer colaborar com a cidade e seus moradores.

  14. Sarney e’ muito cara de pau, nao olha pra seu quintal, mas fica bisbilhotando o do vizinho.
    Sarney meu filho, esta’ do jeito da Cutia, “De tanto olhar o rabo dos outros que perdeu o dela, e nem opercebeu.

  15. É piada esse velho pilantra falando em omissão na política no Maranhão né??? só pode ser piada!! Em tempo, antes que pensem isso: nao votei em castelo, nao voto e acho ele tao incompetente quanto os membros dessa familia escrota que governa e envergonha o estado do Maranhao há 50 anos. Todo sofrimento pra quem vota em Sarney e qualquer membro de sua corja é pouco!!!

  16. Meu irmão a turma bota é quente,né ? Porra,só paulada doida nos sarneys da vida…..aqui em São Luis as chances são ZERO para os candidatos que levam esse nome.

  17. Qual exemplo que ele pode dá pra São Luis então? Ele quer uma prefeitura alinhada com o Governo do Estado e com o Governo Federal? Ta bom, se ele não ta lembrando, eu posso citar a prefeitura de Paço do Lumiar como exemplo, todo mundo sabe que Bia é ligada aos Sarneys, é bom um exemplo de uma prefeitura que está “unida”!!! Agora vamos ver como está o município de Paço do Lumiar!!!! Vamos!!! Olha lá como ta a cidade!!! Um lixeiro a céu aberto e só buraco!!!

  18. BLOGUEIRO PERGUNTA PRA TEU CHEFE SARNEY, QUAL FOI O ULTIMO RECURSO QUE ELE MANDOU PARA A CIDADE DE SÃO LUIS.

Os comentários estão fechados.