Zé Reinaldo, “O Amigo da Onça”, segundo José Sarney

Da Coluna do Sarney

Nesta semana que se encerra hoje, na sexta-feira foi comemorado o Dia do Amigo. Nada melhor na vida do que os amigos, o gosto da amizade, da convivência. Agora, nada pior do que o amigo da onça, ele é a antítese da amizade. O amigo da onça está sempre com a faca nas costas da gente e é mais feio do que a figura do diabo, com lança de fogo e tudo mais.

Tivemos, no Brasil, uma grande revista que era uma paixão nacional, O Cruzeiro, que por várias décadas encantou os brasileiros. E ela tinha uma página inteira com uma charge, assinada pelo humorista Péricles, com o título O Amigo da Onça. Quando se recebia a revista, todos abriam em primeiro lugar nessa página que era uma gozação geral.

Pois agora eu comecei a meditar sobre como no Maranhão tem amigo da onça; ele aqui é carne e sangue da política. Pior é que ele sentou praça no sul e tem uma penetração incompreensível na mídia nacional. O que falam mal do Maranhão é de arrepiar cabelo de tantas mentiras e deformação dos fatos. Como exemplo, no Congresso Nacional de Medicina, aqui realizado, o que mais eu ouvia dos participantes era a expressão de surpresa entre o que diziam do Maranhão e o que eles viram no Maranhão. Todos falavam do progresso, do dinamismo do Estado, das nossas belezas, de nossa cultura popular e da qualidade de vida do maranhense, muito acima do Nordeste.

Quando se dizia que éramos o 2º porto do Brasil, com mais de mil e quinhentos navios por ano, era aquela perplexidade. Quando falávamos dos investimentos que estão sendo realizados em nossa terra, Refinaria Premium da Petrobras, a maior do Brasil, fábricas de celulose, siderurgia de Açailândia, descoberta da maior reserva de gás do país, com a implantação de grandes usinas termoelétricas, crescimento maior do Nordeste, PIB (todas as riquezas produzidas no estado) maior do que o de Mato Grosso do Sul, o nosso 16º na classificação nacional, todos ficavam estupefatos, não somente pelo nosso progresso, mas admirados de como era possível se falsificar tanto a imagem do estado.

Minha explicação: nossos adversários políticos, não podendo nos destruir aqui, procuraram vender essa imagem falsa do Maranhão.

Já tivemos mesmo um governador que mandou fazer um outdoor com os seguintes dizeres: “Maranhão, estado mais miserável do Brasil”. E mandou pregar no Brasil inteiro.

Esse é o verdadeiro, perfeito e acabado AMIGO DA ONÇA.

14 pensou em “Zé Reinaldo, “O Amigo da Onça”, segundo José Sarney

  1. Quando Sarney diz: ” Quando falávamos dos investimentos que estão sendo realizados em nossa terra, Refinaria Premium da Petrobras, a maior do Brasil, fábricas de celulose, siderurgia de Açailândia, descoberta da maior reserva de gás do país, com a implantação de grandes usinas termoelétricas, crescimento maior do Nordeste, PIB (todas as riquezas produzidas no estado) maior do que o de Mato Grosso do Sul, o nosso 16º na classificação nacional, todos ficavam estupefatos, não somente pelo nosso progresso”, ele só esquece de comentar que TUDO ISSO FOI CONQUISTADO NO GOVERNO DE JACKSON LAGO!!!

    Sua filha só fez dar continuidade num caminho trilhado ainda no governo do velinho, que os antecessores não tiveram capacidade de gerar. É MUITO BOM VER SARNEY RECOLHECENDO O TRABALHADO DE JACKSON, mesmo que indiretamente!!!

  2. Sarney tem 58 anos de vida publica,foi até Presidente do pais. E’atualmente Presidente do Senado Federal,e’ o decano da política do Brasil ; e’ totalmente incompatível esses seus artigos sobres assuntos subalternos da política do Maranhão . Principalmente no que se refere a essas figuras que ele mesmo criou. Alguém precisa alertar-lhe sobre isso , sua biografia agradeceria.

  3. IDH dos Estados Brasileiros, segundo o PNUD da ONU
    1° – Distrito Federal – 0,874
    2° – Santa Catarina – 0,840
    3° – São Paulo – 0,833
    4° – Rio de Janeiro – 0,832
    5° – Rio Grande do Sul – 0,832
    6° – Paraná – 0,820
    7° – Espírito Santo – 0,802
    8° – Mato Grosso do Sul – 0,802
    9° – Goiás – 0,800
    10° – Minas Gerais – 0,800
    11° – Mato Grosso – 0,796
    12° – Amapá – 0,780
    13° – Amazonas – 0,780
    14° – Rondônia – 0,756
    15° – Tocantins – 0,756
    16° – Pará – 0,755
    17° – Acre – 0,751
    18° – Roraima – 0,750
    19° – Bahia – 0,742
    20° – Sergipe – 0,742
    21° – Rio Grande do Norte – 0,738
    22° – Ceará – 0,723
    23° – Pernambuco – 0,718
    24° – Paraíba – 0,718
    25° – Piauí – 0,703
    26° – Maranhão – 0,683
    27° – Alagoas – 0,677

  4. Tudo deixa o Maranhão mais uma vez como o Estado do futuro que nunca chega. O que chega a população são noticias de desvios de conduta dos políticos acobertados por nosso decano no Congresso Nacional. Parabéns Maranhão um dia serenos um estado rico e igualitário quando Jesus vier buscar os justos

  5. Já tivemos mesmo um governador que mandou fazer um outdoor com os seguintes dizeres: “Maranhão, estado mais miserável do Brasil”. E mandou pregar no Brasil inteiro.

    Cadê a mentira disso? comédia!

  6. A semana se encerrou no sábado – 21/07/2012! kkkkkkkkkkk

    Neste lindo domingo – 22/07/2012 ela se inicia!

    Ainda se diz membro da ABL! kkkkkkkkk

    Se a revista Cruzeiro continha uma gozação geral; essa coluna do Sarney é a nossa gozação semanal!

    • Tu tá rindo de que? De tua ignorância por não saber que a semana se inicia realmente no domingo? SEGUNDA (o próprio nome já indica) é o segundo dia da semana; portanto domingo é o primeiro. Agora é a minha vez: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Concordo plenamente com você, Roberto!

        Quem é ignorante, no caso, é o Dom Bigodom. Pra ele que a semana encerra-se no domingo.

        Veja o que está escrito na 1ª linha do texto.
        kkkkkkkkk

  7. Começo a duvudar deste sr. senil. Sarney é desses velho tinhoso, faz que não enxerga um palmo diante do nariz.
    Ninguém é obrigado a ler essas baboseira de Sarney. Sarney é o verdadeiro amigo da onça.

  8. O melhor presente que se pode dar ao Zé Sarney era um litro de óleo de peroba. No presente o que vê é : Falta Aeroporto; Falta água; Falta esgoto; Falta logística da única ligação rodoviária da Capital e, ele fica pintando um quadro de eterno futuro( refinaria etc.)

  9. A Riqueza de um pais, estado, cidade se mede pelo PIB e não pelo IDH! No Maranhão, enquanto existir prefeito corrupto, não tem IDH que melhore! Exemplo, São Luis com um orçamento de R$ 1.300.000,000,00(hum bilhão e trezentos milhões) anual, mais as verbas dos projetos federais e ha 35 anos eles so fazem pintar meio fio e tapar buraco e depois diz que não fez pq Sarney não deixou!

Os comentários estão fechados.