Depois da impugnação da candidatura do ex-prefeito Reinaldo Calvet (PSC), pelo Ministério Público (leia aqui), ontem (11) foi a vez de o candidato do prefeito Venancinho, de Bacabeira, ser levado à Justiça Eleitoral.
O vereador Alan Jorge Linhares (PSC), que tenta disputar a prefeitura com o apoio do atual gestor, foi impugnado pela candidata a vereadora Raimunda Desterro Bezerra. Ela apresentou denúncia ao juiz de direito da 18ª Zona Eleitoral afirmando que Linhares não pode ter o registro de candidatura deferido porque teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
E é verdade!
Em agosto de 2011, a Corte de Contas julgou irregulares as contas de Alan Jorge referentes a sua gestão como presidente da Câmara de Vereadores, exercício financeiro de 2007 (veja documento acima).
Em dezembro do mesmo ano, ele recorreu da sentença, mas o Tribunal manteve a decisão e publicou acórdão negando provimento ao recurso.
Pelo que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no início do ano (reveja), Alan Jorge é um ficha-suja.
Ao tomar conhecimento da impugnação, o próprio Reinaldo Calvet, quer já está impugnado, enviou ofício ao Ministério Público, solicitando que a promotora Elisabeth Albuquerque – autora da ação de contestação da candidatura do ex-prefeito – adote o mesmo procedimento em relação a Alan Jorge (veja abaixo).
Do jeito que anda a briga entre esses dois, pode acabar sobrando uma prefeitura “de graça” para a candidata do PMN, Fernanda Gonçalo! E olha que por lá já nem vai mais ter refinaria tão cedo…
Eu te falei no post anterior sobre o candidato Calvet que todos os candidatos de Bacabeira e os seus respectivos vices são ficha suja. Na eleição passada ouve outra eleição.
Vamos aguardar. Ainda há a Fernanda Gonçalo… chegam-me informações de que ela tb teria sido impugnada, mas ainda não consegui confirmar…
O problema não é ela, é o seu vice. Todos em Bacabeira sabem que esses candidatos são ficha suja. Até sugeri lançarem Antonio Carlos como candidato a prefeito, mas não sei por qual motivo não aceitaram.
Gilberto, na verdade as impugnações de Calvet e Allan não representam tanto assim, como por exemplo, o êxito da candidata Fernanda, haja vista que os candidatos com o registro indeferido podem substituir seus nomes até 24 horas antes da eleição, ou seja, se conseguirem fazer uma boa campanha, fatalmente conseguirão transferir seus votos ao candidato substituto.
E tem mais: a impugnação é apenas uma contestação. Não quer dizer que o impugnado já esteja fora de combate… grato pela participação