Escutec: Tadeu segue caindo e já é terceiro; Holanda Jr. é o segundo

João Castelo mantém-se estagnado na casa dos 30%

Com informações de O Estado

Encerrada a primeira fase da campanha eleitoral, a terceira pesquisa Escutec/O Estado de intenções de votos para prefeito de São Luís – última antes do horário eleitoral gratuito no Rádio e na TV, que começa na próxima terça-feira, dia 21 – revela cenário praticamente inalterado em relação ao levantamento do final do mês de julho.

Todos os candidatos, exceto o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), candidato da coligação “Construindo uma Nova História”, oscilaram dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais, ou para menos.

Segundo o Escutec, se as eleições fossem hoje na capital maranhense, o prefeito João Castelo (PSDB), candidato na reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, estaria em primeiro lugar, com 32,6% – ele tinha 33,5% em julho.

O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), da coligação “Muda São Luís”, trocou recentemente algumas peças do comando da campanha e já está na segunda colocação. Ele oscilou positivamente dentro da margem de erro e agora aparece com 21,6% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ele tinha 19,8%.

Queda

O ex-prefeito Tadeu Palácio perdeu 3,5 pontos percentuais em relação à última consulta e, agora, tem 16,6%. O candidato pepista é quem registra a maior queda desde que as pesquisas Escutec/O Estado começaram a ser divulgadas. No primeiro levantamento ele aparecia com 25,3%, tecnicamente empatado com Castelo. Depois, caiu para 20,1%, mantendo a segunda colocação, então tecnicamente empatado com o Holanda Júnior, e, atualmente, já foi ultrapassado por ele.

O processo que enfrenta na Justiça Eleitoral desde que registrou a candidatura pode ser o fator preponderante para essa queda de rendimento. Palácio teve a candidatura impugnada pelo candidato a vereador Genival Alves (PRTB). Ela foi deferida pelo juiz José Américo Abreu Costa, da 1ª Zona Eleitoral, mas Alves recorreu ao TRE, que também confirmou a candidatura.

Semana passada, o candidato a vereador garantiu que recorrerá novamente, desta vez ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). À reportagem de O Estado, Tadeu Palácio disse que, apesar de ter confiança da vitória na Justiça, sabe que esse tipo de ação acaba por causar dúvida no eleitor.

Crescimento

O candidato da coligação “Juntos Por São Luís”, vice-governador Washington Luiz (PT), mantém a tendência de crescimento. Na consulta do início de julho ele tinha 3,4%, depois, no final do mês, aparecia com 5,4% e, na terceira pesquisa já é citado por 6,1% dos entrevistados.

O petista é seguido de perto pela deputada estadual Eliziane Gama (PPS), com 5,3%. A popular socialista mostrou novo fôlego após grande queda entre a primeira e a segunda pesquisa. Ela tinha 8,8%, caiu para 3,9% e, agora, cresceu 1,4 ponto percentual.

Em sexto lugar vem Haroldo Saboia (PSOL), da coligação “São Luís: o Caminho é pela Esquerda”, com 1,9%; tecnicamente empatado com Marcos Silva (PSTU), que tem 1,4%. O candidato Ednaldo Neves (PRTB) foi citado por 0,1% dos entrevistados pelo instituto Escutec.

Não sabem ou não responderam são 9,9% e outros 4,5% disseram não votar em nenhum destes candidatos.

A terceira pesquisa Escutec/O Estado foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dia 13 de agosto, sob o protocolo MA-087/2012. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 17 de agosto, com 800 entrevistados. A margem de erro da consulta é de três pontos percentuais. Para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Mais dados da pesquisa na edição deste domingo (19) de O Estado.

18 pensou em “Escutec: Tadeu segue caindo e já é terceiro; Holanda Jr. é o segundo

  1. Desse jeito, Macaxeira chega aos 10% no dia 31/12/2012…. Kkkkkkkkkkkk… Dá-lhe 36…. Ninguém mais segura… É Edivaldo no segundo turno… Te cuida Caostelo…

  2. Ate agora nao entendi porque o blogueiro nao divugou os resultado da pesquisa realizada pela tv guara?sendo que os resultados estao bem parecidos,ou sera que esperaria um crescimento significante do candidato do governo?vai sonhando…

  3. Boa Noite!

    Falta divulgar a pesquisa do segundo turno. Mas vou adiantar que Castelo perde em todas as pesquisas para Edvaldo Junior.

  4. quem tem mais tempo de televisão, o Holandinha ou Tadeu ? Aliás, agora que o horário eleitoral vai começar, você poderia nos brindar com a informação do tempo de cada um dos candidatos. Se ja postou, posta de novo.

  5. NÃO ME ESPANTA ESSE RESULTADO DA PESQUISA, TADEU PALÁCIO TEM UMA CAMPANHA TÍMIDA, ACANHADA, A POSTURA DO TADEU PALÁCIO NOS COMÍCIOS NÃO CONVENCE, EM UM ENCONTRO DESSES AFIRMOU QUE NÃO PRECISA SER PREFEITO, MAS FAZIA ISSO PELO POVO DE SÃO LUÍS, ESSE TIPO DE ARGUMENTO FOI DESASTROSO. QUANDO ESTÁ DIANTE DAS PESSOAS NÃO OLHA NOS OLHOS E NÃO DEMONSTRA FIRMEZA EM UM SIMPLES APERTAR DE MÃOS.

  6. FOI !!

    A pesquisa ESCUTEC, agora revela – realmente – o que ouviu do povo. Hoje -, apesar de estar instalado no interior do estado, fui ao coração do Maranhão para participar da caminhada do “sangue novo” Edivaldo Holanda Júnior, da coligação “Muda São Luis” -, no bairro da Camboa. E nem bem Holandinha começou a circular – acompanhado pelo “Hulk Vermelho” – formou-se uma embolia popular , causando congestionamento na única artéria possível de ser percorrida: rua com cerca de 350 metros – que liga o antigo bairro fabril a Liberdade. Foram feitas “muitas massagens”, que reanimavam todos os “pacientes” militantes. Porém, pra mim! O momento mais fulminante, que matou a charada-, foi quando um embolozinho de crianças travou o rubro Flávio Dino para que o superpolítico autografasse as bandeirinhas de nº 36 -, tudo de uma só vez ! HAJA EMOÇÃO…

    Também vi algumas pessoas declararem votos a Castelo. Comprovando a veracidade desta “escuta”.

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  7. eliziane gama tem 8.3 isto seria o minimo e macaxeira tem 3.1 macaxeira quer diminuir tadeu com medo do grupo retirar o apoio!!!

  8. É EDIVALDO HOLANDA JUNIOR PRA PREFEITO, EM 2012!
    É FLÁVIO DINO PRA GOVERNADOR, EM 2014!
    A HORA DA TÃO SONHADA LIBERTAÇÃO DO NOSSO POVO É CHEGADA. NÃO VEJO A HORA DE ME LIVRAR DESSA CORJA DE CORRUPTOS: SARNEY, CAOSTELO, LOBÃO, LOBINHO, JOÃO ALBERTO, KLEBER VERDE E ETC ETC ETC…

  9. Gilberto na verdade Tadeu não tem o que mostra foi uma administração do caos limpeza publica foi um maior escândalo era um governo da propaganda e traição nunca foi fiel a avenida santos Dumont foi o seu calcanhar de Aquiles ele se preocupava só com sua aparência física o povo estar na vigília contra politico do faz de conta vamos mostra quem tem melhor proposta de governo

  10. Repito aqui o comentário que fiz em outro blog… Ao meu ver, falta força política em todos os adversários de Castelo. Quem mais poderia ter alguma coisa a seu favor, está bem enrolado – Tadeu. Com a (ex) possibilidade de não concorrer, sua candidatura ficou manchada e não acho que decole, mesmo com o horário eleitoral. Holandinha também não. Sem experiência e sem tino. Acho que as pessoas não compram.

  11. Tudo pode mudar com o horário político de rádio e lelevisão.;Acredito no segundo turno é CASTELO E TADEU

  12. CASTELO JÁ NÃO TEM MAIS NEM O QUE FALAR, A SITUAÇÃO DA NOSSA CAPITAL JÁ FALA POR SI PRÓPRIA, WASHINGTON VAI SEGUINDO O EXEMPLO DOS SARNEYS, FAZENDO CAMPANHAS POLITICAS DE BAIXO NÍVEL E CHEIAS DE ACUSAÇÕES,CANDIDATO QUEREMOS VER SUAS PROPOSTAS PARA A CIDADE ,E NÃO BAIXARIAS NA TELAVISÃO.EDVALDO HOLANDA VEM TRAZENDO A IDEIA DO NOVO PARA SÃO LUÍS, QUE A TUALMENTE É COMPARTILHADA PELA MAIORIA DOS JOVENS QUE QUEREM RENOVAÇÃO DA POLITICA.ESTAMOS CERCADOS , DE UM LADO A EXPERIÊNCIA DE CASTELO QUE DEIXOU MUITO A DESEJAR EM SUA GESTÃO, QUE AGORA QUER FAZER TUDO AO MESMO TEMPO COM A INTENÇÃO DE ENROLAR OS ELEITORES, E O PIOR QUE AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA NELE. WASHINGTON É A CÓPIA FIEL DE ROSEANA,MESMOS ARGUMENTOS, MESMAS PROPOSTAS QUE JÁ ESTAMOS CANSADOS DE OUVIR. DO OUTRO LADO SURGE EDVALDO HOLANDA JR COM A IDEIA DO NOVO , A ESPERENÇA DE UM FUTURO PRÓSPERO PARA SÃO LUÍS, MAS QUE AINDA DEIXA DUVIDAS, SERÁ QUE VAI FAZER ALGUMA QUANDO ESTIVER LÁ, PARA PARA SABERMOS TEMOS QUE TENTAR. EU JÁ ESCOLHI O MEU LADO, PARTILHO DA IDEIA DE INOVAÇÃO POLITICA, E A NOSSA POPULAÇÃO QUE LADO ESCOLHERÁ? QUE SEJA O MELHOR PARA NOSSA CAPITAL QUE AINDA NÃO RECEBEU OS PRESENTES QUE REALMENTE MERECE PELOS SEUS 400 ANOS.

Os comentários estão fechados.